Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Mercados Tentam se Recuperar em Meio à Temores de uma Segunda Onda de Covid-19

Publicado 22.09.2020, 07:43
Atualizado 11.10.2023, 23:02

RESENHA DA BOLSA - TERÇA-FEIRA 22/09/2020

ÁSIA: Os mercados de ações asiáticos acompanharam o recuo de Wall Street, à medida que os investidores se preocupam com o contínuo avanço da pandemia de coronavírus. O aumento de restrições mais severas aumentou o nervosismo sobre o seu impacto na economia.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 2,38%, fechando em 2.332,59 pontos e liderou as perdas entre os principais mercados da região.

O índice Hang Seng em Hong Kong caiu 0,98%. O HSBC viu suas ações caírem 2,05%, enquanto o Standard Chartered (LON:STAN) caiu 2,29%. As quedas se somaram ao recuo acentuado visto na segunda-feira, após relatos de que supostamente movimentaram grandes somas para governos e carteis suspeitos de lavagem de dinheiro.

Enquanto isso, a empresa de logística ZTO Express, a última empresa chinesa listada nos Estados Unidos que busca estrear na cidade, está determinando o preço de sua oferta de ações de Hong Kong a 210 dólares de Hong Kong (US $ 27,10) por ação, de acordo com a Reuters. O preço final ainda seria definido nesta terça-feira.

Na China Continental, o dia também foi de perdas. O composto de Xangai caiu 1,29%, enquanto o Shenzhen Component caiu 0,96%.

O S & P / ASX 200 da Austrália caiu 0,66%, encerrando em 5.784,10 pontos. Entre as empresas de commodities, BHP e Fortescue Metals cairam 1,9% cada e Rio Tinto (LON:RIO) recuou 2,3%. As petrolíferas Santos e Woodside Petroleum caíram 2,7% e 1,3%, respectivamente.

O índice MSCI Asia, ex-Japão, caiu 1,03%.

Os mercados no Japão permaneceram fechados na terça-feira por conta de um feriado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As ações das companhias aéreas da região despencaram com o retorno dos temores com o coronavírus. Analistas alertaram que os países europeus provavelmente vão impor mais restrições à vida pública nos próximos dias em meio à um rápido aumento no número de infecções diárias por coronavírus. Em Hong Kong, as ações da China Eastern Airlines caíram 4,8%, enquanto a China Southern Airlines caiu 5,27% e a Cathay Pacific caiu 2,11%. Na Coreia do Sul, a Korean Air Lines caiu 2,39%. A Qantas Airways da Austrália declinou 1,82%. As ações da Singapore Airlines caíram 1,75% em Cingapura.

EUROPA: As bolsas europeias recuperam nesta terça-feira após seu pior desempenho diário em mais de três meses, enquanto o continente enfrenta restrições econômicas mais rígidas devido ao aumento dos casos de coronavírus.

Depois de uma queda livre de 3,2% na segunda-feira, o Stoxx Europe 600 sobe 0,75%. O alemão DAX 30 sobe 0,89%, o francês CAC 40 avança 0,22%, FTSE MIB da Itália sobe 0,88%, enquanto o IBEX 35 da Espanha recua 0,11%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,32%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Antofagasta (LON:ANTO) dobe 1,3%, BHP adiciona 1%, Anglo American (LON:AAL) opera estável, enquanto Rio Tinto recua 0,2%. Entre as empresas de energia, as gigantes BP e Royal Dutch Shell avançam 1,8% e 1,5%, respectivamente.

Vários países europeus, incluindo França, Espanha e Reino Unido, estão lutando contra o aumento do número de coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deve ordenar que os pubs na Inglaterra fechem até as 22h e ao contrário do verão, incentivar o trabalho em casa.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Apesar da pandemia de coronavírus, o setor de varejo alemão deve registrar um aumento de 1,5% nas vendas este ano, principalmente devido ao forte crescimento nas compras online, disse a associação de varejo alemã HDE na terça-feira. Em sua última previsão para 2020, a HDE disse que as vendas chegarão a 552 bilhões de euros (US $ 651 bilhões) este ano. Nas projeções de julho, a associação ainda esperava queda de 4% nas vendas no ano.

HDE disse que em 2020 as vendas com ajuste de preço atingirão o nível do ano anterior. Na sequência da redução do imposto sobre o valor agregado ou IVA, "uma clara recuperação do varejo" foi observado a partir de meados do ano. De acordo com a HDE, esse processo continua até hoje. As vendas online devem aumentar 15%, para 68 bilhões de euros este ano, enquanto o comércio tradicional está estagnado. A situação é significativamente pior em regiões que foram afetados pelo bloqueio temporário para conter a disseminação do coronavírus.

O Instituto Ifo disse que economia alemã está passando por uma queda mais branda do que o esperado, na apresentação de suas previsões de outono. A maior economia da zona do euro vai encolher 5,2% neste ano. No verão, o Ifo previu uma contração de 6,7%. "O declínio do segundo trimestre foi menor do que temíamos e a recuperação atual está indo melhor do que esperávamos", disse Timo Wollmershauser, chefe de previsões do Ifo. Como a contração atualmente esperada é menor do que a prevista anteriormente, o crescimento econômico no próximo ano será correspondentemente menor. Ifo espera crescimento de 5,1% em 2021 em vez de 6,4%. Para 2022, Ifo prevê um crescimento de 1,7%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O banco central da Suécia manteve sua taxa básica de juros inalterada em zero nesta terça-feira e reiterou sua orientação anterior de que a taxa provavelmente permanecerá inalterada pelo menos até o final de 2023. O Riksbank disse que a economia sueca parece ter saído da crise aguda em que se encontrava durante a primavera e começou a se recuperar um pouco mais rápido do que o esperado, mas observou que o caminho de volta é longo e cheio de incertezas. Para fornecer suporte à evolução econômica e ajudar a inflação a subir em direção à meta de 2%, o Riksbank disse que continuará a comprar ativos e oferecer liquidez em todos os programas que lançou até agora neste ano. O mercado de trabalho é preocupante, com alto desemprego em decorrência da queda acentuada da atividade econômica na primavera e embora a inflação tenha sido ligeiramente superior ao esperado nos últimos meses, ainda se projeta uma baixa neste ano, observou o banco central e reiterou que ainda pode reduzir a taxa de recompra ainda mais se for considerada uma medida eficaz, especialmente se a confiança na meta de inflação for ameaçada.

EUA: Os futuros dos índices de ações tentam recuperar no início desta terça-feira, oscilando entre pequenas altas e baixas após um início positivo.

A liquidação dos mercados em setembro se intensificou na segunda-feira, com o Dow Jones Industrial Average caindo 500 pontos ou queda de 1,84%, sofrendo seu pior dia desde 8 de setembro. O S&P 500 caiu 1,16%, registrando sua primeira sequência de quatro dias de quedas desde fevereiro. O Nasdaq Composite caiu apenas 0,13% após uma recuperação no final do dia.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As ações da Tesla (NASDAQ:TSLA) caíram quase 6% nas negociações da madrugada depois que o CEO Elon Musk disse em um tweet que o evento “Battery Day” da montadora elétrica não alcançaria uma “alta produção” até 2022, o que decepcionou investidores e analistas.

Os investidores mantém preocupados com a pandemia, já que o Reino Unido está considerando outro bloqueio nacional com o aumento de novas infecções diárias. Enquanto isso, as perspectivas de mais estímulos fiscais para o coronavírus nos EUA tornaram-se mais sombrias à medida que os legisladores se preparam para uma luta pela confirmação de uma vaga na Suprema Corte enquanto o presidente Donald Trump se apressava em nomear um sucessor para a juíza Ruth Bader Ginsburg, que morreu na sexta-feira.

Os principais índices estão em ritmo de perdas acentuadas para setembro, um mês tipicamente fraco para as ações. Todas os três principais índices registram três semanas consecutivas de perdas. O Dow e o S&P 500 caíram 4,5% e 6,3% neste mês, respectivamente, enquanto o Nasdaq caiu 8,4%, com os investidores vendendo ações das gigantes de tecnologia.

Segundo analistas, a volatilidade do mercado está retornando após meses de avanços constantes nos ativos de risco e preveem uma volatilidade aumentada antes da eleição de novembro nos Estados Unidos. Além disso, as negociações com o novo pacote fiscal dos EUA estão se arrastando, a pandemia ainda está se espalhando em muitos países e as tensões entre os EUA e a China estão aumentando.

Na terça-feira, os investidores irão monitorar uma audiência com o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin e o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara com perguntas e respostas à pandemia às 11h00.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Na agenda econômica, está prevista a divulgação dos números de vendas de imóveis existentes e o índice de manufatura de Richmond às 11h00.

Com relação aos balanços corporativos, a Nike divulgará seus resultados fiscais do primeiro trimestre após o sino de fechamento da terça-feira.

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:

Dow: -0,11%

SP500: +0,11%

NASDAQ: +0,65%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Últimos comentários

O que mudou de ontem para hoje que justifica tamanha mudança? Ontem era o medo e caiu tudo. Hoje "tenta se recuperar". Todos sabemos que se trata da velha especulação e escalpo dos pequenos
segunda onda o caramba, segunda MANIPULAÇÃO!!!
A mídia gosta de meter o terror. É muito interesse em jogo.
boatos plantados...
Não vai existir segunda onda... a imunização já é natural ... quando a vacina chegar não será tão util assim... Simples BOATOS para criar pânico nas cotações. Precisamos focar nos resultados das empresas e não nos BOATOS !!
Esse tal mercado é um cassino altamente manipulado. Todo santo dia pipocam notícias positivas ou negativas para mexerem com o psicológico dos "investidores". Um dia o mundo vai acabar, ai no outro esquecem disso e plantam fatos positivos e assim segue, com altos e baixos, com alguns ganhando e outros perdendo $$$
Obrigado pelo relatório!
Que segunda onda. Conversa para se posicionarem!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.