Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Long & Short em Criptomoedas? Não, Obrigado!

Publicado 18.02.2019, 07:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

É a última moda do verão: não falo aqui dos shorts curtos que só vão até a metade da perna, que parecem ter voltado com tudo. Falo sim, de fundos long & short de criptomoedas. Parece que por onde quer que eu ande, nos últimos meses só se fala neles. A princípio a estratégia é simples e parece até intuitiva: você aposta na valorização de ativos que acredita serem bons, ao mesmo tempo em que aposta na queda de ativos que acredita serem ruins.

A estratégia de long & short tem como objetivo maximizar a rentabilidade ao apostar não somente em posições compradas de ativos subprecificados (long), mas também em posições vendidas (short) de ativos supervalorizados. Em teoria, tudo mais igual, um fundo long & short teria uma rentabilidade maior do que um fundo que aposta somente em posições compradas. Em teoria tudo funciona, tudo é lindo. Na teoria a Alemanha deveria ter ganho a última Copa do Mundo. O papel aceita tudo, até mesmo as teorias mais estapafúrdias, mas dinheiro não aceita desaforo.

Na prática os fundos long & short são o tipo de fundo que mais quebra no mercado financeiro. A título de exemplo, apenas no ano passado a média dos fundos long & short entregou 30% a mais de prejuízo do que a bolsa americana, que fechou o ano de 2018 no vermelho.

Tenha em mente que as estatísticas acima dizem respeito a fundos de mercados tradicionais, com gestores experientes e técnicas de valuation muito mais robustas do que dispomos hoje no mercado de criptomoedas. Se mesmo em condições muito mais favoráveis fundos long & short já dão prejuízo, que dirá no mercado de criptomoedas, que ainda se encontra em sua infância.

Para a realização de uma venda a descoberta (short) é necessário descobrir um ativo sobreprecificado, analisando os seus fundamentos e as tendências do mercado. Então, aluga-se o ativo em questão e antes da data de vencimento do aluguel, realiza-se a venda. Como em todo aluguel, ao final do contrato é necessário devolver o ativo. Então você o compra novamente e o devolve: se ele tiver caído, você lucrou; se subiu, teve prejuízo, pois teve de recomprá-lo a um preço maior do que vendeu.

O grande problema é que no short o lucro é limitado e o prejuízo é ilimitado: o máximo que um ativo pode cair é a zero, porém não há limite de valor para que ele possa subir. Por isso é fundamental ter certeza absoluta de que um ativo se encontra supervalorizado antes de realizar um short.

Já escrevi sobre alguns dos problemas intrínsecos à precificação de criptomoedas, mas você não precisa confiar em mim. Confie em Nassim Taleb, um dos maiores especialistas em gestão de risco do mundo, que já disse que não se pode shortar Bitcoin da mesma maneira como se faz com ativos tradicionais. Taleb fez fortuna no flash crash da segunda-feira negra de 1987 e também registrou grandes lucros em 2008. Definitivamente se alguém entende alguma coisa sobre gestão de risco, esse alguém é Nassim Taleb.

Não me entenda mal, ao me posicionar contra o short de criptomoedas não quero dizer que não haja ativos ruins nesse mercado. Pelo contrário, tem de baciada. O grande problema é que vivemos num momento de exuberância irracional, em que mesmo projetos não muito promissores recebem milhões de dólares de investimento.

É claro, eventualmente os projetos ruins irão quebrar, porém a grande dificuldade é acertar o timing da queda de preços. Isso pode acontecer amanhã, como também pode acontecer somente a longo prazo, muito depois de você já ter sido forçado a engolir o prejuízo de um short mal executado, tendo se desfeito de suas posições. No longo prazo estamos todos mortos.

A prática de short em criptomoedas, apesar de oferecer possibilidade de altos rendimentos, é então um investimento extremamente arriscado e, como pudemos ver, tende a resultar em enormes prejuízos. Para ter alto rendimento nesse setor não é preciso correr um alto nível de risco.

Você pode por exemplo, optar por investir em uma plataforma de arbitragem automatizada, na qual as operações só ocorrem caso se tenha praticamente certeza de lucro. Conseguimos uma média de 5,17% de rendimento ao mês utilizando essa estratégia, sem sequer um dia de prejuízo desde março de 2017.

(SA:{{|Ser}}) contra short em criptomoedas não significa ser avesso a risco. A questão é que o risco do short é alto demais. Você precisa correr o risco de ficar rico, mas não pode nunca correr o risco de ficar pobre. Uma vez que você quebre, será muito mais difícil reconstruir seu patrimônio. Se tratando de investimentos, é sempre bom não ser pego de calça curta. Portanto se em algum momento te oferecerem investimentos long & short de criptomoedas diga não, obrigado!

Últimos comentários

parabéns pela postagem
olavcs adm as moedas? é isso?tem sites, referências, etc?attRachid
olavcs adm as moedas? é isso?tem sites, referências, etc?attRachid
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.