Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Multiplicar Seu Patrimônio é Fácil: Acredite na Evolução da Humanidade

Publicado 17.01.2019, 14:42
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Escolha o caminho menos arriscado.

É engraçado como a maioria das pessoas imagina a bolsa de valores como sendo um local arriscado.

Aproximadamente 58% dos brasileiros não possuem nenhum investimento financeiro sequer. E se contabilizarmos aqueles que investem diretamente na bolsa de valores vemos um número ínfimo: menos de 0,4% da população brasileira.

Se questionarmos por que não investem no mercado de capitais, obteremos inúmeras respostas, que irão variar entre “é muito arriscado investir na bolsa” e “a bolsa só dá dinheiro para quem tem dinheiro”.

Eu imagino existe uma visão equivocada, pois a imagem que é difundida sobre o que são ações não é a ideal.

Por existirem histórias de pessoas que perderam e ganharam dinheiro com ações rapidamente, as pessoas acabam enxergando-as como figurinhas com o nome de empresas, que tem seu preço variando com o tempo, e que podem ser compradas e vendidas.

Só que ações são pedaços de empresas. Ao comprar participações acionárias, o investidor se torna dono de uma empresa, mesmo que em pequena porcentagem.

Vira dono de uma operação que tem funcionários, maquinário, imóveis e que gera lucro.

Não entendo como as pessoas se sentem perfeitamente seguras tendo apenas uma fonte de renda, e ao mesmo tempo acreditam que é arriscado ter várias.

Se você possui apenas um empreendimento, toda a sua renda irá variar de acordo com as peculiaridades de seu negócio.

Um dono de uma pizzaria, por exemplo, tem todas as suas fichas apostadas no segmento de alimentos.

Caso ele não tenha o hábito de manter suas reservas em ações ou fundos imobiliários, sua receita irá variar exclusivamente de acordo com a competitividade e eficiência de seu empreendimento.

Agora, uma pessoa que busca poupar dinheiro ao longo do tempo, para adquirir participações em empresas diferentes, diversifica seus riscos.

Porém, para que os frutos de investir em empresas sejam colhidos, é imprescindível que os investimentos sejam feitos com foco no longo prazo.

O mercado tem dias de alta e dias de baixa, mas quando analisamos o resultado em um grande período de tempo, ele é positivo.

Tempo vs. retorno do S&P

 

Fonte: A Wealth of Common Sense

Como podemos ver de 1926 até 2018, em 54% dos dias o mercado subiu e em 46% dos dias ele caiu. Quando aumentamos o espectro e dividimos em trimestres, 69% deles foram positivos e 31% negativos.

E assim vai. Quanto maior o espectro analisado, menor a incidência de performance negativa, até que vemos que quando o prazo é longo o suficiente, as perdas desaparecem.

Conclusão? No curto prazo é arriscado investir na bolsa. Mas no longo prazo arriscado é não investir.

Tudo que um investidor teria que fazer seria indexar seus investimentos de forma passiva, e seus retornos seriam expressivos.

S&P vs Emergentes

Fonte: A Wealth of Common Sense

Se analisarmos os últimos 30 anos, somente comprando o índice de mercados emergentes MSCI (do qual o Brasil faz parte) ou o S&P 500 (índice das 500 maiores empresas dos Estados unidos) com foco no longo prazo, os resultados seriam extremamente satisfatórios – 11% ao ano nos mercados emergentes e 10,2% ao ano no S&P 500.

É como Warren Buffett diz há muitos anos.

"O mercado caiu várias vezes (entre 1942 e hoje), e as pessoas entraram em pânico. Mas a América é uma poderosa máquina econômica que, desde 1776, funcionou e continuará funcionando.”

Ele crê na economia, e afirma que independente da “montanha russa” do mercado acionário, ele irá crescer no longo prazo.

Se você acredita na evolução da humanidade como um todo, deve se expor à geração de valor no mercado de capitais.

Últimos comentários

Muito Bom o artigo. parabéns..
Artigo muito bom. A lógica é simples, mas não é fácil de ser colocada em prática. Requer uma boa educação financeira, coisa que nós brasileiros somos muito carentes.
Artigo muito bom. A lógica é simples, mas não é fácil de ser colocada em prática. Requer uma boa educação financeira, coisa que nós brasileiros somos muito carentes.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.