Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Mercado em Ritmo Lento na Black Friday

Publicado 27.11.2020, 08:47
Atualizado 10.01.2024, 08:22

As bolsas de Nova York voltam a abrir hoje, na Black Friday que se segue ao feriado de Ação de Graças, mas funcionam a meio mastro, fechando o pregão mais cedo (15h), o que tende a manter a liquidez do dia reduzida, enquanto os consumidores vão as compras no comércio. Ontem, o Ibovespa registrou um dos giro financeiros mais baixos de 2020, reforçando a tese de que é o fluxo estrangeiro que tem sustentado o voo recente da Bolsa brasileira, desviando os ativos locais das incertezas econômicas.

Com isso, os ajustes de fim de mês foram adiados para a próxima segunda-feira. Os investidores terão o fim de semana para avaliar o rali acelerado dos mercados globais em novembro, apesar da pandemia persistente na Europa e nos Estados Unidos, bem como da aceleração de casos de coronavírus no Brasil e da paralisação dos trabalhos em Brasília.

A possibilidade de uma vacina eficaz contra a covid-19 nos próximos meses e a maior clareza política após as eleições nos Estados Unidos animaram os mercados. Mas a missão de vacinar a população mundial é repleta de problemas logísticos, enquanto os números do vírus no mundo aumentam e a recuperação econômica titubeia.

Ainda assim, o otimismo deve manter o ímpeto dos negócios em dezembro, diante da perspectiva de estímulos monetários adicionais por parte do Federal Reserve e do Banco Central Europeu e de mais um pacote fiscal trilionário a ser lançado pela Casa Branca sob nova direção. E o mercado doméstico deve continuar vivendo do bom humor externo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Smart Money

Porém, fica a preocupação dos investidores com o ajuste fiscal, que está longe de ser equacionado, ao mesmo tempo em que os fundamentos econômicos vão se deteriorando. O respeito à regra do “teto dos gastos” dificulta a extensão do auxílio emergencial em 2021 o que, por sua vez, deve interromper a melhora da atividade - e também a alta da inflação.

Nesse dilema, desentendimentos dentro da equipe econômica e entre o Palácio do Planalto e o Congresso travam as negociações, mantendo as dúvidas quanto ao andamento da agenda de reformas e a sustentabilidade das contas públicas. Em meio a tantos riscos, é preciso estar atento ao movimento dos ativos locais.

Afinal, como se diz no mercado, quando a Bolsa sobe, junto com o dólar e os juros futuros - ou caem em bloco - “alguém está mentindo”. Ou seja, o dinheiro que está vindo de fora e sustentando o rali por aqui pode não ser muito confiável e se tratar do chamado smart money que, do mesmo jeito que vem, vai. Fique esperto quando o fluxo reverter.

Por ora, o movimento dos mercados internacionais segue de forma lateral, ainda enfrentando dificuldades de liquidez nesta Black Friday, quando os consumidores vão às compras e os investidores seguem de fora das operações. Os índices futuros das bolsas de Nova York oscilam na linha d’água, mas sustentam um ligeiro viés positivo.

As principais praças também ensaiam ganhos. Na Ásia, destaque para a alta de mais de 1% da Bolsa de Xangai, embalada pelo aumento no lucro das empresas industriais na China em outubro no maior ritmo em quase nove anos, em mais um sinal de que a recuperação da atividade no país está ganhando ritmo. O petróleo cai e o dólar também.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

IGP-M e Pnad em destaque

A agenda econômica desta sexta-feira traz dados atualizados do mercado de trabalho no Brasil (Pnad) até outubro (9h), o IGP-M de novembro (8h) e sobre as operações de crédito no país no mês passado (9h30). No exterior, será conhecido o sentimento do consumidor na zona do euro, logo cedo (7h).

A expectativa é de que a taxa de desocupação no Brasil registre novo recorde, aproximando-se de 15% ao final do terceiro trimestre deste ano, depois de encerrar o período anterior em 13,3%. A abertura dos dados deve mostrar um mínimo histórico da população ocupada e um total recorde de pessoas na informalidade e/ou sem ocupação.

Já o IGP-M deve manter o ritmo de alta e subir 3,23% em novembro, após avançar 3,19% em outubro. Com leituras mensais ainda “salgadas”, a taxa acumulada em 12 meses deve acelerar a 24,5%. O indicador é conhecido por reajustar os valores dos contratos de aluguéis.

Últimos comentários

Essa analista ve o copo sempre meio vazio. Precisa adicionar um pouco de otimismo na sua dose diaria. Eh a pitonisa da desgraca!
Análise muito boa . Tem sempre alguém mentindo por aí, mas não sou eu .
Abaixo do seu aritgo vem o do Jason Vieira, mto mais interessante
obrigado pelas informações Olivia
Obrigado pela análise!
Análise completinha. Parabéns!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.