Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Momento de Ajustes nas Distribuidoras

Publicado 06.04.2020, 10:59
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O setor de distribuição de combustíveis enfrenta quedas significativas nos volumes de vendas em tempos de Covid-19.

Em recente sondagem, alguns revendedores relatam ter experimentado quedas entre 40 e 70 por cento nas vendas após as medidas de restrição de circulação.

O momento nas distribuidoras é de enfrentar os percalços da quarentena da maneira que podem. Estão sendo feitos ajustes contratuais com fornecedores de etanol, por exemplo, pois há acúmulo de estoques.

BR Distribuidora (BRDT3), Raízen (CSAN3) e Ipiranga (UGPA3) estão tomando medidas de flexibilidade com seus franqueados, incluindo postergações de aluguéis, royalties e outros custos e despesas. Além disso, os volumes contratados também vêm sendo reajustados durante esse período de quarentena.

Ainda assim, recente boletim semanal da ANP reportou queda nos preços de revenda ainda tímida quando comparada com o mesmo período do mês passado, quando o mais recente choque de oferta de petróleo foi deflagrado.

Fonte: ANP, Elaboração Nord Research

A Petrobras (PETR4), no acumulado do ano, já reduziu o preço da gasolina nas refinarias em 43 por cento. No caso do diesel, redução é da ordem de 30 por cento.

Mas os preços, tanto na distribuição quanto na revenda, como mostra o quadro acima, ainda cederam muito menos na ponta final. A retórica é sempre a mesma: consumo de estoques, carga tributária e margens da distribuição.

Em tempos de vacas magras, boa saúde financeira e iniciativas internas de ganho de eficiência fazem diferença. Há oportunidades no setor.

Últimos comentários

Torço para essas distribuidoras quebrarem, todas elas, não tem como ter pena de um setor onde mesmo com uma queda acentuada de mais de 40% no litro da gasolina nas refinarias e na outra ponta ser menor que 5%. Qual seria o motivo na demora desse repasse ? Quando a gasolina sobe na refinaria em menos de 12 horas o preço já mudou, para cima, nos postos, agora o contrário é praticamente impossível isso ocorrer. Aqui onde moro a gasolina caiu de 5,10 para 5.06, irrisórios 4 centavos, um absurdo total. Por mim, essa cadeia de distribuidoras, que são ladrões e muitos deles sonegadores de impostos, podem quebrar e dane-se os empregos do setor, outros setores irão absorvê-los. Que venha a guerra de preço do petróleo e que as distribuidoras quebrem.
Compre ações delas e seja sócio não um rival. Eu pago caro no combustível também e ao ver que o sistema favorece essa dinamica de preço para elas me tornei sócio recebendo bons rendimentos de volta. se fosse colocar na ponta do lapis meu litro de combustível sai bem barato por conta dessa sociedade. Não adianta esperniar e torcer para que empresas fechem e pessoas percam seus empregos, você não vai querer carregar esse karma.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.