Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Melhores e Piores da Bolsa em 2020: Riscos e Retornos

Publicado 26.06.2020, 08:21
Atualizado 11.10.2023, 23:02

Nesta semana, analiso a performance dos 100 papéis mais líquidos da bolsa (constituintes do IBrX 100) em 2020, correlacionando esta métrica com duas medidas de risco diferentes e complementares: risco de mercado e risco específico. O primeiro mensura como o papel se comporta frente às oscilações da bolsa como um todo e por isso chamamos de risco de mercado. Este risco é medido pelo beta de cada ação individual: quanto maior o beta de um papel, maior o seu risco de mercado. Betas acima de 1 sugerem oscilações mais fortes do que o mercado, para cima ou para baixo, enquanto betas negativos indicam que o papel tem tendência de movimento contrário ao mercado (servindo, portanto, como um hedge na carteira). Entretanto, infelizmente nenhum papel tem beta negativo na bolsa brasileira.

Por sua vez, o risco específico tem a ver com as peculiaridades da empresa que o papel representa e pode ser capturado pela variação de preço não explicada pela variação do mercado. Este risco também é conhecido como volatilidade específica e é inegavelmente importante para investidores pequenos, mas que buscam alta performance com uma carteira de poucas ações. Claro que advogo em minhas aulas por carteiras bem diversificadas, nas quais o risco específico tende a reduzir bastante, mas na prática e em um mercado ainda em desenvolvimento como o nosso, não dá para dizer que este risco é totalmente diversificável. E lembrando que se o investidor acertar a mão em sua análise fundamentalista, maior risco específico pode gerar maiores altas!

Na tabela abaixo, apresento os seis papéis com maiores betas, ou seja, aqueles que demonstram em 2020 os maiores níveis de risco de mercado. As volatilidades específicas apresentadas são ao dia. Para efeito de melhor comparação, coloco na tabela o retorno relativo ao Ibovespa para observarmos a performance do papel relativo ao mercado.

Papéis com maiores betas

Interessante notar que metade dos papéis de maiores betas está abaixo do Ibovespa (AZUL4, GOLL4 e CVCB3), ao passo que a outra metade apresenta rentabilidades de destaque. O que explica isso? Claro, o risco específico de cada papel. Notem que todos eles têm risco específico alto (dentre os dez maiores), o que os projeta para este topo da lista. E as atividades do negócio de cada papel explicam a distinção entre os que estão abaixo e aqueles que estão acima do Ibovespa.

Já na parte inferior do ranking, com os papéis de menores betas, temos todos eles com rentabilidades maiores que o Ibovespa em 2020. Isso faz sentido, pois um beta baixo representa dizer que o Ibovespa puxa esses papéis para baixo com menos força. Além disso, cinco dos papéis abaixo têm risco específico relativamente baixo, impedindo quedas mais bruscas que o Ibovespa. E, no caso da SUZB3, o alto risco específico a ajudou em 2020, por conta, dentre outros fatores, da alta do dólar durante boa parte do ano até aqui.

Papéis de menores betas

AÇÃO DE MAIOR RISCO ESPECÍFICO: acertou quem pensou em IRBR3. Este papel vem apresentando em 2020 uma volatilidade específica de incríveis 6,9% ao dia! Mas perceba como a matemática (ou estatística, se você preferir) nos revela a realidade: o IRB, de forma inequívoca, apresentou sérios problemas extremamente peculiares neste ano, ligados à transparência de sua gestão (tal como nenhum outro papel analisado). Além disso, seus resultados financeiros foram negativamente impactados pela alta do dólar (o que é bom para uns, pode ser ruim para outros).

PAPÉIS SIMILARES, PERO NO MUCHO: a análise pode nos revelar diferenças de comportamento mesmo para empresas com negócios similares. Vejamos a tabela abaixo:

Papéis de frigoríficos

Por um lado, BEEF3 e MRFG3 apresentam riscos específicos maiores, mas com betas bem diferentes: a primeira é menos puxada pelo Ibovespa do que a segunda. Os riscos específicos de ambas trabalharam positivamente, mas no caso da Marfrig houve uma assimetria positiva que a catapultou para uma rentabilidade significativamente acima da sua concorrente. Isto mostra como é importante separarmos o risco bom do risco ruim, tema que já abordei aqui. Aliás, entender o que queremos (risco bom) e o que não queremos (risco ruim) é fundamental e corroborado pela comparação entre JBSS3 e BRFS3. Apesar desses papéis terem praticamente os mesmos betas e riscos específicos muito semelhantes (até mesmo pelos negócios que conduzem serem similares), a BRF entrega em 2020 resultado bastante ruim enquanto a JBS se mantém ligeiramente acima do Ibovespa. O que explica essa diferença? A assimetria dos seus riscos específicos.

Forte abraço!

* Carlos Heitor Campani é PhD em Finanças, professor do Coppead/UFRJ e especialista em investimentos, previdência privada e pública e finanças pessoais e públicas. Ele pode ser encontrado em seu site pessoal e nas redes sociais @carlosheitorcampani. Esta coluna sai toda sexta-feira.

Últimos comentários

Excelente análise professor !!! Saudações rubro-negras !!!
muito bom
Nao encontrei o arquivo para download.
Está no meu website, na seção "Na Mídia", logo na primeira reportagem. Forte abraço e bom domingo.
Bom dia, obrigada pelas informações.
bom dia muito temos informações interessante obrigado pelas informações
Sou iniciante como investidor no Mercado Financeiro, mas achei a mensagem bem clara e melhor que isso: muito relevante. Parabéns!
Muito bom! Mais um ponto de relevância na análise do investidor!
Na última postagem dele fiz minha análise pessoal em IRBR3. Comprei e sigo feliz com O Gain. obrigado!!!
Esse é bruto !!! Exelente analise
Show Campani!
antigos
Olá Urbano. Basta clicar em Artigos, logo abaixo do meu nome, no início do artigo. Forte abraço.
como consigo ter acesso aos post
excelente !
Parabens Prof Carlos! Excelente artigo!
Ótima matéria!
Kd a tabela?
acho que você quem não leu o texto, meu amigo. "Para aqueles que desejarem fazer o download da planilha com a análise completa, divido com todos vocês. Acesse-a aqui e faça o melhor uso possível! Forte abraço." Fabiano, pelo que entendi, a planilha está no site ou nas redes sociais do autor do artigo. Abraço!
Também não consegui acessar a planilha completa.
Consegui acessar agora. Desculpe o equívoco Campani.
excelente matéria
oi, boa informação. Porém mesmo aqui o direcionamento para tabela de beta não funciona. Remete para a coleção de artigos. Dispões de algum artigo tratando do cálculo de beta e de volatilidade??
Olá Fabio, respondi a seus pontos técnicos no outro comentário. Sobre o link, reitero que está correto, indo para a seção na mídia do meu website. A planilha encontra-se na primeira notícia, datada de hoje.
A melhor analise que já vi nesse site, palmas é pouco pra ti meu querido!!!
Excelente! No entanto, a tabela completa não está disponível. poderia disponibilizar?
Olá Wallace, o link está no texto. Se quiseres ir direto, basta acessar meu site e ir na aba "na mídia", onde encontrarás, na primeira notícia, o link para download da planilha. Forte abraço.
 , bom dia. Boa análise. Mas mesmo no site o link para a tabela não funciona. O link direciona para a coleção de artigos.  E pergunto, a volatilidade deve ser a variância da variação do preço (fechamento diário, semanal, mensal..) em um período? E o beta, variância do variação do preço em relação a da bovespa? Assim haverá um beta para cada índice? Alguns dos teus artigos tratam disso? Gostaria de ler. Aproveito para perguntar. Tivemos 3 períodos distintos em 2020. Até março (antes da crise do petróleo e a epidemia no ocidente).; o precipício da crise; o retorno após 23/3. Não seria adequado analisar o último período tb?? Obrigado
  Olá meu amigo, muito obrigado. Tentarei responder a seus questionamentos técnicos, que me deixaram felizes. O beta de cada papel é calculado tal como tradicionalmente pelo mercado, como o coeficiente angular da regressão do prêmio de risco obtido pelo papel contra o prêmio de risco do mercado (aqui o IBrX 100). Já a vol específica do papel é o desvio-padrão do erro desta regressão, em consistência conceitual com sua definição teórica no texto acima. Sim, em tese, os betas mudam se você mudar o índice, mas na prática, se alterarmos o IBrA 100 pelo Ibovespa ou mesmo pelo IBRAmplo, a mudança é insignificante (já fiz inúmeros testes). Sorbre os períodos distintos, tudo depende do seu objetivo e pode fazer sentido sim fazer como vc falou, até para analisar a robustez dos betas. Para o objetivo do texto acima, usei os dados diários de 2020. Forte abraço e muito obrigado por seu interesse.
muito bom. parabéns
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.