Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Medo de Rebaixamento Pode Predominar, Apesar de Cenário Gráfico Positivo

Publicado 10.12.2015, 10:53
Atualizado 09.07.2023, 07:32

A agência de classificação de risco Moody´s colocou o rating de emissor e de bônus Baa3 do Brasil em revisão para possível rebaixamento. Segundo a Moody's, a revisão é guiada pela rápida e material deterioração macroeconômica e das tendências fiscais e pela reduzida probabilidade de uma reversão da tendência nos próximos dois a três anos.

Durante a revisão, a Agência vai avaliar a probabilidade de mais deterioração na posição fiscal do governo diante do cenário base da agência para ratings de nível Baa3 e a perspectiva de um aumento mais rápido e mais significativo na trajetória de dívida do governo "no contexto de elevada incerteza política, declínio na confiança do investidor e recessão mais profunda que a esperada".

Os indicadores fiscais e de atividade econômica continuam se deteriorando fortemente, sem sinal de quando irão atingir o fundo do poço. A rápida e material piora das condições macroeconômicas estão levando a Moody's a reavaliar a extensão com que o desempenho fiscal e econômico estará de acordo com o rating Baa3 do Brasil.

Como este comunicado foi divulgado após o fechamento do mercado brasileiro nesta quarta-feira, ainda não sabemos como será a abertura nesta quinta. Pela análise gráfica, notamos um cenário positivo para o país, com o dólar recuando e fechando em baixa e a Bolsa com um importante rali de alta, mas o medo pode predominar durante o pregão de hoje, causando uma nova disparada do dólar e uma queda das principais ações do Índice Brasil. O jeito é esperar para ver, sempre com bastante cautela em cenários turbulentos.

Por Rodrigo Rebecchi (Equipe Youtrading)

Risco Brasil

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.