Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Não Invista em Ações!

Publicado 03.04.2020, 12:59
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Por Rebeca Nevares, sócia-fundadora da Ella’s Investimentos

Você não leu errado! Quem investe em ações, ou melhor, quem compra ações é especulador. Investidor é aquele que estuda e faz aportes constantes em ativos de boas empresas com foco no longo prazo. O objetivo central é fazer com que o dinheiro trabalhe para você. Por isso, é importante olhar para o negócio em si e esquecer um pouco do Ibovespa

O resultado do índice é influenciado pelo maior peso dado para apenas algumas companhias e setores. Ou seja, se um papel sem grande relevância apresentar boa performance, o reflexo na pontuação será mínimo.

Um exemplo muito interessante é o da Magazine Luiza (SA:MGLU3). Se pegarmos o desempenho das ações da varejista nas últimas 52 semanas, veremos que houve uma valorização de 77% contra depreciação de 22% do Ibovespa. Dito isso, reforço: Não compre ações, compre empresas!

É muito importante olhar para a lucratividade e saúde das organizações. Investir é quase como adquirir um carro. É preciso observar vários detalhes antes de fazer a compra. Os resultados financeiros, participação no mercado, governança e qualidade da gestão são apenas alguns pontos. Em muitos casos, a ajuda de um profissional especializado será necessária, pois avaliar um negócio não é tarefa muito simples.

Isto é importante, pois, no longo prazo, o preço do ativo acompanha o lucro da companhia e uma boa análise pode aumentar a sua rentabilidade final. Uma estratégia muito eficiente é investir uma pequena quantia todos os meses e não fazer movimentos constantes de compra e venda.  

No livro “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham, existe um estudo que comprova o que estou dizendo. Quanto mais impaciente o investidor, ou seja, quanto mais movimentações ele realiza, menor tende a ser o seu retorno.

No atual cenário causado pelo coronavírus, ainda temos muitas incertezas no mercado. Por isso, é importante selecionar bem os ativos antes de investir, sobretudo em um momento no qual a volatilidade está bastante alta.

Se você já tem uma carteira montada e não sabe bem o que fazer agora, pergunte a si mesmo: estou investindo em ações ou em empresas? Não se importe se você precisar vender ativos que desvalorizaram muito para recompor o seu portfólio com outras  companhias mais resilientes e com boas perspectivas para superar a crise. Reavalie a sua estratégia!

Gestores profissionais não ficam paralisados esperando os ativos voltarem para os preços antigos. Eles reposicionam o portfólio e alocam os recursos em empresas que estão melhores diante do cenário. Faça o mesmo! 

Últimos comentários

Muito bom e verdadeiro, o artigo em questao! Parabens!
verdade, pensar no longo prazo.
É isso Rebeca comprar empresa e não ações que frase linda obrigado
Muito bom artigo, vou avaliar minha carteira com estas perspectivas - comprar empresas resilientes.
Compro sem olhar o índice, metade eu deixo em carteira, outra vendo quando valoriza... e assim por diante.
Se eu vender ações que desvalorizaram muito...para reposicionar portifólio...não terei dinheiro ...kkk...e voce Rebeca.
gostei muito da frase comprar empresa
Rebeca Nevares: Espetucular !!Um artigo preciso, verdadeiro e importante que qualquer investidor, seja ele iniciante ou experiente precisa ter e manter. Eu acrescentaria ainda, a título de contribuiçao, para as importantes colocaçoes e ensinamentos elencados, estudem. Estudem as empresas à investir, estudem os fundos que os gestores estão a frente, porque isto é importante também... não parem de estudar.
Kkkkk. Vai realiza se preju que tem muita gente querendo comprar barato.
Muito bom!!!! Excelente matéria!
Obrigado pela excelente dica. Continua pfvr a nos presentear com isso...
Magazine Luíza é um bom exemplo de empresa de balanços medíocres, P/L alto e que continua valorizada. Não concorda? Compare com os balanços da Ciel3. Compare P/L. Claro que não se compra um ativo sem verificar os fundamentos, porém ele é apenas um dos critérios. Nada é absoluto no IBOV. Se subir garanta seu lucro, se não parar de cair: venda logo essa p...que se explodam seus fundamentos.
Discordo. Quando tudo está baixo, faz relativamente pouca diferença os fundamentos de uma empresa. Tudo está barato. Quem se apega a empresa costuma quebrar a cara, vide a crise do Corona. Ninguém aqui tem qualquer alvo social, o objetivo aqui é lucro, quanto mais rápido melhor. Não, não quero ser sócio das empresas, muitas maquiam seus balanços, de forma que muitas não dão lucro a anos e mesmo assim continuam sendo negociadas. Aceita que dói menos: Papéis da bolsa não respeitam fundamentos tampouco leis de mercado. Obedecem só a uma coisa: Ordem de compra e de venda. Só isso. Desta forma quem é majoritário controla o preço do ativo. Esse papo furado de fundamentos é só para os ansiosos acreditarem que existe alguma previsibilidade no mercado de ações. Despertai senhores.
espetacular. pq não escreve um livro?
Excelente conselho, esse sim é o verdadeiro dom desta moça.
Excelente!
Iguatemi, a meu ver, se encontra no seu exemplo, porém o que ocorre no momento vai de encontro ao seu "longo prazo". Será q não é melhor vender com prejuízo e comprar mais barato, do que ficar com umprejuízo que so cresce. PS: vendi tudo e fui para o renda fixa, AGUARDANDO... PS2: Vejo muito analista que sabe muito, porém pq eles não ENRIQUECEM AO INVEZ DE FICAR ENSINANDO AOS OUTROS? Se eu fosse o bam bam bam, estava enriquecendo e não postando !!!
A bolsa é tambem opotunidades tudo caminha junto
Apenas um rosto simpático que escreveu um artigo. Nada além disso.
Oxe
(...) " Não se importe se você precisar vender ativos que desvalorizaram muito"(,,,), se a estratégia é para longo prazo por que raios eu vou vender com prejuízo, se agora que é o momento de abaixar o preço médio, pelaamoorrr.
cade seu stoploss ? se vc não usa peloamooooorrr
Essa meteria é merchant
nao vejo especulação ou analise, eu vejo LOGICA.....quem dita agora sao notícias, fundamentos, acordos
eu tenho Cemig que pagava bons dividendos a Dilma derrubou a empresa. vi que nada acontecia fui pra petr4 e wege a primeira me levou a lona a segunda agora deu uma melhorada.... muita perda
Papinho furado. e quem comprou petro a 40,00 ??
compra mais agora a 15 reais para abaixar sua média e aguarda a empresa se capitalizar novamente. O artigo é sobre investimento em ações e não sobre day trade, investimento a longo prazo. Se vc comprou a 40 esperando lucros a curto prazo deveria utilizar stop loss para não ficar choramingando depois. Agora é momento de compra e não de e se eu comprei a X ou a T
esta sentado numa mandioca grande e grossa kkkkkkkkkkk
  EU NAO PAGUEI 40  PAGUEI 12 CONTOS
🙏
trabalho em uma grande empresa e realmente, ela esta segurando seu RH, para voltar forte apos este momento voce está coerente em seu artigo
...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.