Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Não Seja do Contra: Invista Como Um Investidor Profissional

Publicado 27.05.2020, 07:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

A receita para se ter sucesso nos investimentos é, a priori, bem simples: compre barato, venda mais caro. A grande questão é que no mercado financeiro, infelizmente, muitas vezes companhias que parecem baratas à primeira vista, podem se tratar de verdadeiras bombas-relógio. Como então saber em que empresas investir?

Todo investidor que leva a sério as suas aplicações financeiras sempre realiza uma série de análises antes de efetuar o seu investimento: se for adepto da análise gráfica, ele analisará uma série de tempos gráficos e indicadores técnicos da empresa; se for adepto da análise fundamentalista, ele analisará os balanços e múltiplos da companhia. Não raramente o investidor faz uma mistura das duas, analisando tanto os fundamentos da empresa quanto a tendência de seu preço no mercado, de modo a identificar melhores pontos de entrada.

O que porém muitos investidores se esquecem de analisar não está em nenhum rodapé das DREs (Demonstração do Resultado do Exercício) nem em nenhum tempo gráfico incomum, mas sim na frente das telas de seus computadores: são os seus próprios vieses psicológicos. Neste artigo vamos falar sobre alguns deles e como é possível trabalhar para que eles lhe afetem menos.

Boa parte dos problemas do investidor pessoa física têm origem no excesso de confiança. Após realizar a análise de diversos papéis, eventualmente o investidor encontra um que lhe parece ser uma excelente oportunidade, o que pode de fato ser o caso, mas o excesso de confiança tende a levá-lo a cometer uma série de erros danosos ao seu patrimônio.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em primeiro lugar, por pensar se tratar de uma oportunidade imperdível, há uma tendência que o investidor concentre boa parte dos seus recursos em um único papel. É verdade que com a concentração o investidor pode ter excelentes retornos caso a sua aposta se mostre correta, mas caso esteja errada, este erro significará uma grande perda para seu capital, já que o potencial de ganho tende a ser sempre proporcional ao potencial de perda.

Desta forma, o excesso de confiança acaba guiando o investidor contra a diversificação, que como sabemos há algumas décadas, é o único almoço grátis do mercado financeiro: através do investimento em ativos não correlacionados, é possível não apenas diminuir o risco mas também aumentar o retorno esperado para um portfólio, sobretudo a médio e longo prazo.

Essa, porém, não é a única consequência negativa causada pelo excesso de confiança. De maneira geral, os investidores (sejam eles individuais ou institucionais) tendem a se posicionar comprados em algum ativo, isto é, apostando na alta das cotações. Isso é prevalente principalmente em investidores de varejo, que poucas vezes operam vendidos, isto é, apostando na queda das ações. Isso faz com que o investidor pessoa física tenha a tendência de encontrar mais oportunidades em papéis que estariam subvalorizados pelo mercado e, portanto, teriam grande possibilidade de alta. O problema dessa estratégia reside em ignorar a hipótese de mercados eficientes: se as ações destas companhias estão descontadas, provavelmente, os maiores players do mercado estão enxergando um alto risco atrelado a essas empresas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Alguns dos casos mais exemplares no mercado nacional recentemente são as ações da Oi (SA:OIBR3), Via Varejo (SA:VVAR3) e IRB (SA:IRBR3), que atingiram grande participação do investidor individual em seus números de acionistas. Não quero aqui tecer nenhum juízo de valor sobre as três empresas, mas cabe destacar que a primeira passa por recuperação judicial, a segunda está passando por uma grande reestruturação interna e a terceira foi diretamente acusada de grandes fraudes contábeis. Essas características fazem com que estas empresas exijam teses de investimento muito complexas e robustas, que possivelmente estejam além da compreensão de um investidor não qualificado.

Particularmente, adoraria que estas apostas dos investidores individuais contra os institucionais terminasse com a vitória do lado mais fraco, como na história de Davi e Golias, mas infelizmente não é isso que a literatura nos relata. Em estudo sobre o mercado finlandês, os economistas Mark Grinblatt e Matti Keloharju demonstram que os investidores estrangeiros (em sua esmagadora maioria institucionais) tendem a ser investidores de momentum, isso é, que se apoiam nas tendências de alta ou de baixa, enquanto que os investidores domésticos, principalmente do varejo, tendem a ser do contra: compram ações que estão caindo e vendem as que estão subindo. O que ocorre é que os institucionais conseguem gerar alfa (excessos de retorno), enquanto os investidores de varejo não.

A ideia de investir a favor da tendência então se mostra muito atrativa, mas como é possível identificá-la? O investidor poderia pensar que a análise técnica lhe ajudaria nessa questão, mas muitos analistas têm dificuldade de diferenciar padrões no gráfico de ações reais ou de gráficos gerados aleatoriamente (padrão Random Walk). O gráfico abaixo ilustra esse problema:

Retornos por Investir em Ações do Itaú ou em Random Walk

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Como fica claro pelo gráfico, é difícil identificar tendências em uma única ação. Entretanto, plataformas de montagem inteligente de carteiras de ações desenvolvem métodos de Inteligência Artificial e Machine Learning que realizam o agrupamento de diferentes ações a fim de minimizar o ruído e tornar mais fácil prever um cenário positivo para um portfólio.

Essa metodologia pode ser difícil de replicar para o investidor individual, porém existem outras questões que também são consideradas pelos algoritmos, que podem trazer insights valiosos para o investidor. Dentre elas, pode-se destacar a análise de carteiras recomendadas dos principais bancos de investimento e corretoras do país: por se tratarem de instituições com grandes recursos dedicados à análise e pesquisa, a presença de um papel em diversas carteiras pode ser um bom sinal de compra.

Além disso, outro ponto importante que pode ser verificado é se a ação tem superado o índice de referência (Ibovespa, Índice Dividendos ou outros) recentemente. Nestas análises, são também validadas estas informações através de modelos de Inteligência Artificial, no entanto, mesmo sem esses modelos, é possível que esse possa ser um bom indicador de momentum, possivelmente indicando a tendência para aquele papel.

Investir contra a tendência pode parecer romântico e até mesmo heróico, mas a realidade é que no mercado financeiro não há espaço para heroísmo: não estamos aqui para nos tornarmos mártires, estamos aqui para ganhar dinheiro. E se são os investidores institucionais que operam a favor da tendência que, a médio e longo prazo, realmente ganham dinheiro, não sou eu quem vai ser o do contra. Você também não deveria.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

E uma grande realidade.
Texto fantástico! Obrigado
Bom dia Paulo! Gostaria de que me informasse quem são os big players e onde me informo das investidas deles, se souber!? Obrigado!
Big Players são os bancos privados, estatais, instituições etc
Realismo puro simples gostei
Parabéns!
Muito instrutivo e didático. Gostei!
resumindo temos que estudar mais antes de tomar decisões precipitadas porém temos que tomar decisões kkkkk pq se estamos no mercado é para fazer isso.
Ótimo artigo, Paulo. Bom trabalho.
muito bom parabéns. sou novato no ramo mais sempre é bom escutar o que os experientes pode nos fala , obrigado pelas dicas .
É simples a receita do sucesso no mercado financeiro: compre por menos e venda por mais! Sou contra o casamento até mesmo com ações.
muito bom, parabéns.
isso mesmo 👏🤜
Ótimo artigo, parabéns!
Concordo. Mas vi muitos heróis entrando comprados em tendência de baixa, sem indicadores não apenas gráficos mas sociais que justificassem isso.
concordo totalmente..obrigado por seu trabalho ..
Show! Parabéns! Abriu muito os olhos!
Bom artigo.
muito interessante e esclarecedor seu artigo.
obrigado
Tem que avisar esse aplicativo para deixar de ser do contra.
Legal, Paulo.
excelente
o mercado está virando arma de transferência de recursos: dos que tem pouco para os que tem muito
belíssimo resumo parabéns. mais eu estou triste . sempre que invisto a ação cai. e perco dinheiro nunca tive lucro. fico me sentindo cupado por não da um retorno do meu investimento a minha familia. me descupe o desabafo. ja perdi tudo que tinha.
Não invista todos seus recursos em apenas uma tipo de investimento. principalmente os de renda variável. Estude e converse com quem tem mais experiência. que vc consiga recuperar .
Não desista colega, estude mais, leia bons livros e artigos, foque no longo prazo e diversifique em bons ativos, não se preocupe com o quanto vc tem a ganhar mas sim o quanto está disposto a perder, isso reduz muito seus riscos! Boa sorte.
vc é responsável por uma família e gastou tudo o que tinha na bolsa?? Tá louco?
muito bem escrito, parabéns
Excelente.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.