Medidas do Fed e do BCE Provocam Forte Oscilação no Câmbio e nas Ações

Medidas do Fed e do BCE Provocam Forte Oscilação no Câmbio e nas Ações

Investing.com  | 13.03.2020 09:32

Por Kathy Lien, diretora executiva de estratégia de câmbio da BK Asset Management

Tivemos ontem mais um dia de movimentos nauseantes nos mercados financeiros, à medida que as manchetes provocavam fortes oscilações nas moedas e ações. Diante das perdas de mais de 2.000 pontos no Dow Jones e acentuados declínios nos rendimentos do Tesouro americano, o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) resolveu aumentar a liquidez dos mercados financeiros. Em um esforço para conter o vírus, o presidente dos EUA, Donald Trump, baniu todos os estrangeiros que viessem da Europa (exceto Reino Unido) pelos próximos 30 dias. E os investidores não ficaram nada impressionados.

A contínua liquidação nas ações reflete a falta de confiança do mercado em seus líderes para conter o vírus. Mesmo com a desaceleração de novos casos na China e na Coreia do Sul, deve haver uma disparada no número de casos nos EUA, que tem a maior economia e o maior mercado financeiro do mundo. Eventos de grande escala estão simplesmente sendo proibidos, as empresas começam a testar o trabalho a partir de casa e algumas escolas estão fechando. A CME fechará seu pregão presencial na sexta-feira (13), e pode ser apenas uma questão de tempo para que a NYSE feche suas portas. Quando esse anúncio for feito, o pânico desencadeará mais vendas. Ainda não vimos o pior do vírus nem dos mercados financeiros, razão pela qual os investidores não deram a mínima para os esforços do banco central americano, pois a volatilidade e a aversão ao risco não devem dar trégua.

Inicialmente, as ações dispararam na esteira do anúncio de liquidez de US$ 1,5 trilhão do Fed, mas os vendedores retornaram rapidamente para fazer os papéis despencarem, já que essas medidas de liquidez tinham como objetivo normalizar as operações de mercado, e não estimular a economia. O Fed, por exemplo, ampliará a faixa das suas recompras de Títulos de diferentes vencimentos e oferecerá US$ 500 bilhões de liquidez para operações de três meses e um mês. Tudo isso ajuda a aliviar o mercado de títulos, mas não ajuda no orçamento das empresas e consumidores. Ao mesmo tempo, alguns estados e países estão tomando ações mais drásticas para conter o vírus. Eventos de grande escala estão proibidos, e as escolas estão fechando. Até agora, o governo dos EUA ofereceu muito pouco para agradar o mercado, já que o corte de impostos sobre a folha de pagamentos e a proibição de viagens nos EUA foram alvo de intensa crítica.

O Banco Central Europeu também anunciou drásticas medidas de liquidez para dar suporte à economia, mas os investidores estavam desapontados com o fato de a taxa de juros ter ficado inalterada. O BCE elevou seu programa de compra de ativos em 120 bilhões de euros, introduziu um novo programa de empréstimos de baixo custo que basicamente pagaria aos bancos até 0,75% para oferecem empréstimos a pequenas empresas. A instituição também reduziu os requisitos de capital para os bancos durante esse período extraordinário. O EUR/USD atingiu 1,1055 após a decisão de juros do BCE, mas se recuperou para 1,12 ao final da sessão em Nova York.

O dólar estadunidense disparou em resposta, ao passo que os rendimentos do Tesouro se estabilizaram. As moedas de economias menores, como as da Austrália e Nova Zelândia, foram as mais afetadas, mas estamos surpresos com o fato de que o USD/CAD não tenha se desvalorizado, considerando o persistente declínio dos petróleo. Em razão das medidas drásticas tomadas pelos governos na Ásia e Europa para isolar suas cidades às custas de suas economias, o primeiro trimestre será sombrio para a maioria dos países. Uma recessão global já está praticamente certa, o que torna difícil justificar a compra de quaisquer moedas de risco.

Investing.com

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
William lino
William lino

LEGAL, EXCELENTE ANALISTA.  ... (Leia Mais)

15.03.2020 17:26 GMT· Responder
Mauro Henrique Bizolo
Mauro Henrique Bizolo

Minerio de Ferro subiu novamente hj na China, Vale está mais promissora, até pq China já está se recuperando e compra da Vale, enquanto Petro depende do mercado interno e que ainda nem começaram os problemas no Brasil.  ... (Leia Mais)

13.03.2020 16:55 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.