Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Nova declaração de Trump derruba os mercados mundiais

Publicado 03.12.2019, 07:47
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: Os mercados asiáticos caíram na terça-feira, depois que o governo Trump provocou tensões comerciais em novas frentes.

As ações na Austrália lideraram as perdas na região, com o S & P / ASX 200 caindo 2,19% e fechando em 6.712,30 pontos. O Reserve Bank da Austrália disse na terça-feira que mantém as taxas de juros em um nível recorde de baixa de 0,75%, movimento que está de acordo com as expectativas da maioria dos analistas em uma pesquisa da Reuters. O banco central australiano reduziu as taxas três vezes desde junho deste ano. "A flexibilização da política monetária neste ano está apoiando o crescimento do emprego e da renda na Austrália e o retorno da inflação à meta de médio prazo”, afirmou o governador da RBA, Philip Lowe, em comunicado. As mineradoras tiveram um dia de queda. BHP caiu 1,8%, Fortescue Metals caiu 1,7%, enquanto Rio Tinto (LON:RIO) recuou 0,6%.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,20%. Os dados divulgados na segunda-feira mostraram que o volume total de vendas no varejo de outubro em Hong Kong caiu 26,2% ano a ano, seu pior declínio já registrado. A cidade etá sendo abalada por meses de protestos contra o governo.

O Nikkei do Japão fechou em baixa de 0,64, enquanto o índice Topix caiu 0,45%. O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,38%, com as ações da fabricante de chips SK Hynix caindo 2,24%.

As ações da China continental resistiram à tendência regional, à medida que se recuperavam de perdas anteriores. O composto de Xangai avançou 0,31%, enquanto o composto de Shenzhen ganhou 0,57%.

No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan foi negociado 0,41% menor.

Trump disse em um tweet na segunda-feira: “O Brasil e a Argentina estão presidindo uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para nossos agricultores. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de aço e alumínio enviados para os EUA desses países”. Segundo analistas, isso tem a ver com a eleição no próximo ano, com o intuito de ganhar votos e assim garantir um segundo mandato como presidente”.

O Representante de Comércio dos EUA disse na segunda-feira que pode aumentar tarifas de até 100% em certos produtos franceses, aumentando as tensões comerciais globais.

A incerteza também permanece na frente comercial EUA-China. Trump disse na segunda-feira que a China ainda quer fazer um acordo sobre comércio e vai esperar para ver o que acontece. Seus comentários vieram após o aquecimento das tensões entre as duas potências econômicas na semana passada, quando Trump assinou duas leis que apoiam os manifestantes em Hong Kong e com um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China dizendo na sexta-feira que Pequim tomará ”fortes contramedidas”. contra Washington.

EUROPA: A maioria das bolsas europeias recuperavam durante a sessão de terça-feira depois de encerrar o pregão de segunda-feira com a pior queda desde 2 de outubro, devido preocupações com o setor de manufatura dos EUA e a reintrodução de tarifas dos EUA contra o Brasil e na Argentina.

O pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,55%, mas cai 0,11% ainda na parte da manhã. Ações do setor de recursos básicos caem, pois o setor é altamente volátil ao comércio global e às notícias sobre metais. O presidente Donald Trump anunciou tarifas sobre as importações de aço e alumínio do Brasil e Argentina na segunda-feira, provocando mais tensões comerciais globais. Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American (LON:AAL) cai 2,1%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 2,4%, BHP cai 2,8% e Rio Tinto perde 1,7%.

Além disso, o representante comercial dos EUA também disse na segunda-feira que poderia cobrar impostos de até 100% em certos produtos franceses após a decisão da França de aplicar imposto às empresas digitais. O escritório de comércio dos EUA concluiu que a taxação francesa é prejudicial para as empresas de tecnologia dos EUA. As ações de empresas francesas de artigos de luxo caem com o noticiário. Kering (PA:PRTP), Hermes e LVMH recuam.

Enquanto isso, os investidores estão monitorando reuniões com os líderes da Otan que se reúnem no Reino Unido para celebrar o 70º aniversário da organização. O primeiro-ministro Boris Johnson está recebendo a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente francês Emmanuel Macron e o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, entre outros.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA abriram em alta mas voltam para o território negativo, após o presidente Donald Trump dizer na terça-feira que seria melhor esperar as eleições de 2020 para fechar um acordo comercial com a China.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.