Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Modelos, Vilões e Heróis

Publicado 19.06.2017, 09:54
Atualizado 14.05.2017, 07:45

Comentamos na semana passada acerca da fragilidade da alta ocorrida em NY naquela semana e da importância, para a formação de preços, que o petróleo passaria a ter no contexto, nesse momento em que as usinas fazem contas da rentabilidade de seus produtos. Qualquer redução no preço da gasolina internamente causa impacto imediato no preço do etanol para o consumidor e altera o mix de produção no Centro-Sul em favor do açúcar.

A presumível ampliação da disponibilidade de açúcar pressiona o preço da commodity na Bolsa, acelera as usinas com mais delicada saúde financeira a fechar contratos comerciais do excedente de produção a descontos mais leoninos com as tradings e coloca no mesmo balaio de gatos empresas com perfis distintos.

Estamos observando neste momento os preços mais baixos do açúcar em NY equivalentes em reais por tonelada desde setembro de 2015, tomando por base o fechamento desta sexta-feira a 13.44 centavos de dólar por libra-peso e o real sendo negociado a R$ 3.2870. E o principal fator de alimentação dessa baixa, além dos fundos que agora estão 63,000 contratos vendidos, é a redução no preço da gasolina que tem servido de gatilho para que o mercado aposte em mais açúcar sendo produzido.

Os modelos de preço mostraram mais uma vez que modelos falham. Servem como mais um indicador no cockpit, mas nenhum avião deixa de cair por sua causa. O modelo que divulgamos aos clientes no início deste mês mostrava que NY em junho ficaria entre 14.42 e 16.97 centavos de dólar por libra-peso, com preço médio de 15.70 centavos de dólar por libra-peso. O preço médio até o momento é abaixo de 14 centavos de dólar por libra-peso e NY precisaria negociar nos dias remanescentes a 150 pontos de alta para alcançar esse valor. Difícil.

O uso de modelos para previsão de preços faz parte dos mercados. O próprio modelo de Black & Scholes, criado em 1973 para apurar o valor justo de uma opção tem inúmeras assunções restritivas, entre elas, por exemplo, assumir que a volatilidade é constante e que os mercados não sofrem gaps de preço. Como sabemos, ambas assunções são improváveis, mas ainda assim não existe modelo mais utilizado do que o Black & Scholes.

O que nenhum modelo consegue prever é que a Petrobras (SA:PETR4), por exemplo, vai introduzir duas reduções consecutivas do preço da gasolina, praticamente eliminando, dado o frágil quadro fundamentalista atual, qualquer reação nos preços do açúcar.

Existem algumas boas coisas a serem aproveitadas pelas usinas do momento pelo qual o setor está passando. A primeira delas é que hoje temos aquilo que ansiávamos no passado, ou seja, preço dos combustíveis seguindo o mercado internacional. Nunca é demais salientar que no passado, os governos petistas congelaram o preço da gasolina com o intuito de fomentar a venda de veículos e controlar a inflação. Ou seja, o setor não aproveitou uma gota dos preços altos do petróleo em 2006/2007 com o barril chegando a 138 dólares por barril. O setor ficou chupando o dedo e pagando a conta da farra dos veículos financiados em até 84 meses enquanto seu endividamento subia na proporção inversa dos preços artificiais.

Se mantiver a política de transparência na formação de preços, Pedro Parente, que hoje é o “vilão” para muitos formadores de opinião, embora eu discorde disso, pode se tornar herói quando o preço do petróleo subir por quaisquer razões de mercado e a estatal brasileira do petróleo promover, ato contínuo, a adequação de preços no mercado interno. É capaz até de ser convidado como principal orador em algum evento de peso do setor. Assim é a vida.

A segunda das coisas boas é que muitas usinas de pequeno e médio porte aprenderam que a disciplina na gestão de risco compensa. Tem sido gratificante observar a condução profissional que várias usinas adotaram quando fixaram agressivamente seus contratos de exportação de açúcar quando o preço da commodity em NY alcançou altíssimos níveis remuneradores equivalentes em reais por tonelada.

Como lição, o que muita gente aprendeu é que não se recompra hedge na esperança vã de que ao embolsar o lucro da operação, haverá outra oportunidade de hedgear novamente num mercado ascendente e todos viverão felizes para sempre. Foi amarga a decisão tomada por algumas usinas em recomprar seus hedges de venda. Algumas o fizeram por necessidade imperiosa de liquidar débitos anteriores, mas outras recompraram apenas “achando” que depois iriam revender novamente e assim, melhorar seu resultado de venda. Pois é, para algumas isso representou ver o mercado despencar mais de 60 dólares por tonelada, sem poder reagir.

Sob os números de fechamento de mercado desta sexta-feira, o anidro é o produto que melhor remunera a usina. Portanto, as usinas devem olhar com extremo cuidado se essa mudança potencial no mix para o açúcar é realmente benéfica. O quadro de oferta e demanda de etanol vai se deteriorar até o final do ano. Na minha visão, independentemente de mudanças do superávit mundial, que varia ao sabor das cotações na bolsa americana, o Centro-Sul não vai moer a quantidade de cana que estimava, nem produzir o volume de açúcar que esperava. Vamos observar.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.