Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

O Efeito Dunning-Kruger e o Papel da Educação Financeira Crítica

Publicado 14.08.2020, 06:55
Atualizado 09.07.2023, 07:32


Quase todo mundo que ingressa no campo das finanças, em algum momento, passa por uma situação que é mais ou menos assim: você estuda um pouco, mas de repente você tem uma ideia incrível. Algo que ninguém parece ter pensado antes e que vai te deixar muito rico/a em pouco tempo. Confiante da sua descoberta incrível, você executa a ideia e ela falha miseravelmente.            
No fim das contas, você não tinha sido a primeira pessoa a pensar naquilo. Diabos, talvez não tenha sido nem a primeira pessoa a pensar naquilo naquele dia, na sua cidade. Além disso, você havia ignorado algo óbvio, que qualquer pessoa com um pouco mais de experiência poderia ter lhe mostrado. A ideia, que antes parecia brilhante, quando confrontada com um pouco mais de informações, agora parece ridícula.
 
Você percebe, então, que a confiança que tinha na sua habilidade era fruto apenas da ignorância: você sequer tinha noção do quanto não sabia ou do quanto ainda precisava aprender. Essa pequena anedota ilustra um dos vieses cognitivos que considero mais interessantes, o chamado efeito Dunning-Kruger, em homenagem aos pesquisadores David Dunning e Justin Kruger.
 
Eles mostraram, através de numerosas pesquisas, que a confiança na própria habilidade é, na maior parte dos casos, inversamente proporcional a competência nessa habilidade. Isto é, quanto menos a pessoa entende de um assunto, mais ela acha que entende. Por outro lado, quem se esforça muito para te convencer de que sabe tudo sobre um assunto, geralmente – por ignorância ou má fé – menos ela sabe.
           
Isso é especialmente comum entre quem está ingressando no mercado financeiro porque a vontade de começar a ganhar dinheiro acaba fazendo com que as pessoas coloquem o carro na frente dos bois, por assim dizer. Na rica fauna das redes sociais e dos grupos sobre investimento, esse fenômeno é absolutamente endêmico - aparentemente, o mundo está cheio de grandes gênios/as da finança.
 
Estranhamente, contudo, essas pessoas não estão trabalhando em grandes instituições financeiras, gerindo o capital de fundos de investimento, nem operando a fortuna de investidores/as estrangeiros/as. Esses resultados também não se revelam nas estatísticas da B3, em extratos detalhados de operações, declarações de imposto de renda, absolutamente nada. Além disso, estranhamente, sempre têm uma explicação externa para as perdas, embora os sucessos sejam sempre atribuídos a própria habilidade. 
           
Combatendo o efeito Dunning-Kruger
 
Um dos grandes, talvez o maior desafio da educação financeira no Brasil e no mundo seja desfazer o estrago feito pela educação focada no “tudo que você precisa saber para investir”, como se tudo que viesse depois disso fosse desnecessário. É precisamente a ideia de que “basta aprender a técnica X”, “basta seguir a gestão de risco”, “aprender os X segredos para enriquecer” que faz com que as pessoas caiam, uma e outra vez, nos perigos do efeito Dunning-Kruger.
           
Ao invés de insistir no quão pouco se sabe, e no quanto não há como saber como o mercado irá se comportar num futuro mais ou menos próximo, a indústria da finança (corretoras, assessorias, casas de análise, educacionais, firmas de prop trading, enfim...) batem incansavelmente na tecla oposta: basta saber o mínimo e esse mínimo te permite ter uma margem de influência bem grande sobre os resultados de seus investimentos.
 
Já mencionei em outro texto que a assimetria de informações é interessante às grandes empresas do mercado financeiro, e incentivar as pessoas a sentirem o máximo de confiança com o mínimo de informação avança justamente nesse sentido. Primeiro, ao confundir a cabeça de quem investe com promessas mirabolantes e descoladas da realidade; segundo, ao insistir que o que separa essas pessoas da riqueza é um conjunto de conhecimentos secretos.
 
Isso não apenas beira, de forma criminosa, o charlatanismo – ao invés de curas milagrosas, vendem-se resultados financeiros milagrosos – e uma perversão do discurso místico – não é por menos que o campo das finanças é extremamente hermético – como viola rigorosamente o princípio fiduciário. Quer dizer, o dever de defender primeiro o interesse de seus/as clientes (estudantes) e de não induzir essas pessoas ao erro, tudo isso com a conivência da CVM.
 
Fica então a pergunta, como combater esse tipo de problema? Mais uma vez, dando protagonismo ao que chamei de educação financeira crítica. Nesse caso, buscando expor o quão complexo é o campo das finanças pessoais e como sua estrutura de funcionamento coloca o/a pequeno investidor/a – que somos todos/as nós – na base de uma longa cadeia alimentar, onde nosso interesse é de longe o que menos importa. É dessa forma que, conforme coloca Paulo Freire, podemos nos libertar pelo conhecimento, no sentido aqui de nos tornarmos livres para buscarmos e defendermos nossos interesses.
 
Isso não significa, de forma alguma, tornar o mercado financeiro e de investimentos inacessível ou intimidador. Como disse, esse é o estado atual das coisas e grandes empresas do setor, com a desculpa de estarem buscando qualificar pequenos/as investidores/as, oferecem conteúdos ultra simplificados. Na realidade, isso não só não contribui para tornar o campo mais acessível como prejudica ativamente as pessoas comuns.
 
A razão para isso não é nem um medo latente de que pequenos/as investidores/as comecem a questionar aquilo que lhes é ensinado, mas algo muito mais corriqueiro: quanto mais rápido você convence alguém que sabe o suficiente para investir bem, mais rápido e facilmente você consegue vender produtos financeiros de qualidade questionável, em largas quantidades.
 
O mesmo vale para cursos que prometem ensinar tudo, em pouco tempo, com pouco trabalho: são muito mais vendáveis que uma formação real e trabalhosa, mas muito menos recompensadora no médio a longo prazo. A quem leva a educação financeira a sério, cabe resistir à tentação de trocar nossos valores e os interesses de nossos/as estudantes pelos altos retornos obtidos por quem só está interessado/a em vender cursos, não em educar para a vida.

Últimos comentários

Excelente. É isso mesmo, o efeito Dunning-Kruger causa enormes problemas para as pessoas e para a sociedade, especialmente quando acomete os indivíduos em áreas como finanças e política.
Ótimo artigo. Os charlatões buscam liquidez para seus cursos, e o mercado agradece a liquidez dos ignorantes....
O negocio é ir atrás das informações, não é ficar esperando saber as coisas por osmose. Por exemplo, tem um bando de cara que fala que não pode operar Day trade com ativos em estoque na carteira pois isso bagunça o PM, é ridículo uma afirmação dessa visto que quem é responsável por calcular é a própria pessoa, é só ser organizado, criar um plano, aplicar, reajustar e ir nesse loop pro resto da vida.
Muito elucidativo para aqueles que não são da área ficarem espertos!!
Que texto massa! Eh assim mesmo. Vendem a ilusão de que no mercado é tudo muito simples e prático: basta clicar o botão de comprar e depois de vender e voilà: você está rico!
Execelente. parabéns pelo texto.
Boa
excelente...
Concordo em linhas gerais, mas há alguns excessos, como sugerir que somente pessoas vinculadas a instituições e grandes fundos terão conhecimento financeiro adequado...
compartilhando....
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.