Mercados Iniciam a Semana com Cautela, Ante Casos de Covid-19 e Tensão EUA-China

Mercados Iniciam a Semana com Cautela, Ante Casos de Covid-19 e Tensão EUA-China

Haramoto  | 17.08.2020 07:29


ÁSIA: As bolsas da Ásia fecharam sem direção nesta segunda-feira, visto que as tensões entre os EUA e a China continuaram pesando sobre o sentimento dos investidores.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu uma ordem executiva na sexta-feira forçando a China ByteDance a vender ou fatiar a TikTok nos Estados Unidos no prazo de 90 dias. A aquisição poderá ser feita por uma empresa americana. O presidente citou “evidências confiáveis” de que o ByteDance pode entregar dados de usuários ao governo da China e que pode prejudicar a segurança nacional dos Estados Unidos.


Enquanto isso, a Reuters informou no fim de semana que uma revisão do acordo comercial entre os EUA e a China, inicialmente marcada para sábado, foi adiada sem uma nova data marcada, citando fontes familiarizadas com os planos. As fontes disseram à Reuters que o adiamento se deve a conflitos de agenda e também para dar tempo para que os chineses importem mais produtos oriundos das exportações dos EUA.


Esses acontecimentos ocorreram no momento em que as tensões entre Washington e Pequim aumentaram nas últimas semanas porém analistas acreditam que "não há sinais de que o acordo comercial esteja em risco com o adiamento, permitindo que a China aumente suas compras de produtos agrícolas dos EUA, que estão muito atrasados”.


Na China Continental, o composto de Xangai saltou 2,34%, enquanto o Shenzhen Component subiu 1,87%.


O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,65%. As ações da fabricante chinesa de smartphones Xiaomi (HK:1810) subiram 5,61% após o anúncio da inclusão de suas ações no Índice Hang Seng a partir de 7 de setembro.


O Nikkei do Japão caiu 0,83%, enquanto o índice Topix caiu 0,84%. A economia do Japão no segundo trimestre encolheu 27,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa foi a contração mais acentuada já registrada, pior inclusive do que a crise financeira de 2008-09. A estimativa média dos economistas era de um declínio de 27,2%, informou a Reuters. 


O Japão, a terceira maior economia do mundo depois dos Estados Unidos e da China, teve um desempenho melhor do que seus pares ocidentais. A economia dos EUA encolheu 9,5% no trimestre, enquanto as principais economias europeias encolheram mais de 10%, incluindo uma queda de 20% no Reino Unido. 


Na China, onde o vírus foi reprimido em março, o PIB no segundo trimestre cresceu 11,5% em comparação com o trimestre anterior, enquanto o PIB da Coreia do Sul caiu 3,3% no trimestre.


Analistas lembraram que a economia do Japão já apresentava um crescimento lento ao entrar em recessão no final do ano passado e a desaceleração atual ocorreu sem nenhuma paralisação total para controlar a pandemia. Analistas esperam ver uma recuperação no PIB do terceiro trimestre.


Na Austrália, o S & P / ASX 200 caiu 0,81% para fechar em 6.076,40 pontos. As mineradoras BHP e Rio Tinto (LON:RIO) caíram 0,2% cada, enquanto as produtoras de energia Santos e Woodside Petroleum recuaram 0,5% e 0,9%, respectivamente.


O índice MSCI Asia, ex-Japão, avançou 0,32%.


Os mercados na Coreia do Sul ficaram fechados na segunda-feira por conta de feriado.


A primeira-ministra Jacinda Ardern optou por adiar as eleições nacionais da Nova Zelândia de 19 de setembro para 17 de outubro, enquanto o país lida com um novo surto de coronavírus em sua maior cidade, Auckland. Os partidos de oposição pediram o adiamento depois que um surto do vírus em Auckland na semana passada levou o governo a bloquear a cidade por duas semanas e interromper a campanha eleitoral. Ardern disse que não considera adiar a eleição novamente, independentemente do que estivesse acontecendo com os surtos de vírus. As pesquisas de opinião indicam que o liberal Partido Trabalhista de Ardern é o favorito para ganhar osegundo mandato.


Os preços do petróleo subiram na tarde do pregão asiático, com os futuros do Brent subindo 0,42%, para $ 44,99 por barril. Os futuros do petróleo dos EUA subiram 0,55%, para $ 42,24 por barril.


EUROPA: As bolsas europeias tentam uma recuperação na manhã desta segunda-feira, com tensões geopolíticas e preocupações sobre a disseminação do coronavírus no radar dos investidores.


O pan-europeu Stoxx 600 reverteu as perdas da abertura para subir 0,20%, com ações do setor de recursos básicos avançando, enquanto ações do setor de viagens e lazer recuam.


O alemão DAX 30 sobe 0,15%, o francês CAC 40 sobe 0,20%, enquanto IBEX 35 da Espanha e FTSE MIB da Itália recuam 0,59% e 0,08%, respectivamente. 


Em Londres, o FTSE 100 avança 0,35%. Entre as empresas de mineração listada na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 2,1%, Antofagasta (LON:ANTO) sobe 1%, BHP avança 1,3% e Rio Tinto adiciona 1,4%. Entre as produtoras de petróleo, BP e Royal Dutch Shell recuam 0,2% cada. 


O pan-índice fechou em alta de 1,24% na semana passada, mas caiu 1,2% na sexta-feira, resultado da fraqueza nas ações do setor de viagens, depois que o Reino Unido adicionou a França em sua lista de quarentena, o que desencadeou uma onda de turistas retornando daquele país. Vários países europeus, incluindo França e Espanha, estão enfrentando aumento de casos de Covid-19 à medida que o verão avança. A Espanha impôs novas restrições no fim de semana, fechando boates e limitando locais público para fumantes em uma tentativa de reverter o aumento de casos.


Depois de perder terreno na sexta-feira, as ações da IAG, dona da British Airways, Deutsche Lufthansa e Ryanair Holdings caem 3,08%, 1,62% e 0,69% respectivamente, nesta segunda-feira.


Na mesma categoria, as ações da Intercontinental Hotels e a operadora de viagens TUI recuam 1,74% e 3,97%, respectivamente.


Analistas frisaram a importância de monitorar o número de novos casos COVID-19 em toda a Europa nos próximos dias, pois tem o potencial de reverter a crescente recuperação econômica. A Alemanha estendeu os alertas de viagem para quase toda a Espanha.


Os investidores estão lutando para encontrar razões para continuar empurrando as ações para cima, à medida que os casos globais de coronavírus aumentam e as economias despencam.


Não há balanços importantes ou lançamentos de dados econômicos relevantes na Europa nesta segunda-feira.


O calendário econômico está leve nesta semana, mas sexta-feira terá os índice PMI da Europa para agosto. O Federal Reserve e o Banco Central Europeu também divulgarão atas de suas recentes reuniões.


EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA ficaram praticamente estáveis na maior parte da madrugada desta ​​na segunda-feira, depois que Wall Street registrou seu terceiro ganho semanal consecutivo.


O Nasdaq Composite avançou 0,1% e o Dow subiu 1,8% na semana que passou. O S&P 500 subiu 0,6% na semana passada, porém, apesar desses ganhos, o S&P 500 ficou 0,6% abaixo do recorde intradiário de 3.393,52 pontos, estabelecido em fevereiro, frustrando as expectativas dos mercados.


Na semana passada, Wall Street também lutou contra as preocupações persistentes sobre o impasse com as negociações em relação às medidas adicionais de estímulo frente ao coronavírus e a intensificação das tensões EUA-China.


Tanto democratas quanto republicanos indicaram que estão em um impasse diante do novo pacote de estímulo.


Na sexta-feira, o presidente Donald Trump tuitou: “Estou pronto para enviar mais dinheiro aos governos estaduais e locais. AS DEMOCRATAS ESTÃO SEGURANDO ISSO!”


Na frente EUA-China, Trump emitiu na sexta-feira, uma ordem executiva forçando a ByteDance a vender ou desmembrar a TikTok nos Estados Unidos em 90 dias. Trump citou “evidências confiáveis” de que o ByteDance “pode ​​tomar medidas que ameacem prejudicar a segurança nacional dos Estados Unidos”.


A ordem de Trump veio em um momento em que a relação entre os dois países continua se deteriorando. Os Estados Unidos ainda criticaram a China por sua abordagem inicial em relação ao surto de coronavírus.


Na agenda econômica, está prevista a divulgação do Empire State Manufacturing Index às 9h30 da manhã, enquanto o NAHB Housing Market Index sairá às 11h00.


ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,19%
SP500: +0,28%
NASDAQ: +0,58%


OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Haramoto

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
sidney cleto
sidney cleto

Agora o virus chines ja aprendeu a invistir....  ... (Leia Mais)

17.08.2020 11:46 GMT· Responder
Luciano Bredow
Luciano Bredow

show obrigado pelo seu relatório  ... (Leia Mais)

17.08.2020 11:07 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.