Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Mudanças de Comportamento Pós-Coronavírus e Setores e Empresas Mais Impactados

Publicado 20.04.2020, 17:33
Atualizado 09.07.2023, 07:32
Mudanças em nossos comportamentos pós-coronavírus Covid-19 

Ficar mais em casa, ter mais cautela e cuidados, lavar as mãos, falar a uma certa distância de amigos e familiares. Essas são algumas das mudanças que estamos tendo em nossa sociedade, mas certamente não serão as únicas que teremos. Uma das grandes tarefas dos investidores é tentar prever, quais mudanças ocorrerão e que setores serão alterados, procurando oportunidades ou proteção nesses. O objetivo nesse texto é realizar esse teste de pensamento. Seguem, algumas das mudanças que ocorrerão pós Corona Vírus, em minha humilde opinião.

  • Gerações mais antigas, ficarão mais tempo em casa: pessoas com idades mais avançadas, deverão passar mais tempo em casa, com mais cautela, mesmo após o cessar do corona.

Setores impactados: todos aqueles com foco em público mais antigo e todos em geral

 Supermercados irão limitar o número de pessoas: Não somente supermercados, mas acredito que shopping centers também irão limitar o número de pessoas, puxando para baixo a rentabilidade do setor. Mesmo assim, os imóveis continuarão lá, o que pode ser visto como uma oportunidade momentânea no setor.

Empresas impactados: Via Varejo (SA:VVAR3), Magazine Luiza (SA:MGLU3), Lojas Marisa (SA:AMAR3)

  • Pessoas irão pensar mais no futuro, criando uma reserva de emergência e poupando mais: algo similar ocorreu na Grande Depressão, onde as pessoas passarão a poupar mais, onde as famílias entraram no modo de sobrevivência, poupando cada centavo e evitando despesas desnecessárias.

Empresas impactados: bancos

  • Menos viagens de férias: pessoas irão viajar menos, muito menos, demoraremos a voltar no estágio normal anterior de viajarmos, irmos a uma Itália, por exemplo, ocorrendo isso até pelo menos uma vacina ou algo eficiente ter sido criado.

Empresas impactadas: CVC (SA:CVCB3), companhias aéreas como TAM (NYSE:LTM), GOL (SA:GOLL4), Azul (SA:AZUL4)

  • Aumentará o espaço entre cadeiras em eventos públicos: o Vírus irá mudar a maneira como usaremos os espaços públicos e de convívio, assim como eventos e lugares como nos acomodamos em cinemas, restaurantes, aviões, eventos de esportes, na qual teremos um aumento nos espaços entre os lugares que sentarmos, tendo como consequência menos efetividade e menores receitas.

Empresas impactadas: CVC (SA:CVCB3), Time for Fun (SA:SHOW3)

  • Diminuição em aglomerações no trabalho e mais reuniões via home office: se não tivermos uma organização maior, poderemos perder efetividade em reuniões e funcionários trabalhando à distância.
  • Menos pessoas nas academias? O medo do contato com o publico deve fazer com que menos pessoas irem a academia, afinal muitos começaram a cuidar-se de casa, estabelecendo novas rotinas de saúde.
  • Diminuição no número de pessoas andando de metrôs e trens, assim como transportes públicos: com o medo de contaminação isso tende a ocorrer.
  • Seguro saúde poderá ter aumento: dado o maior risco de contaminação de saúde, mesmo com o menor número de pessoas indo aos hospitais para verificar outros tipos de doença com receio do Corona Vírus, um certo receio com aumento de doenças e vírus antes não precificados, poderão fazer com que aumente o custo do seguro saúde.

Empresas impactadas: Sulamérica (SA:SULA11), Hapvida (SA:HAPV3), Notre Dame Intermédica (SA:GNDI3), etc

  • Menor quantidade de recompra de ações, principalmente nos EUA: na pós crise de 2008, dada a grande quantidade de dinheiro despejada no mercado, principalmente para os bancos e empresas, tivemos muitas recompras de ações, o que é para ser evitado agora, segundo os governos mencionaram, trazendo assim, menor pressão de compra nas ações. Isso ocorreu principalmente nos EUA, onde tivemos uma grande quantidade de recompras.
  • Maior custo para as companhias com seguros saúde para funcionários: como mencionei anteriormente, deveremos ter uma possível alta nos custos de seguros saúde e como muitas empresas realizam o pagamento desses benefícios para os funcionários, também teremos uma elevação nesses benefícios.
  • Restrições por parte dos governos, como liquidez mínima nas empresas e possível aumento de Basiléia, por parte de bancos. Empresas afetadas: bancos como um todo
  • Diminuição na globalização e maior fechamento de fronteiras: por cautela, países fecharão, aumentarão barreiras de entrada e com isso a diminuição de circulação de mercadorias, diminuindo o comércio internacional e, consequentemente, o crescimento da economia e fluxo de produtos entre os países.
  • Maior oferta de títulos públicos: será comum países mais endividados. A conta irá chegar mais cedo ou mais tarde e poderá ser via desvalorização da moeda, via inflação. Teremos mais emissão de títulos públicos para o financiamento e crescimento de nossa economia e cada vez mais, teremos um percentual maior de países com percentual dívida-PIB, maior. O Brasil que está nos 75% de dívida-PIB, deve chegar a um percentual de 90%, baixando posteriormente. Com o coronavírus, perdemos a gordura criada com a Reforma da Previdência e teremos que fazer outras economias e cortes, no futuro.

Oscilações do sentimento do mercado

 

O momento é de estudar empresas, melhorar o conhecimento e plantarmos para o futuro, esperando a colheita que tenha certeza, virá!!

Desejo coisas boas, para você que está lendo esse artigo e para sua família. Cuidem-se!

Era isso!!
Um grande abraço

Últimos comentários

Ao final, o que precisaremos fazer será: ser mais criteriosos e aproveitar as opotunidades que surgirão! Bons investimentos!
Exatamente Marcelo! Cabe a nós aproveitarmos as oportunidades! Abraços
A vida vai deve voltar a normalidade porque o cidadão médio precisa voltar a trabalhar para sobreviver. O medo da doença por si só não será suficiente para segurar o cidadão em casa. O mesmo vale para a iniciativa privada: ou reabrimos ou muitos não conseguirão se reerguer novamente. Do lado do governo, a consequência final será uma queda não prevista na arrecadação e um consequente endividamento e possivelmente redução nos investimentos, que já estão em níveis baixos e alarmantes.(cont)...
(cont)... Onde quero chegar: neste cenário todo, teremos uma redução de médio prazo nos investimentos externos em nosso país, e redução de consumo e atividade econômica produtiva, além da famigerada desconfiança do investidor externo. Em termos práticos para nós, pequenos/médios investidores, será: 1) cautela. 2) cautela e espera. 3) redução das expectativas a médio prazo. 4) Um olho na política de recuperação das economias mundiais, pois dela dependerá o posicionamento do nosso governo.5) Outro olho política de retomada a ser adotada pelo governo federal e banco central, pois a melhora dependerá muito da política econômica a ser aplicada. 6) A análise através da setorização da economia sim, faz-se necessário, como você bem colocou,(cont)
(cont) ...mas acredito que mesmo setorizando teremos a partir de agora que analisar a situação de cada empresa individualmente antes de investir. Veja bem: detalhes como resultados, alavancagem, posicionamento dentro do setor,  dentre tantos outros, fará uma diferença brutal na hora de escolher entre um ou outro ativo dentro de uma carteira. No mais, continue escrevendo, pois a prática leva a perfeição!!
Excelente comentário Marcelo! penso parecido e obrigado pela leitura!
Só concordo com a parte que fala dos mais velhos. Os jovens logo vão esquecer disso... Não vão ta nem aí....
Obrigado pelo comentário Joedson! acho que existem todos os tipos de pessoas e aí cada uma age diferentemente. Grande abraço
concordo com seu pensamento, bastante sensato!
Obrigado Juscelino! fico feliz pelo comentário!
errou total neh amigao.... acho que tera que rever tuas analises.... Na proxima, quando tiver certeza, posta ela no oposto....:)
É uma opinião Diego, o fato é que o consumo vai mudar, assim como nossas atitudes. abraços
o Elizeu, suas análises são muito pessimistas, por mim, eu vou entrar no avião da gol, Tam, azul, vou viajar com a CVC para curtir com minha família em hotéis em todos lugares vou entrar principalmente em shopping que minhas filhas gostam( comprem nas lojas, americanas, Riachuelo, e outros que tiverem na bolsa), frequenta restaurantes e coma do melhor, menos plano de saúde e seguro de vida e aproveita o que está vida te proporciona de melhor. ande bastante no seu carro com gasolina para as coisas andarem. isto é o que vai acontecer. sejam felizes.
valeu Sergio! O fato é que vai demorar ainda para voltarmos ao padrão anterior de hábitos, mas tendemos a voltar.
Gostei da análise. E concordo com muitos pontos. A normalidade não será mais a mesma que conhecemos.
valeu Jaime! via demorar para voltarmos ao padrão anterior, mas voltaremos! abraços
Parei pra ele uma babozeira dessa . . . Shopping e supermercados vai limitar acessos . . . Sem nocao
Esta medida já está sendo tomada, e está orientado atendimento desta forma para os mercados e comércio. E se a empresa não fizer, e não houver focalização, a responsabilidade é nossa, não frequentar locais aglomerados.
Essa parte de analises da investing está cada vez pior..
Conversa! até o fim do ano 80% das pessoas mas terão todo contato com o vírus, e o mercado já terá entendido que quem tinha de morrer, morreu!E tudo voltará como antes, até porque, a memória das pessoas é curta!
Haverá um mega plano de estímulo no mundo todo gerando mais endividamentos públicos, juros baixos ou negativos por muitos anos desestimulando a poupança como disse. Havendo uma vacina tudo se restabelece e o transporte individual ganhará mais adeptos...
Concordo. Porem muitos paises tentarão se endividar e não conseguirão. Porque o mundo inteiro parou e teve impacto nas suas economias e o FMI também não tem dinheiro infinito. pela grande demanda por credito, vai estimular o aumento da taxa de juros e percebamos que ao FMI se deparar com 3 solicitações de empréstimos, Alemanha, Brasil e Etiópia. Qual solicitação sera aceita? muitos paises sem um planejamento e de alto risco, talvez não encontrarão o crédito almejado
Quem acha que o unico problema é o virus deveria parar de operar
pq então a h1n1 não foi assim???acho q pq descobriram uma vacina !!!!!!!
a partir do momento que existir a vacina tudo isso muda. E a "normalidade " será retomada.
Sem fundamento, se a metade do que disse continuar por mais de 3 meses quebra tudo, acredito que o amigo que produziu essa obra prima deve ter estudado muito mas acredito que não o suficiente para o assunto, artigos deveriam ser estudados por pessoas mais bem preparadas antes de ser postadas!!
Achei que já vinha com pesquisas para fundamentar os achismos.Talvez algumas das previsões se realizem nos 3 meses seguintes a normalização, mas perene mesmo sono fato das pessoas passarem a compra mais online e ter menos viagens a trabalho.O restante é achismo mesmo.
Está mais do que na hora de todos nós mudarmos nossos hábitos, de sermos menos consumistas e sermos mais sustentáveis, pois o planeta não vai aguentar por muito tempo... Talvez isto tudo até seja positivo para todos nós, um sinal para repensarmos nossos hábitos e costumes
Texto mal fundamentado! Eliseu Nostradamus, vivemos em uma época que não cabe essa sua previsibilidade!
Ao contrário acredito que haverá um consumo até pra ajudarmos o país a recuperar economia...talvez menos capital externo mais internamente a economia será reaquecida mesmo que lentamente
O texto está pessimista . Acredito na capacidade de superação do ser humano.
Legal seu ponto de vista. Mas nao acho que será assim.
Acho que tudo volta ao normal quando tivermos um remedio. Viagens e aglomeracoes continuarao. Balela isso aí.
Menos Guruzao, assim ate carro voador vai ter qdo acabar a crise.Bota os pes no chao, está ruim pra todos e daqui a pouco a vida retoma e as coisas alcacam a normalidade ate a outra crise acontecer e assim a evolucao vai acontecer no seu tempo e nao com um monte de ze ruela dando previsao groselha.
...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.