Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Mercados mundiais de olho novamente na Europa.

Publicado 04.09.2012, 08:18
Atualizado 11.10.2023, 23:02
ÁSIA: Os mercados asiáticos caíram nesta terça-feira, com investidores focando novamente a zona do euro após agência de classificação Moody rebaixar sua perspectiva sobre a União Europeia e se mostraram cautelosos antes da reunião do Banco Central Europeu na quinta-feira. Mercados dos EUA estiveram fechados nesta segunda-feira por conta do feriado do Dia do Trabalho. S & P / ASX 200 da Austrália caiu 0,6%, após o RBA deixar sua taxa básica inalterada, enquanto Hang Seng de Hong Kong caiu 0,7% e Xangai China Composite perdeu 0,8%. Nikkei do Japão caiu 0,1% e Kospi da Coreia do Sul recuou 0,3%, enquanto TAIEX de Taiwan terminou praticamente inalterado.

MOTORES NA ÁSIA: No Japão, fabricantes de automóveis caíram. Honda Motor recuou 0,41%, enquanto Nissan Motor caiu 1,1%, depois de ambas postarem vendas menores em agosto. As ações da Toyota Motor perdeu 0,3%, apesar do mercado global fraco, dados no exterior mostraram que suas vendas mensais cresceram 18%. Sharp subiu 12,4%, após boatos sugerindo que vai chegar a um acordo de investimento com Hon Hai Precision Industry de Taiwan, mas a um preço inferior. Quedas pesadas para as empresas financeiras pesaram em Sydney, após o Banco da Reserva da Austrália deixar sua taxa de referência estável em 3,5%, como amplamente esperado. Westpac Banking foi negociado abaixo de 2,1% e Australia & New Zealand Banking caiu 2%. As ações da produtora de minério de ferro Fortescue Metals afundou 4,2% depois da mineradora informar que vai cortar empregos e gastos devido desaceleração da economia chinesa e quedas acentuadas nos preços de commodities, fato na qual fez com que os lucros deteriorassem significativamente. Setor financeiro também pesou sobre o mercado em Hong Kong. Bank of Communications perdeu 0,8% e China Construction Bank caiu 1%. Aluminum Corp of China caiu 0,3%, depois que desistiu da oferta de aquisição da SouthGobi Mongólia Resources. Ações da SouthGobi caiu 6,5%. Em Seul, as ações da Hyundai Motor recuou 2,3%, apesar de garantir um acordo com o seu sindicato.

EUROPA: A maioria das bolsas europeias abriram em queda, após Moodys Investors Service cortar a perspectiva sobre a União Europeia para o negativo e advertir que a região pode perder seu rating Aaa. O alerta do Moody´s veio dois dias antes da decisão da taxa de juros do BCE, onde investidores esperam obter detalhes sobre o programa de compra de bônus. Há expectativas crescentes de que o BCE irá implementar medidas de modo a favorecer a Itália e Espanha, permitindo-lhes reconstruir suas economias. No início de agosto, o presidente do BCE Mario Draghi esboçou uma proposta de que o BCE iria comprar títulos de governos no mercado secundário, enquanto o fundo de resgate da região iria fazer compras no mercado primário. A proposta aliviou a pressão sobre os custos de empréstimos da Itália e Espanha. O rendimento dos títulos de 10 anos da Espanha caiu 14 pontos-base, para 6,67%, de acordo com a plataforma de negociação eletrônica Tradeweb. O IBEX 35 sobe apoiada nos bancos. Banco Popular Español sobe 2,75%, mas o índice Stoxx Europe 600 cai 0,4%. Entre os destaques, a cadeia holandesa de supermercados Royal Ahold sobe 2,97%, após anunciar que está explorando alternativas estratégicas ​​na varejista escandinava ICA, na qual detém 60% de participação. Destaque de queda para os fabricantes de medicamentos, que adicionam maior pressão sobre o índice pan-europeu. Roche recua 1,14%, Novo Nordisk perde 0,7% e GlaxoSmithKline recua 1,32%. A empresa de telecom e wireless Vodafone cai 1,73% em Londres, após Bernstein Research cortar seus papeis de outperform para market perform, citando "um número crescente de riscos operacionais negativos". FTSE 100 do Reino Unido cai com HSBC Holdings caindo 0,60% e Royal Bank of Scotland perdendo 2,03%. Na Alemanha, a Volkswagen perde 1,4%, pesando sobre o índice DAX 30. Deutsche Lufthansa cai 1,3%, após greve convocada pelo sindicato alemão, o que obrigou a companhia aérea a cancelar mais da metade de seus voos de curta e média distância e alguns voos de longa distância no aeroporto de Frankfurt. Na França CAC 40 também opera em queda, com destaque para a Renault, que cai 1,6%.

AGENDA DE HOJE :

EUA:
11h00 - Final PMI Manufacturing de Agosto (número final da pesquisa referente ao nível de atividade industrial nos Estados Unidos);
11h00 - ISM Index de agosto (mede o nível de atividade industrial no país);
11h00 - Construction Spending de julho (mede os gastos decorrentes da construção de imóveis).

AGENDA DO PRÓXIMO PREGÃO
EUROPA: Purchasing Managers Index Composite de Agosto (nível de atividade dos setores manufatureiro, de serviços e construção na Europa); Purchasing Managers Index Services de Agosto (nível de atividade de serviços na Europa); Retail Sales de Julho (mostra vendas totais do mercado varejista no mês, não levando em conta o setor de serviços).
ALEMANHA: Purchasing Managers Index Services de Agosto (mede o nível de atividade econômica no setor de serviços da Alemanha).
REINO UNIDO: Purchasing Managers Index Services de Agosto (mede o nível de atividade econômica no setor de serviços do Reino Unido).
EUA: 9h30 - Revisão do Productivity & Costs do segundo trimestre (mede a produtividade da mão-de-obra da economia norte-americana, excluída a agropecuária); 09h30 - Unit Labor Costs do Segundo Trimestre (mede o custo em dólar que as empresas pagam aos empregados); 10h45 - ISM Index New York de Agosto (mede o nível de atividade industrial em Nova York).

ÍNDICES MUNDIAIS (7h00):

ÁSIA
Austrália: +0,31%
Nikkei: -0,63%
Hong Kong: +0,39%
Xangai Composite: +0,57%

EUROPA
London - FTSE: -0,79%
Paris Cac 40: -0,43%
Frankfurt - Dax: -0,18%
Madrid IBEX: +0,96%
Milão MIB 40: +0,46%

COMMODITIES
BRENT: +0,39%
WTI: +0,27%
OURO: +0,05%
COBRE: +0,05%
NÍQUEL: +0,39%
SOJA FUTURO: +1,17%
ALGODÃO FUTURO: +0,10%

INDICES FUTUROS
Dow: +0,18%
SP500: +0,12%
NASDAQ: +0,24%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.