Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Não Entre na Oferta de Cogna

Publicado 09.02.2020, 12:12
Atualizado 09.07.2023, 07:32

A trajetória de sucesso

Preste atenção nesses números:

Conquistas nos últimos 10 anos. Fonte: Cogna

Apenas nos últimos 10 anos, a receita da Cogna (SA:COGN3), antiga Kroton Educacional, se multiplicou por 21x. Seu Ebitda, antes negativo, atualmente supera os 3 bilhões de reais por ano.

Isto é, inegavelmente, um crescimento admirável.

Não por acaso, quem comprou suas ações em 2009 — período em que a bolsa perdeu de lavada para o CDI em rentabilidade acumulada —, obteve um retorno total (incluindo proventos) de mais de 500 por cento.

COGN3 (branco), IBOV (berde) e CDI (rosa). Fonte: Bloomberg

Grande parte do êxito da maior instituição de ensino do país pode ser atribuído a uma bem-sucedida estratégia de crescimento inorgânico — via aquisições (M&A ou Mergers and Aquisitions).

Máquina de M&A

Em 2010, com a aquisição da IUNI, a empresa deu início a um forte trabalho de ganho de eficiência, que faz parte da cultura da empresa até os dias de hoje.

No ano seguinte, ao adquirir a UNOPAR, a empresa foi a primeira grande educacional brasileira a focar no Ensino a Distância (EAD), segmento em que navegou por um bom tempo em um oceano azul — livre de concorrência.

Em 2014, com a aquisição da Anhanguera, utilizou a escala como alavanca de valor e se tornou a maior empresa de educação do mundo, em valor de mercado (na época).

Mas Kroton ainda não estava satisfeita. Em 2016, a companhia anunciou a intenção de se fundir com sua principal concorrente — a Estácio, hoje Yduqs Participações (SA:YDUQ3).

Porém, alegando que a distância entre ela e suas concorrentes ficaria grande demais e as boas práticas de livre mercado poderiam ser prejudicadas, o Cade reprovou a operação.

Foi um enorme baque, mas isso não desanimou a companhia, que buscou outra alternativa para continuar trilhando seu caminho de crescimento inorgânico.

A Cogna virou seu canhão para o ensino básico.

Com a aquisição da Somos, em 2018, a Kroton passou a ter uma atuação relevante não apenas no ensino superior, mas também no ensino básico.

Se adaptar para vencer

Em outubro do ano passado, a Kroton reuniu acionistas e analistas para realizar o último Kroton (SA:COGN3) Day de sua história. Daquele momento em diante, a empresa passaria a responder por um novo nome: Cogna.

A companhia apresentou não apenas uma nova identidade, mas toda uma nova estrutura de negócios e um novo foco: a educação básica e os mercados B2B — business to business, onde ela vende tecnologia e conteúdo para outras instituições de ensino.

Mercado de educação no Brasil e penetração da empresa. Fonte: Cogna

Cogna tomou esta decisão, segundo o próprio CEO da empresa: “Repetir a mesma fórmula dos últimos 10 anos não vai criar o mesmo valor”.

Temos que tirar o chapéu para Galindo.

Para acessar um mercado total endereçável de 174 bilhões, a empresa precisava mudar. Precisava se adaptar para vencer na era da “transformação digital”.

Expandindo horizontes

Na nova estrutura, cada negócio tem momentos e oportunidades diferentes.

A Kroton continua sendo a principal fonte de receita e de geração de caixa para financiar o crescimento da companhia, sendo responsável por 5 dos 7 bilhões de faturamento anuais.

Com a Platos, a companhia pretende oferecer para o mercado a plataforma tecnológica e de conteúdo que desenvolveu internamente para atender à demanda da própria Kroton.

Na Saber, a companhia identifica sua maior oportunidade de crescimento. O segmento de educação básica se assemelha ao de ensino superior de alguns anos atrás — com alta fragmentação e baixo nível de profissionalismo.

Mas antes de crescer com aquisições, a Cogna precisa alcançar a excelência operacional no segmento.

Por fim, na Vasta, as oportunidades de crescimento são mais claras e podem vir da maior penetração nos clientes atuais, do aumento da base de clientes, de novos produtos e serviços — desenvolvidos ou adquiridos — e até de uma potencial expansão internacional.

Inclusive, dados a rentabilidade, o nível de maturidade e o bom momento para captar recursos no mercado sob a sigla de “plataforma de conteúdo/edtech”, a companhia sinalizou que pretende realizar o IPO da Vasta, nos Estados Unidos, ainda no primeiro semestre deste ano.

Oferta Relâmpago

A companhia surpreendeu o mercado na última sexta feira (31/01), ao anunciar que faria, aqui mesmo, uma oferta pública primária (todo dinheiro vai para o caixa da empresa), podendo captar algo entre 2,0 e 2,7 bilhões de reais no mercado.

Cronograma da oferta. Fonte: Cogna

Além do estreito prazo entre a aprovação da realização da oferta no Conselho e o seu encerramento, outro fato chama a atenção: a ação de COGN3 vem performando mal, em relação à valorização da bolsa e de seu pares diretos, no últimos anos.

Fonte: Bloomberg

COGN3 (branco), YDUQ3 (verde), SEER3 (rosa), ANIM3 (vermelho) e IBOV (laranja).

Ao analisar a recente expansão dos múltiplos das 4 empresas, a situação é a mesma. Ou seja, a oferta não está vindo em um momento em que o mercado está muito otimista com a companhia - pelo contrário.

Além disto, os mais afoitos logo ligaram a possível entrada dos recursos à desalavancagem financeira da empresa, afinal, ela se endividou bastante para adquirir a Somos.

A dívida líquida/Ebitda de Cogna está um pouco acima de 3x. Um nível ainda não preocupante, mas elevado.

Mas então, mais um fato curioso:

Destinação dos recursos. Fonte: Cogna

Praticamente a totalidade dos recursos captados na oferta, com ou sem lote adicional, vai para “aquisições de sociedades que atuam no ensino superior”.

Lembrando que a empresa acabou de se reestruturar por completo e disse claramente que daria maior foco a todos os outros negócios, menos ao B2C de Ensino Superior (Kroton).

Mosaic Theory

Juntando as peças desse curioso mosaico, uma explicação parece fazer sentido: a empresa parece ter na mesa uma grande oportunidade de aquisição que, se não for feita nesse momento, será perdida.

Um dos motivos de sua ação ter ficado para trás nos últimos anos é que a companhia chegou a ter 60 por cento de sua base de alunos em 2014 matriculados via FIES. Porém, daquele ano em diante, os recursos públicos destinados ao programa foram drasticamente reduzidos.

Por conta disso, 2020 será o último ano com grande pressão de queda na receita, por conta da formatura dos alunos que concluem seus cursos mais longos e caros (engenharias e medicina).

Acontece que esta dinâmica vale para todas as empresas do setor que tiveram exposição relevante ao FIES em 2014. A Cogna pode estar se aproveitando disso para comprar um bom ativo, a um preço atrativo.

Alguns possíveis alvos poderiam ser instituições como a UNIP (faria sentido, mas talvez seja grande demais), a Cruzeiro do Sul (hoje pouca exposta ao FIES e fazendo aquisições no mercado — 2 no ano passado) ou a UNINOVE (sempre teve a menor exposição ao FIES e um controlador que sempre rejeita conversas direcionadas à venda de sua empresa).

Apesar de a empresa ter divulgado que tem outro foco atualmente, dado seu histórico de aquisições similares bem-sucedidas, não podemos descartar a chance de que algo assim se concretize.

O Veredito

Pode existir algo muito bom engatilhado para a Cogna, mas a falta de visibilidade que temos no momento não nos permite participar da oferta.

Até a presente data, tudo que foi apresentado acima parece fazer sentido, mas não passa de uma suposição. E, mesmo que negociações assim existam, elas podem dar errado.

E, neste caso, ficaríamos com uma empresa que tem um ano difícil pela frente — além da pressão com a saída dos alunos FIES na receita, a economia ainda não engrenou e o antigo mar azul no EAD (ensino à distância) hoje é um oceano vermelho, lotado de tubarões brigando ferozmente em preço.

Apesar de a companhia ter um plano de expansão de longo prazo interessante, tudo ainda é muito incipiente.

E a dívida de Kroton ainda é bastante elevada.

Quem garante que, focando no B2B, ela não criará competição para si mesma? Que será possível replicar a estratégia de sucesso adotada no B2C de Ensino Superior no B2C de Ensino Básico? Que a empresa vai conseguir alocar corretamente o capital entre suas unidades de negócio?

Além de tudo isto, ainda existe um burburinho no mercado de que o atual CEO, Rodrigo Galindo, poderia estar prestes a deixar de ocupar tal posição.

Enfim, com as cartas que estão na mesa hoje, são hipóteses demais, dúvidas demais e incertezas demais para justificar um EV/Ebitda de 11x.

O múltiplo absoluto não é elevado, mas Cogna tem muito vento contra para justificá-lo (FIES acabando e competição no EAD).

Adoramos Cogna, mas, desta vez, o ANTI-Trader fica de fora e apenas observa.

Continuaremos a acompanhar a empresa de perto, atentos a qualquer novidade, pois como o excepcional gestor da XP João Braga disse recentemente em nossa Live: "Nosso trabalho é mudar de opinião".

Dados da Oferta

Se ainda assim você quiser participar da oferta (o que não recomendamos), o período de reservas vai até o dia 07/02.

A oferta é exclusiva a investidores profissionais ou para quem possuía ações da companhia em 31/01 (primeira data de corte), na proporção de sua participação em 06/02 (segunda data de corte).

O direito de prioridade garante o direito a subscrever entre 0,1052 e 0,1420 novas ações por ação possuída na segunda data de corte, a depender da colocação (ou não) das ações adicionais.

Últimos comentários

Se ela guardou bem o dinheiro que entrou no seu Caixa da Oferta, antes da queda do COVID, quando escreveu esse excelente artigo, ela teria um arsenal financeiro muito forte, não apenas para sobreviver bem até o segundo semestre, mas podendi adquirir participações das concorrentes que estão bem baratas também. Eu estou comprado. Pelo resultado das DFC tinha ficado preocupado. Porém, com sua explanação, aliás muito boa, bem como o fato de ter se antecipado e provisionado mais, acho que vou esperar e se for o caso entrar mais....
Otima análise, na data da publicação, as ações dela estava na casa de 11,00, hoje com a crise causada pela pandemia, fechou em 4,00..Seria hora de posicionar ?
fechou em  4,00 , pode baixar mais ainda é uma boa pedida pra guarda na carteira, ate pq as previsão das voltas da aulas depois de dia 15 d abril  é quandos alunos voltam a pagar e receitas das empresas  voltam circular e começar subir o valor...
Considere que saiu o balanço recente bem abaixo das expectativas.
Recomendação; Compre pouco, análise sempre que puder e fique atentos.
estou posicionado na empresa e vou manter, acho que é uma ação pra ter no portfólio, mas não pra concentrar muito recurso. Se o H Bredda tem no fundo Alaska acho que vale a pena arriscar.
*Itaú BBA
Itaú BB comprou esse papel a 11,90 e a recomendou para fevereiro. Esse pessoal sabe o q tá fazendo
o crescimento exponencial da Kroton na era PT foi completamente artificial... a empresa é ruim, o produto é ruim... a unica das "gigantes nacionais" que não vai ruir é jbs pq os batista souberam aproveitar o passe do governo (a lá joesley day, em só um exemplo, dentre vários) todas as outras já foram ou estão indo pro buraco..pelo simples fato de que não era pra estar onde estão..não tem qlqr motivo pra kroton estar cotada a 40,00 reais o papel...
Seria importante q a Cogna respondesse a essas informações, pq isso é muito ruim para o papel, e prejudicial aos investidores.
40,00 reais no final do ano . Projeto é sensacional. Firme no papel. Caiu ....comprou !
Eu estudava na anhanguera, que na época foi adquirida pela Kroton, pouca ou quase nada mudou. Eu acho que a Kroton deveria investir mais no que ja possui e melhorar. Eu mesmo não indico a mesma para quem quer cursar o ensino superior.
Cogna no final do ano passado aumentou meu patrimônio em 19%. Não existe ativo ruim. Existe trader/investidor ruins.
Tu sempre foi ignorante ou soh quando trada?
Não entendi. O desempenho da empresa é responsabilidade do trader/investidor? Me pareceu que quis dizer isso.
Não entendi. O desempenho da empresa é responsabilidade do trader/investidor? Me pareceu que quis dizer isso.
Excepcional análise. Embora sem essa quantidade de informações, ja havia recomendafo ao meu grupo de amigos investidores para nso entrar nesse follow on.
Cursei faculdade em uma instituiçao que foi comprada pela kroton, era uma boa instituiçao até entao, mas depois da venda para a kroton se tornou algo ridiculo, opinião esta compartilhada por todos os alunos da kroton, o FIES alavancou muito a empresa que inclusive praticava preços abusivos, salas hiperlotadas pois aceita qualquer um que queira entrar, e investimento ZERO, qualidade e profissionalismo nunca vai ser o foco desta empresa, e sim um crescimento inorganico mesmo, mas o governo cortou a teta do FIES, as instituiçoes estao queimadas na praça e agora veremos essa empresa ruir, quem estudou na kroton nunca mais coloca 1 real, meus filhos irão passar longe.A parte “Mas antes de crescer com aquisições, a Cogna precisa alcançar a excelência operacional no segmento” me fez gargalhar alto.
Essa empresa é realmente um lixo no longo prazo. Crescimento que não se sustenta e números pra inglês ver. Saiam o quanto antes.
Ótima análise Ragazi!!!
Podemos pensar em um momento mais oportuno comprar puts
Excelente a analise.
Quais acoes baratas para longo ptazo me orienta ?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.