Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Mineração e Bull Market: Hash Rate é Algo a Ser Observado Pelos Próximos Meses

Publicado 22.03.2019, 14:01
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Há diversos analistas que relacionam a quantidade de hashs produzidos a subidas e descidas de preços dos criptoativos. Essa questão é alvo de debates acirrados. Afinal, quem veio primeiro, o hash rate ou os preços? Aqui nessa coluna, já me pus como favorável à hipótese de que preços puxam o mercado de mineração, porém concedo que há a possibilidade da causalidade reversa. Essa causalidade viria da competição entre criptomoedas: se quero transações seguras, por que eu iria para o Bitcoin Cash se tenho o Bitcoin? Nesse caso, as transações mais valorosas ficariam na maior rede.

Contudo, há como imaginar a questão por um prisma menos direto. Empresas que produzem ASICs tendem a ter mais informação que nós, meros investidores ou entusiastas no Brasil. E, de acordo com uma série de fontes, tanto empresas consolidadas como Bitmain e novas entrantes acreditam que é um bom momento para investir. O que pode significar isso no atual contexto?

Nos últimos meses, desde o fork do Bitcoin Cash, temos que a hashrate do Bitcoin caiu consideravelmente, sem ter se recuperado desde então. Havia alguma incerteza devido à anunciada hashrate war entre Bitcoin Cash e Bitcoin SV. Após ser concluído que isso não afetaria o Bitcoin, nada mais esperado que empresas com projetos tecnológicos parados por causa do fork voltassem com algum afinco. Isso necessariamente é uma boa notícia?

Uma questão que economistas normalmente desconsideram é que empresas não necessariamente são racionais. Há um viés causado por fundo afundado na decisão de gestores. Vejam o caso da Bitmain, apesar do mercado estar em queda, ela está lançando novos produtos. Por que? Porque suas maiores capacidades vão na direção de fazer ASICs e aproveitar custos baratos de energia elétrica. Ela pode até diversificar, como pretende, mas não pode desconsiderar seus recursos atuais. O mais motivador não é tanto sua ação, mas a entrada de novos competidores que, com alguma informação ou decisão provavelmente informada, decidiram alocar capital para desenvolver capacidades nesse mercado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Por enquanto, vejo essas notícias como parcialmente positivas. A causa da hashrate war diminuiu e pode haver informação nova correndo e motivando investimentos. Entretanto, há outros elementos a serem vistos. O número de endereços usados no Bitcoin ainda não retornou aos níveis de janeiro de 2018, assim como o volume transacionado. A tendência nesses valores é bem pouco significativa, por enquanto. Vale esperar umas semanas para ver se essa racionalização parece ter alguma fundamentação real, porém definitivamente hash rate é algo a ser observado pelos próximos meses.

Hashrate

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.