Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Mercados tentam recuperação após tensão geopolítica no Oriente Médio

Publicado 07.01.2020, 07:35
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: Os mercados asiáticos tiveram um dia de recuperação nesta terça-feira, enquanto os preços do petróleo e do ouro recuaram em meio à recuperação das bolsas dos EUA.

O Nikkei do Japão saltou 1,60%, depois de uma queda de quase 2% no dia anterior. O índice Topix subiu 1,62%. A maioria dos setores avançaram. Entre as ações de tecnologia, a Nintendo subiu 0,47%, enquanto Softbank subiu 1,69% e a Sony subiu 3,17%. Entre as montadoras de automóveis, Mazda subiu 2,30%, Honda saltou 2,73%, Toyota subiu 1,98% e Nissan subiu 1,76%.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,95%, liderado pelos setores de tecnologia e cosméticos.

As ações chinesas também figuraram em território positivo. O composto de Xangai subiu 0,69%, enquanto o composto de Shenzhen subiu 1,31%. O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,34%.

O S & P / ASX 200 da Austrália saltou 1,35%. Ações do setor de petróleo registraram ganhos. Santos subiu 2,3%, Woodside Petroleum subiu 0,7% e Oil Search subi 2,3%. O setor financeiro fortemente ponderado assim como as mineradoras tiveram um dia positivo também. BHP subiu 0,5% e Rio Tinto (LON:RIO) subiu 0,8%.

Os incêndios florestais devem afetar a maior indústria de laticínios do país, afetando cerca de um terço da produção da Austrália, de acordo com um relatório da Reuters. A Austrália é o sétimo maior exportador de laticínios do mundo. As ações da maior processadora da Austrália, Bega Cheese, caíram 10% na segunda-feira, mas reduziram as perdas na terça-feira ao subir 2,81%. Ela afirmou na segunda-feira que suas instalações de produção não sofreram nenhum impacto com os incêndios, mas vários de seus fornecedores foram afetados.

No geral, o índice da MSCI para ações da Ásia-Pacífico exceto Japão subiu 0,74%.

Os preços do ouro recuaram de sua alta de quase sete anos registrados na segunda-feira, quando os investidores fugiam de ativos mais arriscados em meio às tensões EUA-Irã após a morte do principal comandante iraniano Qasem Soleimani. O ouro à vista caiu 0,2%, para US $ 1.562,81 por onça.

Os preços do petróleo também recuaram na terça-feira, após subir no início desta semana, devido a esses riscos geopolíticos. Durante o horário da Ásia, o petróleo dos EUA caiu 0,81%, para US $ 62,77 por barril. O benchmark global Brent caiu abaixo de US $ 70, caindo 0,90%, para US $ 68,29 por barril.

EUROPA: As bolsas europeias negociam em alta nesta terça-feira, com a desaceleração das preocupações com as tensões geopolíticas no Oriente Médio.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,44%, com destaque para as ações de tecnologia. As mineradoras registram um desempenho misto. Anglo American (LON:AAL) cai 1%, BHP e Rio Tinto recuam 0,5% cada, enquanto Antofagasta (LON:ANTO) avança 0,1% e Glencore (LON:GLEN) sobe 0,3%.

O foco do mercado está sintonizado com os desenvolvimentos geopolíticos após o assassinato do principal comandante militar do país, Qasem Soleimani, no Iraque. Os mercados de ações caíram nas duas últimas sessões em meio a uma fuga para ativos considerados portos-seguros, mas parecem estar mudando de rumo após passar a segunda-feira sem nova escalada nas tensões.

Os investidores também provavelmente monitorarão os desenvolvimentos políticos na Espanha. Espera-se que o líder socialista Pedro Sanchez obtenha apoio suficiente no parlamento para seu governo de coalizão de esquerda no final do dia.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA operam com ligeira alta nesta terça-feira de manhã, apesar da continuidade das tensões geopolíticas.

As bolsas dos EUA subiram na segunda-feira, revertendo as perdas anteriores. Fortes ganhos no setor de tecnologia ajudaram os mercados a superar as preocupações iniciais sobre as tensões entre os Estados Unidos e o Irã.

O presidente Donald Trump anunciou na semana passada que os EUA haviam matado o principal comandante militar do Irã em Bagdá. O presidente também disse no domingo que poderia aplicar sanções ao Iraque, depois que o parlamento aprovou uma resolução pedindo que o governo expulsasse tropas estrangeiras do país. Os participantes do mercado agora esperam para ver se a situação vai aumentar com uma possível retaliação das forças iranianas.

O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, disse na segunda-feira que as tropas dos EUA não planejam sair do Iraque, apesar da divulgação de um rascunho de carta sugerido isso e também disse que apesar das ameaças do presidente Donald Trump, os EUA não teriam como alvo os locais culturais iranianos se novas hostilidades eclodirem.

Os preços do petróleo caem na manhã de terça-feira, após ganhos recentes.

Na agenda econômica, haverá déficit comercial dos EUA às 10h30 da manhã, seguido de pedidos às fábrica e PMIs não manufatureira às 12 da manhã.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:

Dow: +0,13%

SP500: +0,16%

NASDAQ: +0,34%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.