Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Mercados Operam em Alta antes do Payrolls dos EUA

Publicado 10.03.2017, 08:55
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: ​As bolsas asiáticas avançaram nesta sexta-feira, apesar da crescente incerteza política após a decisão de impeachment da presidente Park Geun-hye. O Tribunal Constitucional confirmou a decisão do ano passado do parlamento e ela vai deixar o cargo imediatamente e eleições devem ser realizadas dentro de 60 dias para sua substituição. Grandes multidões de simpatizantes e críticos de Park se reuniram no centro de Seul em manifestações intensas e turbulentas. A polícia reforçou a segurança nas áreas centrais e mobilizou mais de 20.000 oficiais para ficar de prontidão.

Segundo analistas, essa decisão levará o país "a uma incerteza política de curto prazo e aumentará os riscos econômicos. O país está "entrando em um vácuo político em um momento em que as tensões com a Coreia do Norte está no auge da crise", bem como as relações com a China estão estremecidas. O referencial Kospi da Coreia do Sul subiu 0,3%. Empresas sul coreanas que fazem negócios na China tiveram pressões, incluindo boicotes e ataques cibernéticos, após o sistema de defesa antimíssil implementado pelos EUA e que Pequim considera uma ameaça. A China é um importante da Coreia do Sul, cujas exportações representam 25,1% do total das exportações sul-coreana.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 terminou em território positivo, com alta de 0,6%, com bancos e ações relacionadas com cuidados médicos conduzindo o mercado para cima, fechando uma semana razoavelmente volátil, com o deslize dos preços das commodities. Ao longo da semana, o ASX200 subiu 0,8%, enquanto a queda no petróleo e no minério de ferro pesou sobre o setor de recursos, o pior desempenho durante a semana.

Nesta sexta-feira, os stocks de energia negociaram em baixa enquanto o petróleo mergulhou abaixo de US $ 50 o barril, nível não visto desde o começo de dezembro. Um aumento na produção americana levou a atividade de energia dos Estados Unidos a um patamar histórico, pondo em risco o acordo obtido pela OPEP em limitar a sua produção no ano passado. Woodside Petroleum, Santos e Oil Search caíram mais de 1% cada. O minério de ferro também recuou e pesou mais sobre os gigantes de mineração. BHP Billiton caiu 1,4% e fechou a semana em baixa de 4,6%, enquanto a Rio Tinto (LON:RIO) recuou 1,9% e 3,2% na semana. A alta dos rendimentos dos títulos em todo o mundo ajudou o setor financeiro, com os bancos australiano subindo 2,2% ao longo da semana. Um aumento nos rendimentos aumenta a rentabilidade dos bancos.

Na China continental, o Shanghai Composite caiu 0,13% e Hang Seng de Hong Kong subiu 0,29%. O benchmark japonês Nikkei subiu 1,48%, provocado pela desvalorização do iene frente ao dólar. ​

EUROPA: Os mercados na Europa seguem em território positivo na sexta-feira, com investidores voltando sua atenção para o "nonfarm payrolls"​ dos EUA.​ O Stoxx Europe 600 sobe 0,5%. O índice subiu 0.1% na quinta-feira​ e na semana, o indicador pan europeu segue para um declínio de 0,2%.

As ações da Repsol (MC:REP) sobem 2,34% depois que a companhia petrolífera espanhola anunciou a descoberta de um gigantesco campo petrolífero no Alaska. Enquanto isso, o setor bancário ganha 1,4%, após o Banco Central Europeu manter as taxas de juros inalteradas. As taxas de juros em níveis baixos e negativos prejudicaram as margens de lucros nos bancos europeus. Os bancos também sobem impulsionados pela notícia de que o governo italiano está considerando a venda de 15% da estatal Cassa Depositi.​

Entre os dados econômicos, as exportações alemãs em janeiro subiram 2,7% em relação ao mês anterior, um sinal adicional de aceleração da atividade na maior economia da Europa.​

No Reino Unido, o FTSE 100 opera em alta, após recuar 0,3% na quinta-feira, quando marcou a sexta perda consecutiva e a maior série de quedas desde meados de dezembro de 2015. O benchmark de Londres segue em curso para um declínio semanal de 0,4%.​ Produtores de petróleo BP e Royal Dutch Shell sobem 0,84 e 1,6%, respectivamente, à que os preços do petróleo avançam. As ações de petróleo representam 14% da ponderação do FTSE 100​. Enquanto isso, as mineradoras registram ganhos mais modestos. Anglo American (LON:AAL) sobe 0,2%, Antofagasta (LON:ANTO) e BHP Billiton sobe 0,3%, enquanto Rio Tinto avança 0,1%.​

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, confirmou durante uma conferência de imprensa em Bruxelas que a Grã-Bretanha começará as negociações de saída com a UE até o final deste mês.​

AGENDA DO INVESTIDOR:
EUA:
10h30 - Relatório de Emprego, composto por: Unemployment Rate (taxa de desemprego), Nonfarm Payrolls (pesquisa realizada em cerca de 375 mil empresas, que mostra o número de empregos gerados na economia, excetuando-se agricultura e pecuária), Average Workweek (média de horas trabalhadas por semana) e Hourly Earnings (média de remunerações por hora trabalhada);
16h00 - Federal Budget Balance (orçamento federal dos Estados Unidos);

ÍNDICES FUTUROS - 8h50:
Dow: +0,35%
SP500: +0,39%
NASDAQ: +0,34%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.