Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Mais Crime com a Maior Popularidade das Altcoins; A Regulamentação Acompanha?

Publicado 04.04.2018, 05:01
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Desde quando chegaram nos mercados financeiros, e ainda mais à medida que sua popularidade aumenta, as criptomoedas — especificamente a tecnologia digital descentralizada que constitui a base das moedas alternativas — também atraíram indivíduos à procura de uma maneira eficiente de ocultar suas identidades, atividades e transações financeiras ilegais. Mesmo com a proliferação do número e tipos de tokens, certas moedas alternativas também se tornaram cúmplices e instigadoras de atividade criminosa, moedas obscuras, se quiserem.

Aqueles que conhecem os mercados cripto apontam para o monero, dash e zcash como as moedas digitais mais sombrias. Cada reclamação reforça os recursos de privacidade, incluindo o anonimato e a impossibilidade de rastreamento como parte de seu design principal. De talvez maior preocupação, todas as três estão agora entre as 25 maiores criptomoedas por capitalização de mercado. E todas vêm crescendo anualmente em popularidade.

Conhecidas coletivamente como moedas de privacidade, essas três, bem como outras, estão sendo usadas por criminosos para realizar transações de compra ou venda de coisas como narcóticos, armas de fogo ilegais, pagamentos de terroristas e outros crimes de aluguel. Mesmo que as autoridades legais e reguladores governamentais trabalhem para entender e administrar adequadamente as questões legais desencadeadas por esta tecnologia nova e complexa, as preocupações legítimas continuam a aumentar.

Estefano Elhawary, cofundador, CEO e CMO da Block Stocks, observa que quando o bitcoin apareceu, há cerca de dez anos, foi usado extensivamente por criminosos para realizar transações ilegais, lavar dinheiro e evadir impostos. No entanto, como todas as transações são armazenadas no blockchain do bitcoin, não existe um anonimato verdadeiro, o que se tornou cada vez mais problemático para a dark web.

Além disso, há também vários projetos em todo o mundo, trabalhando para ajudar a identificar os indivíduos reais por trás do bitcoin e outros endereços de criptomoedas. Por exemplo, a Chainalysis, uma empresa sediada em Nova York e Copenhagen que se anuncia como fornecedora líder de software antilavagem de dinheiro para bitcoin, desenvolveu ferramentas avançadas para analisar dados de blockchain.A polícia da Dinamarca também afirma ter criado um software inovador que pode ajudar a rastrear as transações em bitcoin.

De acordo com Elhawary:

“Essas ferramentas podem ser usadas para obter insights sobre as identidades das pessoas por trás das transações em criptomoedas. Isso é ruim para os criminosos porque a evidência de suas transações ilegais é permanentemente armazenada no blockchain. Por essa razão, os criminosos têm deixado de usar o bitcoin e trocado por várias moedas alternativas que possuem características de privacidade altamente avançadas que as tornam extremamente difíceis ou mesmo impossíveis de rastrear. ”

Yoav Keren, CEO da BrandShield acrescenta que as questões derivam do fato de que o mercado é descentralizado e, portanto, precisa de autorregulamentação. Ele acredita que muitas pessoas têm medo de usar algumas criptomoedas por causa dos riscos e pela falta de transparência.

“Existe a necessidade de uma solução que permita a realização de transações com confiança. Soluções que permitam que usuários e outras partes interessadas distingam o certo do errado, a fraude do legítimo. Somente esses tipos de soluções ajudarão a trazer confiança para a indústria "

Evgeny Yurtaev, CEO da Zerion, reitera que transações duvidosas estão relacionadas principalmente a compras de drogas e lavagem de dinheiro. Mas, diz ele, as oportunidades para fraudar os investidores legítimos também estão surgindo com mais frequência por meio de ofertas iniciais de moeda (ICOs) questionáveis:

“Uma tendência mais recente tornou-se aparente após o aumento no espaço das ICOs: equipes com origens questionáveis e ideias que são boas demais para serem verdadeiras começaram a aparecer. Acredito que a recente repressão da SEC sobre as ICOs suspeitas foi uma boa medida para proteger os investidores. Seu monitoramento atento do mercado está desencorajando os golpistas de florescerem em um ambiente tão novo e desregulamentado”.

A necessidade de uma maior regulamentação das criptomoedas — seja dentro do próprio setor ou de órgãos reguladores globais ou locais está ganhando maior aceitação, mas a velocidade de implantação varia de acordo com a região.

Elhawary acredita que quanto mais cedo as regulamentações eficazes estiverem em vigor, melhor para todos os envolvidos: investidores, agências legais e talvez mais significativamente o setor de criptomoedas. Muitos governos em todo o mundo começaram a implementar políticas. Nos EUA, por exemplo, a Securities and Exchange Commission (SEC) vem tomando medidas para regulamentar o setor e atualmente está investigando várias ICOs.

No início de março a comissão esclareceu que seu objetivo é aplicar as leis de valores mobiliários existentes em todo o setor de moeda digital, em tudo, desde as exchanges de criptomoedas até as empresas de armazenamento de ativos digitais, mais popularmente chamadas de carteiras. Da sua declaração:

"Se uma plataforma oferece negociação de ativos digitais, que são valores mobiliários, e opera como uma 'exchange', conforme definido pelas leis federais de valores mobiliários, então a plataforma deve se registrar na SEC como uma exchange nacional de valores mobiliários ou ser isenta de registro."

Outros esforços atualmente em curso incluem pesquisa privada, como um projeto conjunto de um grupo de acadêmicos de diversas instituições educacionais, incluindo Princeton, MIT, Carnegie Mellon e Boston University, que resultou em um documento apontando para falhas na "mistura" do monero, o que significa que as proteções de privacidade da moeda alternativa não são tão opacas quanto a maioria supõe. Em particular, o documento destacou o fato de que as transações individuais permanecem gravadas no blockchain do monero por anos, visíveis para qualquer um que saiba onde procurar.

Mas até que a regulamentação seja aplicada uniformemente em uma escala mais ampla, deve-se evitar determinadas (ou mesmo todas) criptomoedas? Claro que não.

Como Yurtaev observa, a tentativa de impor controle sobre cada transação de cada moeda parece impossível, especialmente dada a natureza anônima de algumas das criptomoedas. Uma abordagem mais inteligente seria monitorar a situação das exchanges de criptomoedas, certificando-se de que a exchange tenha um histórico limpo e credenciais confiáveis de negócios. Como em todos os investimentos, independentemente do setor, sempre faça a devida diligência.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.