Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

O ‘Lado Negro’ da Diversificação

Publicado 12.12.2019, 17:44
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Todos nós já estamos cansados de ouvir que a diversificação reduz o risco. Segundo a teoria financeira, o risco de uma ação é medido pelo seu desvio-padrão, ou seja, a sua volatilidade. No entanto, existe um “lado negro” da diversificação que é pouco abordado: ela reduz o potencial de ganho.

Se calcularmos o desvio-padrão de um portfólio com uma ação, duas, três, e assim por diante, teremos algo como o gráfico abaixo. O eixo vertical representa o desvio padrão do portfólio, e o eixo horizontal, o número de ações compondo este portfólio.

caption

Como podemos ver, à medida em que adicionamos ativos em nossa carteira, podemos reduzir o risco de nosso portfólio pela metade. Note também que a maior parte do benefício é atingido com poucas ações. Depois disso, a redução marginal do risco vai se deteriorando, ou seja, não faz muita diferença possuir 21 ou 29 ativos.

Isso ocorre pois existem dois tipos de risco, e somente um pode ser completamente eliminado pela diversificação. Este é o chamado risco específico, que diz respeito aos riscos que cercam uma empresa individualmente e são peculiares a ela e seus concorrentes imediatos.

O outro risco, que não se pode evitar independentemente do quanto se diversificar, é o risco de mercado, ou seja, os riscos da economia que ameaçam todas as empresas.

A diversificação funciona porque os preços das ações não se movem exatamente juntos, ou seja, não são perfeitamente correlacionados. É claro que ações de um mesmo setor tendem a se mover mais conjuntamente do que ações de setores não relacionados.

Dessa forma, é importante construir um portfólio estratégico com setores diferentes. Minha recomendação é que você não exponha mais de 30% de sua carteira de investimentos em um único setor. Assim, você pode ter, por exemplo, Suzano (SA:SUZB3) e Klabin (SA:KLBN11), desde que não ultrapassem o limite de 30%.

caption

O gráfico acima demonstra um portfólio somente com ações da Ford, um portfólio somente com ações da mineradora Newmont e um portfólio dividido igualmente entre as duas. Como podemos ver, as ações não se moveram da mesma forma, e um declínio no preço da Newmont foi compensado por um aumento no preço da Ford. Portanto, um portfólio dividido entre ambas teria reduzido as flutuações mensais de seus investimentos.

Mas, como também podemos ver no gráfico acima, um portfólio somente de Ford teria performado melhor do que um portfólio igualmente dividido com a Newmont ou outro feito somente com a Newmont.

Warren Buffett gosta de dizer que uma das razões para o seu sucesso foi o fato de não ter tido medo de apostar alto em suas melhores ideias. Segundo ele: “A estratégia que adotamos nos impede de seguir o dogma-padrão da diversificação. Muitos gurus diriam, portanto, que essa estratégia deve ser a mais arriscada do que a empregada por investidores mais convencionais. Na verdade, acreditamos que uma política de concentração de portfólio pode diminuir o risco se aumentar, como deve ser, tanto a intensidade com que o investidor pensa no negócio como o nível de conforto que ele sente com suas características econômicas antes de comprá-lo”.

Buffett entende que grandes ideias só ocorrem em raras ocasiões. Por isso, ele mantém o padrão elevado, investindo apenas em ótimas ideias e apostando alto quando se depara com uma delas.

Segundo o Oráculo de Omaha, seu histórico mostra que não é preciso estar certo muitas vezes na vida, uma vez que foram 12 decisões de investimento ao longo de seus 40 anos de carreira que fizeram toda a diferença. Para se ter uma ideia, historicamente, mais de 75% das participações em ações da Berkshire Hathaway foram representadas por apenas cinco empresas diferentes.

Sendo assim, um portfólio concentrado pode reduzir o risco pois obriga o investidor a ser mais cuidadoso e minucioso em suas escolhas.

Estou dizendo para você não diversificar?

De forma alguma! No entanto, você deve tomar cuidado para não comprar tantas ações a ponto de parecer um índice do mercado financeiro (rs). Foque em de 15 a 20 ativos de alta qualidade, os quais você entenda bem, de setores e países diferentes e deixe o resto com o longo prazo e os juros compostos. Mas, lógico, sempre acompanhando a posição para ver se aqueles ativos não perderam valor.

Últimos comentários

Há outro aspecto a considerar. Diversificar depende do tanto de dinheiro que se tem pra investir em ações. 10, 50, 100mil reais determinam o número de ações na carteira. Até o meio do ano, um lote de Magalu custava 22k.
bacana, toda informação é bem vinda.
na prática não disse nada de novo, porém ressaltou o mais importante, não importa a quantidade de ações, mas sim seus fundamentos e conhecimento sobre as mesmas ...
...então quem não achar que é necessário, porque ganhará menos, não diversifique! inutilidade ao extremo!
Pelo visto, você não entendeu a ideia.
Gosto de pensar que uma ação sozinha não me deixará bilionário, mas o conjunto delas, como também não ficarei preso a 5 ou 6 ações, só porquê estão em crise, se todo o restante do portifólio deixará meu investimento positivo dia após dia. Por isso sigo diversificando, sempre buscando empresas com Excelentes Fundamentos, e investindo adequadamente neles.
ótimo ponto de vista.
Tudo que é variável representa risco, seja ele baixo ou alto, por isso existem a classificação dos investimentos, até a "renda fixa" tem variações, o que a representa é o risco retorno.
Diversifique, mas, quando tiver um palpite com embasamento nao fique com medo de colocar suas fichas, isso compensa muito e garante altos retornos.
Artigo excelente Tiagão
Gostei demais.
tenho 19 divididas em 1 ETF 5 FII, cada um em um seguimento, e 13 ações de diferentes seguimentos. muito constante e rendimento bonzinho (batendo Ibovespa)
tenho 19 divididas em 1 ETF 5 FII, cada um em um seguimento, e 13 ações de diferentes seguimentos. muito constante e rendimento bonzinho (batendo Ibovespa)
essa historia de dizer que ter muitos ativos é o mesmo que ter o índice é balela. Se vc nao tiver Petro, Vale, Ambev, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, pronto, já nao replicou o índice.
Você tem "consciência" de que não entendeu o que o autor disse? Mds
Invista em interpretação de textos.
Portfólio compacto!!! Lucrativo e ponto final
Tiago, pq a Suno está aumentando a diversificação em suas carteiras?
Excelente Artigo Tiago concordo plenamente com o seu racional!
Muito bom. informação importante para quem está começando
Eu com 70% em um só ativo ganhei por um tempo mas agora só estou na espera dele subir kkk paciência com cvc .agora vou mudar 70% para no máximo 30%
Excelente artigo. So modificaria o título para “o lado RUIM da diversificação”. No mais, conteúdo impecável.
Mi-mi-mi
Star Wars, The Dark side of the Moon... só me lembro dessas referências. O resto é mimimi.
Tiago Reis. Não tenho costume de ler por aqui. Vi o autor, tive que parar pra ler.
artigo muito bom
O Pit tem uns 50 ativos na carteira kkkk
ele deve ficar bebado e envia ordens ahhahahahahah
Esse Pit Money é de longe o pior dos Youtubers, pegou carona nas ideias do Fábio Holder e depois fica gritando "BUY AND FODA-SE"
Parabéns pelo artigo
Muito bom artigo. Parabéns!
Muito bom artigo. Parabéns!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.