Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Mercados de Bitcoin São Extremamente Eficientes, Afirma Relatório

Publicado 01.04.2019, 09:37
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Uma aluna chega na casa do professor para a primeira aula, sendo recebida pela empregada. O professor começa a aula de aritmética pelas somas: 1+1, 1+2, tudo vai bem. Mas a aluna se mostra absolutamente incapaz de realizar qualquer subtração. O professor tenta ensiná-la de toda forma, sem sucesso. Se a aluna não consegue resolver nem as mais simples subtrações, como espera algum dia resolver multiplicações astronômicas? Eis que a aluna responde o resultado correto da multiplicação, explicando que, apesar de incapaz de aprender a multiplicar, decorara os resultados de todas as infinitas multiplicações.

Os dois passam então a estudar filologia, e provam que todas as palavras em todas as línguas são idênticas e diferentes, simultaneamente. Para exemplificar, o professor pega uma faca e chama-a de "faca" em todas as línguas e termina matando com ela, a sua aluna. A empregada, que já tinha tentado interromper a aula, recrimina o professor, dispõe-se a enterrar a vítima (a 49ª somente naquele dia) e lhe lembra que a "aritmética leva à filologia e esta ao crime", consolando-o e abrindo a porta para a aluna seguinte.

O texto é de “A lição”, peça de Eugène Ionesco, dramaturgo romeno mestre do absurdismo. O motivo de começar o artigo dessa semana com essa peça é que devemos sempre lembrar que neste mundo sabemos de muito pouco ou quase nada. Na grande escola da vida somos todos alunos do professor mercado e que suas lições, por mais absurdas que possam parecer, têm consequências reais e fazem vítimas cotidianamente.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Todo mundo sempre falou da ineficiência do mercado de criptomoedas, dos grandes spreads e alta manipulação. Pois bem, em relatório divulgado à SEC no último dia 20, a Bitwise mostrou com maestria que, na verdade, o mercado do Bitcoin é extremamente eficiente. Vejamos por exemplo as cotações em 10 das principais corretoras do mercado:

Cotação das 10 principais corretoras do mercado

Divergência de preço do Bitcoin nas principais corretoras do mercado

O relatório realizado pela Bitwise faz parte de uma tentativa para a aprovação do seu ETF de Bitcoin junto à SEC, órgão regulador americano. No relatório a empresa avaliou dados de mais de 80 corretoras do mercado e concluiu que 95% do volume anunciado é falso. Para fazer isso, avaliou os books de ordens e o volume negociado por hora em cada corretora.

Nas corretoras reguladas o book de ordens tem maior número de ordens em valores cheios (1 ou 2 bitcoins por exemplo), como seria de se esperar: seres humanos gostam de números “redondos”, enquanto que em corretoras suspeitas, o book de ordens não mostra isso. Da mesma maneira, nas corretoras reguladas o volume negociado cai no período noturno, pois mesmo traders precisam dormir (pasme). Já em corretoras suspeitas, o volume oscila muito pouco.

Considerando que 95% do volume de transações Bitcoin seja falso, a importância dos mercados futuros na CME, bolsa mercantil de Chicago, é muito maior:

Chart

Relevância dos mercados futuros na CME

Ter um mercado de futuros relevante é fundamental para o amadurecimento do mercado, pois permite que investidores e empresas façam hedge de seu capital. Da mesma maneira, mineradores podem operar com uma margem de segurança maior, realizando o hedge através de contratos futuros. Essa segurança provida pelos mercados futuros garante uma estabilidade muito maior aos preços.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Entretanto, se os mercados são tão eficientes, por que há grandes discrepâncias no preço do Bitcoin? Bem, em primeiro lugar, há corretoras cujo volume é suspeito. Em segundo, há a questão das stablecoins. Corretoras que negociam pares de Bitcoin/stablecoin historicamente negociam a prêmios em relação às corretoras que operam BTC/USD:

Preço Bitcoin em diferentes corretoras

Prêmio no BTC comprado em Tether e stablecoins

Já explicamos aqui como o Tether e outras stablecoins oscilam de acordo com a percepção do mercado. A grande questão é que, uma vez ajustadas as cotações para as oscilações de preço das stablecoins, a divergência de preços praticamente desaparece, graças à arbitragem realizada pelos investidores:

Preço

Diferença de preços em USD e Tether ajustada

Através de um estudo minucioso, a Bitwise acabou confirmando algo que ia na contramão da “sabedoria popular” dos investidores de cripto, mas que nós já suspeitávamos: o mercado é extremamente eficiente, os spreads são baixos e há muito wash trading em corretoras menores. Por isso a maior parte de nossas operações é realizada na Binance, Kraken, Bitstamp e Bitfinex.

A suspeita também é confirmada em nossas operações: mesmo com um algoritmo operando 24h por dia, supervisionado por uma excelente equipe de investimentos, somos forçados a fazer ordens muito pequenas e lutar por spreads muito competitivos. Como corroboração dessa tese, temos nosso rendimento diário, que costuma oscilar na faixa de 0,1%, só aumentando em momentos de maior volume negociado e maior volatilidade, quando há mais ordens sendo executadas a valor de mercado.

Do relatório da Bitwise, tiramos duas principais lições: que o argumento para aprovação do ETF está ficando cada vez mais convincente e que o mercado é sempre soberano e devemos estar sempre atento às lições do professor. Quem não estiver atento, pode acabar como a próxima vítima do dia.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

 

Últimos comentários

mas*
Mais não tem sustentabilidade!!!
mas*
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.