Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Mercados apreensivos antes da decisão da reunião do Federal Reserve

Publicado 13.12.2017, 08:10
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: A maioria dos mercados asiáticos fechou em território positivo nesta quarta-feira, enquanto o dólar subia após a projeção de uma vitória democrata no Alabama. Os investidores também aguardavam a conclusão da reunião de política de dois dias do Federal Reserve.

Embora o Nikkei 225 tenha fechado 0,47% menor, em 22.758,07 pontos, houve ganhos entre algumas montadoras e a maioria das ações do setor financeiro. "Players" relacionados à energia recuaram, enquanto as ações de tecnologia fecharam de forma mista. SoftBank caiu 0,84% e Sharp subiu 1,59%.

Atravessando o Estreito da Coreia, o índice Kospi de referência da Coreia do Sul subiu 0,79% para fechar em 2.480,55 pontos enquanto o presidente sul-coreano Moon Jae-in iniciou uma viagem de quatro dias para a China. O programa de armas da Coreia do Norte e a implantação do sistema de defesa de mísseis THAAD por parte e Seul devem estar na agenda durante a viagem.

As ações denominadas "THAAD-relacionadas", nome dado às ações sul-coreanas que foram atingidas quando a China retaliou o país cortando o turismo, subiu na quarta-feira: Lotte Shopping fechou 1,26%, Amorepacific ganhou 2,57% e Korean Air Lines disparou 6,77% no final da sessão. Enquanto isso, as perdas em pesos pesados ​​de tecnologia foram compensadas por ganhos em ações de siderurgias e automóveis. Samsung Electronics caiu 1,5%, SK Hynix perdeu 1,29% e Posco terminou 0,75% maior.

Em Sydney, o ASX 200 fechou em alta de 0,14%, em 6.021,8 pontos, com o Westfield avançando após notícias de uma oferta de aquisição para o gigante do ramo imobiliário. As perdas também foram observadas entre "players" relacionados à energia, utilitários e mineradoras de ouro.

Os preços do ouro recuaram para uma mínima de quase cinco meses, enquanto os investidores se preparam para uma alta da taxa de juros nos EUA nesta semana e buscam pistas sobre novos aumentos por parte do Federal Reserve. O ouro caiu 0,1% para US $ 1240,64 a onça durante o horário asiático, depois de atingir a mínima desde 20 de julho em US $ 1.235,92. O metal amarelo é altamente sensível ao aumento das taxas de juros dos EUA.

Metais Fortescue subiu 3%, para US $ 4,84, registrando um dos mais fortes desempenhos no ASX. O UBS lançou uma nota atualizando a produtora de minério de ferro para "comprar" com uma meta de preço de US $ 5,30. BHP Biliton subiu 0,5% após a notícia de alguns desenvolvimentos sobre os planos da mineradora de vender ativos de xisto nos EUA. Enquanto isso, Rio Tinto (LON:RIO) fechou em baixa de 0,2%.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 1,49%, enquanto os mercados do continente reverteram as perdas iniciais para terminar a sessão em alta. O Shanghai Composite subiu 0,7% para fechar em 3.303,66 pontos e o Shenzhen Composite avançou 0,77% para terminar em 1.915,77 pontos.

EUROPA: Os mercados europeus operam ligeiramente mais baixos na manhã de quarta-feira, enquanto investidores aguardam o resultado da reunião de política de dois dias do Federal Reserve dos EUA. O pan-europeu Stoxx 600 cai 0,12%, com a maioria dos setores e principais bolsas em direções opostas.

Os mercados globais estão focados na conclusão da reunião de política monetária do Fed, onde é amplamente esperado um aumento das taxas de juros. A maioria dos observadores de mercado espera um aumento da taxa de 25 pontos base. Os investidores também estão a procura por pistas sobre como o Fed processará possíveis mudanças no sistema fiscal dos EUA no futuro. Também são esperadas decisões de política monetária do BOE e do BCE na quinta-feira.

O FTSE 100 do Reino Unido tenta encontrar uma direção, com o índice de blue-chip pairando em torno de seu nível mais alto em mais de um mês. As ações financeiras, de serviços ao consumidor e de materiais básicos avançam, mas esse movimento é compensado por perdas nos setores de serviços públicos, industriais, de bens de consumo e de petróleo e gás. Na terça-feira, o índice subiu 0,6% para marcar o seu maior fechamento desde o dia 8 de novembro e a terceira alta consecutiva. A libra avança e é negociada a US $ 1,3325, ante US $ 1,3317 do final da terça-feira em Nova York.

O setor de varejo registra um dos melhores desempenhos na manhã de quarta-feira, com alta acima de 0,6% após relatórios de vendas recordes. O provedor de eletricidade e telefonia celular Dixons Carphone (LON:DC) registrou uma queda nos lucros do primeiro semestre, visto que os consumidores estão segurando por mais tempo do que o previsto a troca de seus aparelhos celulares, no entanto, o presidente-executivo, Seb James, disse à BBC que o grupo atingiu um recorde histórico na "Black Friday" em todos os setores do grupo. As ações aumentam quase 8% com as notícias.

Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 0,1%, Antofagasta (LON:ANTO) avança 0,5%, BHP Biliton sobe 0,2% e Rio Tinto recua 0,1% neste momento.

EUA: Os futuros de ações dos EUA operam em ligeira baixa após o democrata Doug Jones ganhar as eleições do Senado do Alabama na terça-feira à noite, derrotando o polêmico republicano Roy Moore e o fato é visto como uma repreensão para o presidente Donald Trump. Analistas dizem que a vitória democrata em um estado republicano impetuoso pode ser um precursor da política americana em 2018. A vitória diminuirá a maioria do Senado Republicano, deixando o saldo em 51 a 49. Isso suscitou preocupações de que será mais difícil para os republicanos obterem aprovações no legislativo, como a aprovada reforma fiscal.

Os investidores também olham para a decisão do Federal Reserve às 15h00, quando deverá gerar um aumento da taxa de juros. Após a conclusão da reunião de dois dias do Fed, a presidente Janet Yellen fará sua conferência de imprensa final como chefe do banco central às 15h30. Jerome Powell foi escolhido para pegar as rédeas como presidente em 2018.

11h30 - CPI - Consumer Price Index (Indicador mensal da inflação ao consumidor dos Estados Unidos) e de seu núcleo Core CPI (mensura os preços ao consumidor, com exceção dos custos relativos à alimentação e energia);
13h30 - Crude Oil Inventories (Relatório de Estoques de Petróleo dos Estados Unidos);
15h00 - FOMC Economic Projections (previsões de crescimento do PIB);
15h00 - Federal Funds Rate (Decisão da Taxa de Juros);
15h00 - FOMC Statement (Declaração do FOMC);
15h30 - FOMC Press Conference (Discurso da Presidente do FED Janet Yellen).


ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: -0,01%
SP500: -0,05%
NASDAQ: +0,05%


OBSERVAÇÃO:
Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.