Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Melhor Mês para Lucrar com Ações? Não é Agosto...

Publicado 16.08.2019, 18:58
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Prever a direção do mercado com base no desempenho passado não é novidade. Os investidores e traders sempre estão em busca de vantagem ou qualquer ideia que os ajude a obter grandes retornos.

No início deste ano, verificamos se um princípio geralmente aceito – o famoso “vender em maio e cair fora” – realmente tinha algum respaldo nos dados. Apesar de o período de maio a novembro realmente apresentar baixo desempenho, descobrimos que a melhor estratégia era comprar ações e mantê-las em carteira, em vista dos custos e impostos das transações.

Desta vez, vamos analisar melhor o desempenho mensal do mercado acionário norte-americano nos últimos dez anos. Nosso objetivo: testar hipóteses geralmente aceitas sobre os resultados mês a mês. Também procuramos saber quais realmente eram os melhores e piores meses para os investidores. Além disso, verificamos se existe algum mês em que os mercados se mostram mais ou menos voláteis.

Performance Mensal da Última Década

Melhores e piores meses

Primeiro, nos últimos 10 anos, o desempenho médio mensal do S&P 500 foi de +0,94%. A esse ritmo, seriam necessários 74 meses, ou um pouco mais de seis anos, para dobrar um investimento inicial. No entanto, o mercado tende a ser muito mais volátil e muito menos previsível, entregando de forma menos constante 0,94% por mês.

Portanto, quais são os meses que oferecem os melhores retornos? Para a surpresa de muitos, o mês que entregou o melhor resultado nos últimos 10 anos, em média, foi fevereiro. Os retornos médios foram de +2,34%, ou 2,5 vezes os retornos mensais médios. O segundo melhor mês – e o único outro a apresentar ganhos frequentes de mais de 2% – foi julho, com um retorno médio de 2,18%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Por outro lado, para o mesmo período, três meses apresentaram resultados negativos com mais frequência. Maio, ao que tudo indica, foi o mês com o pior desempenho, com um retorno de -1,23%, seguido de agosto, com -0,77%, e junho, com -0,36%.

Se você busca limitar a queda dos resultados, o mês de abril deve ser seu mês favorito. Nove dos últimos dez meses de abril fecharam com os mercados em território positivo.

O mês de abril 2012 foi a única exceção, com um retorno de -0,75%. Fevereiro, julho e novembro fecharam com retornos positivos oito vezes nas últimas 10 ocorrências.

Com um histórico misto de cinco meses positivos e cinco negativos, agosto foi o pior mês em termos de retonos negativos. Janeiro, maio, junho, setembro e outubro registraram seis resultados positivos e quatro negativos para o desempenho mensal.

Mais volatilidade

Na última década, o mês menos previsível de todos foi outubro. Apesar de o retorno médio mensal de todos os meses ser de 1,19%, os retornos de outubro foram de mais de 2% nos meses positivos e cerca de -2% nos meses negativos.

De fato, a volatilidade se mostrou mais presente em outubro, com um desvio-padrão dos retornos de 5,02%, ou seja, os retornos de outubro variam muito em relação à média. Isso se reflete no fato de que dois dos últimos três melhores meses da última década caíram em outubro (2011, +10,77%; e 2015, +8,30%). Por outro lado, o mês de outubro de 2018 foi o quarto pior dos últimos 10 anos, com -6,94%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Janeiro tende a ser o segundo período mais volátil, com um desvio-padrão de 4,41%, seguido de setembro, com 4,02%.

Se o que você quer é calmaria, abril foi o mês mais previsível e estável, com um desvio-padrão de 1,29% em retornos mensais. O melhor desempenho de abril foi em 2019, com um retorno de 3,93%, enquanto o pior foi em 2012, com um retorno de -0,75%.

Na verdade, parece que não há muita ação em abril. Os meses destacados acima foram os 19º melhores e 31º piores meses, respectivamente. Os outros meses relativamente tranquilos depois de abril são novembro, com um desvio-padrão de 1,88%, e junho, com um desvio-padrão de 2,4%.

Conclusões adicionais

Na última década, houve 12 meses de 120 (10%) em que os retornos foram superiores a 5%, e 10 meses (8%) em que os retornos foram piores que -5%. O desempenho médio durante esses meses anormais foi surpreendentemente equilibrado: os meses com desempenho superior a 5% tiveram média de +6,96%, enquanto os meses negativos tiveram média de -6,68%.

Do ponto de vista do desempenho, três dos cinco piores meses ocorreram no ano passado. Dezembro de 2018 lidera todos os meses negativos, com um retorno de -9,18%; outubro de 2018 vem em quarto lugar, com um retorno de -6,94%; e maio de 2019 fecha o grupo com um retorno de -6,58%.

Por outro lado, apenas dois meses do último ano estão entre os 20 melhores. Janeiro de 2019 está na quarta posição, com um retorno de 7,87%, e abril de 2019 fica em 19º lugar, com um retorno de 3,93%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Mas o ano ainda não acabou. Neste momento, estamos a apenas 3,5% da máxima história do S&P 500. Isso significa, obviamente, que novos meses ainda podem assumir a liderança.

Uma conclusão-chave a se ter em mente. Na última década, em três ocasiões o melhor desempenho de um determinado mês ocorreu imediatamente após o baixo desempenho do mês anterior.

Entre todos os meses de junho, o desempenho do mês de junho de 2010 foi o pior, com -5,39%. O S&P fez um repique imediatamente em julho daquele ano, gerando o melhor mês de julho da década, com um retorno de 6,88%.

Isso aconteceu novamente em 2011. O pior mês de setembro, com -7,18%, foi seguido do melhor mês de outubro, com +10,77%. E em 2018-2019, o pior mês de dezembro, com -9,18%, foi seguido do melhor mês de janeiro, com 7,87%.

Últimos comentários

Errou!
ou seja, não significa muita coisa. mas valeu pela pesquisa
No mercado de acões, sabemos que o longo prazo venceu todas as estatísticas de para cima ou para baixo. A volatilidade existe, fato! Tendo meses que se mostrou menos eficiente que outro, só diz o ritmo do mercado em avanço e/ou recuo.
Bom texto , mas como todos sabemos nao vale como regra geral
Valeu para a pesquisa
pura bobage essa estatistica
Me lembrou muito daquela história das "dezenas que estão em tendência" na Mega-Sena. Em outras palavras, a série é muito curta pra ser estatisticamente significativa.
Me lembrou muito daquela história das "dezenas que estão em tendência" na Mega-Sena. Em outras palavras, a série é muito curta pra ser estatisticamente significativa.
Seria mais útil um levantamento com base na sazonalidade dos setores
muito rica a análise
"Sell in August and dont anyone trust" Infelizmente
Prognósticos só no fim do jogo boa análise
muito boa a pesquisa
oloko kkkk recuperei 10% do meu capital em agosto. Perdido em maio...
agosto rima com desgosto
Resumindo... os melhores meses pra comprar são os que apresentam retorno baixissimos, e os melhores meses pra vender seria o que demonstram um otimo retorno!? (a grosso modo falando)
gostei
Excelente pesquisa
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.