Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Retorno do Bitcoin Considerando o Risco de Perda

Publicado 18.09.2018, 10:24
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O ditado popular diz que “quanto mais alto o voo, maior a queda”.

Tal raciocínio pode ser utilizado no mercado financeiro. Ativos que sobem muito de valor, estão propensos a maiores quedas. Em meu artigo anterior, apresentei um teste simples para tentar responder de maneira científica se a relação entre o risco de investimento em bitcoin e o seu retorno seria pior em relação aos investimentos tradicionais. Para isso, foi empregado o Índice de Sharpe, que divide o retorno médio de um ativo pelo seu desvio padrão. Trata-se de uma medida básica de volatilidade. Mas qual o problema de usar simplesmente o desvio padrão como medida de risco?

O que virá à mente de quem investiu no mais famoso criptoativo há alguns anos é que o bitcoin subiu praticamente todos os meses. E a volatilidade medida pelo desvio padrão captura tanto os retornos negativos quanto os positivos. Como medida de risco, esta característica não é tão desejável, afinal, quando se trata de risco financeiro de um investimento, não é preciso ser um gestor com PhD para saber que o risco que preocupa é o de perda do capital investido, e não o “risco” de ganho. Um investimento que sobe muito de valor a cada mês, terá da mesma forma uma volatilidade alta, mesmo que tenha gerado grandes oportunidades de ganho. Colocado de outra forma, o “risco para cima” não deveria limitar, mas incentivar um investimento!

O melhor modo de incorporar a medida de risco é penalizando o investimento apenas por seus retornos negativos, ou seja, utilizar o desvio padrão apenas nos períodos em que ele esteve em baixa. Alguns especialistas chamam essa medida de downside risk (risco de perda, em tradução livre). O indicador que desconta o retorno obtido pelo risco de perda é o Índice de Sortino.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Lembrando que assim, como no Sharpe, é subtraído do retorno do investimento em questão é o retorno no mesmo período do investimento livre de risco. Parece confuso, mas a compreensão fica mais fácil com a seguinte equação:

Índice Sortino

Nela, o risco de perda é calculado como o desvio padrão do investimento em questão apenas nos meses em que ele deu retorno abaixo do livre de risco (em geral, os juros de curto prazo das obrigações do governo).

O leitor deve estar curioso: como será que o bitcoin se saiu na comparação com as ações das principais empresas do mercado global? É normal imaginar que, por suas grandes quedas, o criptoativo se sairia mal na comparação por esse indicador. Por outro lado, o Sortino parece mais justo na comparação de retornos ajustados pelo risco que interessa ao investidor comum, que é o risco de perda. O índice de Sortino não irá penalizar qualquer investimento por ter subido muito em certos períodos, como foi o caso do Bitcoin. Os resultados estão na tabela abaixo:

Retorno do bitcoin vs ações de tecnologia

Legenda: Período de 36 meses, de março de 2015 a março de 2018, considerando retornos mensais

Nela, temos a média de retorno mensal de cada investimento. Mais uma vez o Bitcoin se destaca, tendo superado os investimentos nas maiores ações de tecnologia, mesmo essas também tendo obtido retornos considerados excepcionais.

A diferença é enorme, mesmo no caso da comparação com a Apple (NASDAQ:AAPL), a empresa mais valiosa do mundo atualmente. O índice S&P 500 reúne as maiores empresas da “economia tradicional”. O investimento em Bitcoin deu um retorno imensamente maior, além de compensar o risco tomado pelo investidor quase três vezes mais – 277%, para ser exato.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em compensação, companhias industriais famosas ao redor do mundo, que muitos investidores ainda julgam serem sempre um investimento sólido num prazo adequado, tiveram Sortino negativo, mesmo num período suficientemente longo, e tido como anos dourados para o mercado financeiro tradicional.

Sobre o Mercado Bitcoin: O MercadoBitcoin é hoje a maior e mais segura empresa de criptoativos da América Latina. Com mais de 1 milhão de clientes, a empresa está transformando a relação das pessoas com o dinheiro e busca elevar a experiência de quem vivencia essa revolução, entregando o melhor serviço de negociação de moedas digitais com segurança avançada.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.