Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

O Mercado Está Invertendo a Curva de Juros Americana, Mas Não É Uma Recessão Iminente

Publicado 15.07.2019, 09:10
Atualizado 20.09.2023, 07:34

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

Nas últimas semanas, os investidores têm concentrado suas atenções na curva de juros dos EUA, tentando freneticamente decifrar a mensagem enigmática que ela pode estar transmitindo, já que pode ser um sinal de uma recessão iminente na maior economia do mundo. E não sem razão. No passado, sempre que houve uma inversão pronunciada na curva de juros por um longo período, tratava-se de um sinal de recessão. No entanto, desta vez pode ser diferente, pois as taxas de juros ao redor do mundo despencaram.

Isso significa que a curva de juros pode estar indicando simplesmente que vivemos em um mundo com taxas de juros deprimidas pela flexibilização das políticas monetárias. Um mundo onde países como Itália, Espanha, Tailândia e Cingapura adotam taxas de 10 anos iguais ou até menores do que as dos títulos de 10 anos do Tesouro americano.

Inversão “mista”

De fato, houve uma inversão na curva de juros dos títulos do Tesouro americano com diferentes vencimentos. Por exemplo, o rendimento de 10 anos e o de 3 meses estão invertidos, mas o de 10 anos menos o de 2 anos não. A questão que fica, no entanto, é: o que está causando essa inversão? Será que é o risco cada vez maior de uma recessão ou as forças do mercado atuando para empurrar a taxa de 10 anos para baixo, enquanto o Fed sustenta a taxa de 3 meses? Lembre-se que os rendimentos com prazos menores na curva são mais influenciados pela política monetária, ao passo que os rendimentos mais longos são ditados pelas forças do mercado.

Gráfico Ganhos Treasuries: EUA a 3 meses x EUA a 10 anos

Rendimentos atraentes em comparação com os títulos mundiais

Acredite ou não, os títulos de 10 anos dos EUA têm um rendimento cerca de 45 pontos-base maior do que o da Itália. Enquanto isso, a taxa de 10 anos da Espanha é cerca de 165 pontos-base superior à de 10 anos dos EUA. Como investidor, é melhor manter uma dívida do governo italiano com rendimento de 1,7% ou um título de 10 anos dos EUA a 2,15%? A resposta parece óbvia.

No caso de Cingapura e Tailândia, seus títulos de 10 anos estão sendo negociados perto da paridade com a taxa norte-americana. Sem dúvida, estamos vivendo em um mundo com taxas de juros baixas.

Gráfico Ganhos: EUA a 10 anos x Espanha a 10 anos

Dinheiro fácil

Como os bancos centrais sinalizam uma flexibilização ainda maior para elevar a inflação e o crescimento, os investidores são forçados a buscar rendimento em títulos governamentais mais longos. Isso pressiona as taxas para baixo e obriga os investidores a adquirir títulos norte-americanos com maior rendimento, o que, por sua vez, reduz as taxas nos EUA.

Há, entretanto, outra força em jogo, e ela virá do maior comprador de títulos de todos: o Federal Reserve, banco central dos EUA. No final deste segundo semestre, o Fed iniciará a aquisição de nada mais, nada menos US$ 20 bilhões em títulos do Tesouro americano enquanto os títulos lastreados em hipotecas expiram. Cientes de que a entrada do Fed no mercado, em peso, pode contribuir para a continuidade da queda dos títulos norte-americanos, os investidores começam a se antecipar a essa iniciativa.

Recessão, será mesmo?

A ideia de que os EUA estejam a caminho de uma recessão parece descabida neste momento. A última pesquisa industrial do ISM foi de 51,7%, indicando que o setor ainda está em expansão. Além disso, o relatório observa que o dado corresponde a uma taxa de crescimento do PIB no segundo trimestre de 2,6%, muito longe de uma contração ou recessão.

Gráfico Evolução ISM

Mercados trabalhando

São essas forças do mercado que estão pesando sobre os rendimentos dos títulos americanos e reduzindo suas taxas, e não uma recessão iminente. As taxas de juros mais elevadas nos EUA também foram responsáveis pelo significativo fortalecimento do dólar americano, o que também está pesando sobre as taxas de inflação e pressionando para baixo os preços das commodities. As baixas taxas de inflação provavelmente farão com que o Fed corte os juros no futuro.

Na próxima vez que você ouvir falar sobre a inversão da curva de juros e os sinais cifrados que ela pode estar transmitindo sobre dias difíceis pela frente, olhe ao redor do mundo e para as taxas de outros países, imaginando quais títulos você preferiria ter. Realmente, pode ser simples assim.

A única mensagem que o mercado de títulos soberanos pode estar transmitindo é que vivemos em um mundo com taxas de juros reduzidas, e os EUA oferecem os papéis mais atraentes.

Últimos comentários

Os apocalípticos de plantão piram..
contraditório
contraditório
Seu texto foi encomendado? Muito boa explicacao sem convencimento...
Bundas na parede, certifique-se que a parede não é de dry-wall, 2008 vai ser marolinha!!! Se já tem "bc" pagando juro negativo, quando vier a próxima recessão só restará uma alternativa: comprar uma impressora a laser e imprimir dinheiro em preto e branco mesmo para economizar tinta!
Parabens pelo texto!
ora, se economias menos seguras estão praticamente em paridade com os juros americanos e mesmo assim acontece esse comportamento na curva dos juros americanos, não seria mais sensato pensar que é mais grave que imaginar uma recessão americana? Isso não implicaria em uma recessão global?Desculpem minha ignorância.
ora, se economias menos seguras estão praticamente em paridade com os juros americanos e mesmo assim acontece esse comportamento na curva dos juros americanos, não seria mais sensato pensar que é mais grave que imaginar uma recessão americana? Isso não implicaria em uma recessão global?Desculpem minha ignorância.
Mais uma razão para o Fed cortar os juros.
curva de juros indica e sempre indicará recessão econômica e dessa vez será uma recessão mundial. governos fazedores de papel sem valor, sem lastro.
Conclusão, nunca compre titulos de governos endividados e manipuladores de economias (juros aritificiais e expansão monetária).
sim, curva invertida indica recessão
Brilhante ! Ponto de vista inovativo
Você leu o que escreveu? Forças de mercado, num cenário com uma liquidez brutal criada artificialmente? No mesmo texto você admite a "flexibilização monetária", - que é a causa da inversão da curva de juros - uma ação arbitrária e completamente anti-natural de bancos centrais, e ao mesmo tempo diz que essa inversão seria consequência das forças de mercado? Só pode ser brincadeira... Esse é o nível dos "analistas".
quer justificar suas posições compradas arranjando desculpas aleatórias
Derá sim diferente! o crash será bem maior
Desta vez será diferente!!! Antes de um crash sempre se fala isso.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.