Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

O Investidor Masterchef

Publicado 04.05.2020, 10:48
Atualizado 09.07.2023, 07:32

(Apesar de tudo) O lado bom da quarentena...

É curioso como o ser humano tem uma grande capacidade de adaptação. Talvez seja algum dispositivo evolutivo que faz com que nos adaptemos a praticamente qualquer tipo de situação.

Vejo isso claramente nessa quarentena. Confesso que nunca fui um grande fã de home office, acho que a minha produtividade é melhor no escritório.

Porém, dada as circunstâncias da pandemia, esse é o único caminho possível e me adaptei a esse novo estilo.

Nessa nova rotina, com um pouco mais de organização, você consegue aproveitar o tempo para executar outros planos que já havia largado mão.

Para alguns isso significa tirar o atraso daquelas séries do Netflix (NASDAQ:NFLX) que sempre quis ver. Para outros é aproveitar para aprender a tocar piano ou ler um livro.

Pessoalmente eu tinha vontade de aprender a cozinhar, mas a correria do dia a dia me impedia um pouco que isso acontecesse. Eis que, em meio a essa quarentena, consegui executar esse plano, até que com algum sucesso.

Não me entenda mal. Estou a milhares de quilômetros de uma performance Masterchef. Porém, além do novo hobby, a cozinha me fascina em alguns pontos.

É intrigante como dentre todas as opções de ingredientes, o poder de você encontrar os certos e saber equilibrá-los transforma o seu prato em algo maior e mais saboroso do que seria possível comendo cada uma das partes individualmente.

Muitas delas que, sozinhas, são inexpressivas, mas no todo fazem a diferença. Em investimentos, vale a mesma ideia.

 

Conheça seus ingredientes

Assim como na cozinha, o mundo dos investimentos é repleto de alternativas.

O mercado é como se fosse um grande supermercado, onde ficam disponíveis uma extensa variedade de ingredientes que podem fazer parte do seu prato final (sua carteira).

E, claro, cada um deles tem uma função e se beneficiam dependendo do cenário. A renda fixa é bem versátil, podendo — a depender das circunstâncias — ser mais agressiva ou defensiva — como a Marilia já disse várias vezes.

Os fundos multimercados permitem que você, com um pouco de dinheiro, acesse diversos mercados e estratégias distintas, muitas delas que não seriam possíveis de serem replicadas pela pessoa física — seja pela falta de instrumento ou nível de recursos necessários.

Em ações, você tem aquela exposição às empresas que sobreviveram a esse Brasil, terra onde até o passado é incerto. Ao mesmo tempo que, ao investir em bolsa americana, você coloca um pézinho no exterior e mitiga um pouco as turbulências da nossa terra.

E, assim como nos pratos, cada um desses ingredientes são ótimos separadamente. Eles geram ótimos retornos ao longo dos anos, em maior ou menor grau.

Performance dos ativos

Fonte: Economatica

Entretanto, quando juntos, transformam seu prato em Masterchef.

 

Montando seu prato

Além de escolher os ingredientes e saber executar aquela receita, dominar a arte de combiná-los é também muito importante.

Aqui a dosagem é muito crucial. Sal de menos deixa seu prato “sem graça”. Sal a mais deixará o conteúdo intragável.

Tudo tem a sua medida certa, não adianta querer exagerar. A mesma lógica se aplica quando pensar na sua carteira.

Imagine que você tenha essas seis classes de ativo: Índice de Dividendos (IDIV), Ibovespa (IBOV), bolsa americana (S&P 500), índice de multimercados (IHFA), IMA-B e o CDI.

Com base nos retornos que aconteceram desde 2012, você pensa em montar uma carteira para os próximos 10 anos.

Retorno desde 2012

Fonte: Economatica

Veja que, a cada ano, você tem um ganhador. Logo seria difícil acertar qual seria o próximo.

Poderia, então, chegar à brilhante conclusão de alocar 100 por cento na carteira de dividendos, uma vez que ela vence em 4 dos 9 anos.

Isso seria uma péssima jogada. Olhando a tabela, todos os outros ativos tiveram melhores rentabilidades no acumulado dos 9 anos.

Dito isso, como se preparar para os próximos 10 anos sem saber quais são os cenários que vão prevalecer?

 

Minha resposta: combinando as estratégias!

Simulei aqui uma carteira que tenha: 20 por cento no exterior na forma de S&P, 30 por cento em CDI, 10 por cento em IMA-B, 10 por cento no IHFA, 15 por cento do Índice de Dividendos e 15 por cento no Ibovespa.

O resultado que você obteria ao fazer essa alocação durante esses nove anos seria:

Alocação distribuída

Fonte: Economatica e Nord Research

Note que, ao combinar cada um deles, você conseguiu atingir um resultado muito melhor do que qualquer um desses ativos separados.

A sua parcela no exterior e no CDI ajudaram a limitar as perdas da carteira de ações no Brasil durante a crise do governo Dilma, passando muito bem por aqueles tempos sombrios.

Em contrapartida, em 2018, quando o S&P caiu 15 por cento devido ao medo de recessão na economia americana, a sua carteira de ações brasileira subiu 40 por cento e o IMA-B outros 15 por cento.

É claro que esse é um exemplo, não se apegue a alocação. Meu único intuito era mostrar a você o quão valoroso é montar uma carteira equilibrada.

Sendo assim, está na hora de você começar a pensar em montar a sua.

 

Monte seu prato Masterchef

Seja na cozinha ou nos seus investimentos, tão importante quanto escolher os ingredientes (ativos) é saber a combinação perfeita entre eles.

Aquela dosagem que cria uma sintonia incrível, com cada componente contrabalanceando um ao outro, e criando um produto final fabuloso.

Estamos aqui para lhe ajudar nas duas pontas.

A Marília pode lhe guiar pelos caminhos da Renda Fixa, enquanto o Ricardo vai lhe oferecer a melhor carteira de dividendos que você já viu.

O Bruce vai lhe entregar de bandeja uma combinação de ações vencedoras, enquanto eu e o Renato vamos lhe mostrar as melhores opções em termos de fundos de investimentos.

Claro que separados todos entregam ótimos resultados. Contudo, quando combinados, somos muito melhores.

Sabemos que montar uma carteira de investimentos não é algo trivial. Existem muitas dúvidas nesse processo e exige bastante estudo.

Pensando nisso, a Marília resolveu inovar. Ela montou um programa de imersão de 30 dias dedicado a lhe ajudar nessa missão de montar sua carteira.

E convidou todos os analistas da Nord para auxiliar você a se tornar um mestre em cada uma das classes de ativos.

Afinal, um grande chef também precisa conhecer cada ingrediente antes de buscar combiná-los.

Os conteúdos no Telegram já começaram, mas você pode recuperar o histórico e acompanhar a turma. Ainda dá tempo.

Não deixe essa oportunidade escapar pelos seus dedos.

Espero te ver do outro lado!

Um abraço!

Últimos comentários

O único problema que vi desta simulação é que daqui para frente o CDI não paga mais nada, logo 30% nele daqui para frente seria prejuízo por causa da inflação verdadeira.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.