Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Nem Vacina Salva o Brasil

Publicado 24.11.2020, 08:49
Atualizado 10.01.2024, 08:22

Enquanto as notícias sobre vacinas contra a covid-19 animam os mercados internacionais, alimentando o apetite por ativos de risco mundo afora; aqui só medidas fiscais podem salvar o Brasil da beira do precipício. A desconfiança local em meio às “falsas narrativas” do ministro Paulo Guedes se contrasta com o otimismo no exterior, em meio à paralisação da pauta de votações no Congresso, que deixa os investidores à espera de um milagre.

Indefinições sobre as reformas, o Orçamento para 2021 e um novo programa de transferência de renda continuam impedindo os negócios locais de acompanharem o rali externo, à exceção do Ibovespa. A Bolsa brasileira continua se beneficiando da volta dos investidores estrangeiros, que já colocaram mais de R$ 25 bilhões na renda variável apenas neste mês. Esse fluxo, porém, não enfraquece o dólar, que segue incrustado nos R$ 5,40.

As mazelas das contas públicas no Brasil também continuam empinando a curva de juros, com os investidores temerosos de que o risco fiscal irá obrigar o Banco Central a subir os juros básicos (Selic) antes do previsto. Dados prévios da inflação oficial ao consumidor brasileiro (IPCA-15) neste mês, a serem conhecidos hoje, devem reforçar as preocupações com o acúmulo de pressão de alta nos preços, coagindo ainda mais o BC.

Todas essas incertezas levaram os investidores a buscar proteção (hedge) no dólar ontem, ao mesmo tempo em que demandavam prêmio nos juros futuros, ainda que sem atrapalhar a festa da Bolsa. Mas a confiança do investidor está abalada e apenas medidas concretas de ajuste, que respeitem a regra do “teto dos gastos” são capazes de restaurar esse sentimento. Do contrário, os riscos vão continuar sendo embutidos nos preços dos ativos locais.

Exterior positivo

Por ora, ainda não se fala em um total descolamento do mercado doméstico em relação ao desempenho no exterior. Até porque o noticiário internacional segue positivo e embalando os negócios em nível global. Os índices futuros das bolsas de Nova York amanheceram em alta firme, animando a abertura do pregão europeu, após uma sessão de ganhos na Ásia - exceto em Xangai (-0,3%). O dólar afunda, enquanto ouro e petróleo avançam.

Wall Street reage à notícia sobre o início do processo de transição formal de poder na Casa Branca, autorizado pelo presidente Donald Trump, que dará lugar a Joe Biden em 20 de janeiro. Os investidores também digerem os relatos, ainda não confirmados, de que a ex-presidente do Federal Reserve Janet Yellen deve comandar o Tesouro dos Estados Unidos durante o governo democrata.

Yellen perdeu o posto para Jerome Powell no Fed, após um processo seletivo conduzido por Trump, e é conhecida por uma postura suave (“dovish”) na condução da política econômica. A nomeação dela ao cargo de secretária do Tesouro reforça as chances de um novo pacote fiscal robusto a ser lançado nos EUA, ao mesmo tempo em que enfraquece a possibilidade de medidas agressivas, como aumento de impostos.

A diferença, portanto, entre o cenário externo e o doméstico é que lá fora o horizonte está ficando cada vez mais claro, removendo as incertezas sobre a sucessão presidencial nos EUA, ao mesmo tempo em que o êxito nos testes de imunização ao coronavírus alimentam esperanças de vida normal em breve. Já no Brasil, o risco fiscal e a segunda onda de covid-19 não serão dissipados apenas com a tentativa do governo de reverter o cenário “no gogó”.

Inflação em destaque

A prévia deste mês da inflação oficial ao consumidor brasileiro (IPCA-15) é o destaque da agenda econômica desta terça-feira. Apesar da desaceleração mensal para 0,70%, será a maior taxa para o mês em cinco ano, com o acumulado em 12 meses superando o centro da meta de 4% perseguido pelo Banco Central para este ano, indo a 4,15%, depois de ficar quatro meses seguidos abaixo do piso do intervalo de tolerância, até agosto.

 

Os números oficiais serão divulgados às 9h. Já no exterior, saem dados sobre os preços de imóveis residenciais nos EUA em setembro (11h) e sobre a confiança do consumidor norte-americano neste mês (12h). Na zona do euro, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa de debate sobre a economia global organizado pelas Nações Unidas, a partir das 11h.

Últimos comentários

Um comentário realista que nos remete a deixarmos a passividade e passar a cobrar do governo trabalho ou que caia fora!
Otimo artigo. Desconsidere o Gado.
E que esses analista não entenderam que o Brasil não anda sem cargo, quer Brasil melhor libera caso contrário aberta até onde eles podem floroixar simples assim.
Você é quem mesmo? Nunca ouvi falar de Você. Deve ser venezuelana, ,mesmo
Nossa, mas que gado hein? Acha que tem que torcer pro Brasil dar certo vestido com camisa da selecao. Cobrar do Zé Incompetente nada ne?
Cassio bola murcha!
Inflado as porcarias né? Que analistas e corretoras indicam! Isso sim!
Sai, abutre!! Olivia Vulture, voce é torcedora?
Ouvi falar que Olivia Bulla esta de mudanca para a Venezuela!
Gado grosso
Que pais vc vive?Nao e o mesmo que o nosso
Nada mais autentico do queva bula falando de vacina...
Posto FAKE Ipiranga sendo levado pela vaidade, o pior dos sete pecado capitais....
já entendi...vários comentários!A imprensa atende agora pelo nome de mídia !
Qualquer pessoa que tenha responsabilidade mínima sabe da importância extrema do ajuste fiscal. O resto é fanatismo político ou oportunismo irresponsável... e não importa o lado.
...e no fim nação lutará contra nação, um meteoro cairá no mar e etc e tal
Burla é PT.Rsrsrs
só faltou falar do apocalipse bíblico
é militante que fala?  O Brasil foi um dos melhores países durante a pandemia, mas pra ela Paulo Guedes só traz falácias.
Quero ver o Real derreter, e o ouro e o Bitcoin na lua, o Brasil sempre será assim, está bagunça socialista!!!
Quase que o texto termina dizendo que o mundo acabará em 2020. Hahaha
Mais uma excelente análise! Onde está o regime econômico responsável, liberal e moderno prometido por muitos? Em vez disso, temos um executivo medieval e um legislativo oportunista e aproveitador.
“No gogó” foi ótima. Deus Salve o Brasil!
Serio? Nossa! ...pq não diz isso aos gringos que injetaram Bilhões em Novembro? Bom, o tempo dirá! Artigo de militante... p.atético
Tubarões em busca de suas presas desavisadas e inexperientes
Smart money. Entra correndo e sai voando. Sem reformas,com as mesmas mentiras (privatizações) repetidas sempre e nunca entregues, com rolagem de dívida monstruosa ano que vem... Vai vendo...
Se abandonar a sua vertente ideologica e focar na realidade de como as coisas funcionam tera o sucesso que espera. Ainda é muito jovem pra entender isso. Mas a experiência te ensinará a ter uma visão menos localizada.
savos com a saida do PT do poder...😏
Veremos!
Parabéns Olivia, sempre muito lúcida e apertando nos pontos certos, por isso a choradeira dos torcedores.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.