O dólar perderá seu status de moeda de reserva internacional? Não tão cedo

 | 12.04.2023 14:03

Quem lê as manchetes abaixo pode acabar acreditando no fim do dólar em breve.

  • China e Brasil firmam acordo para abandonar uso do dólar em transações comerciais – Barron’s 3/2023
  • China conclui primeira transação de GNL em iuanes – Reuters 3/2023
  • Dólar perde sua coroa – Financial Times 2/2023

Não se espante. Manchetes que preveem a morte do dólar como moeda de reserva internacional já circulam há um bom tempo.

  • O desaparecimento do dólar – Economist 12/2004
  • Por que o reinado do dólar está próximo do fim - Wall Street Journal 3/2011
  • Dólar pode perder seu status de moeda de reserva internacional - CNBC 9/2013

Para quem se preocupa com a ascensão do iuane chinês, do bitcoin ou de qualquer outra moeda no lugar do dólar como reserva internacional, pode dormir tranquilo. Esse dia não vai chegar tão cedo.

Há quatro razões pelas quais o dólar não perderá seu status de moeda de reserva internacional em breve.

Vamos fornecer mais detalhes a respeito disso na Parte 2. Primeiro, vale a pena fazer uma breve retrospectiva das moedas de reserva e o que elas representam.  Com essa contextualização, você vai entender melhor o problema do dólar e por que o fim da moeda americana não deve acontecer no futuro próximo.

h2 História do dólar e das moedas de reserva/h2

Desde que os exploradores começaram a navegar pelo mundo por volta de 1400, já havia uma demanda por uma moeda capaz de facilitar o comércio global. Foi a partir dessa época que as redes de comércio começaram a florescer e surgiu a necessidade de adotar uma moeda comum entre todos os agentes comerciais.

Uma moeda aceita pelos parceiros comerciais evita a necessidade de troca direta de mercadorias. Esse intercâmbio direto só funciona se ambas as partes tiverem algo de valor que a outra parte queira. Caso contrário, será necessário que o parceiro venda as mercadorias recebidas na troca para outro parceiro comercial. Como é possível imaginar, isso é extremamente caro e complexo, sobretudo se estivermos falando de mercadorias grandes ou volumosas.  Sem falar em outros riscos associados ao intercâmbio direto de mercadorias, como sua deterioração, possibilidade de roubo, incêndio, etc.

Uma moeda de reserva substitui o comércio de troca direta, permitindo que um vendedor aceite uma moeda em troca de mercadorias e a guarde facilmente em segurança para utilizar em outras transações comerciais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Como mostra o gráfico abaixo, desde 1250, circularam pelo mundo oito moedas de reserva. Cada uma delas, antes do dólar, perdeu seu reinado devido a uma negligência financeira  O dólar atua como moeda de reserva mundial há um período relativamente curto.