O mercado imobiliário nos EUA está ficando caótico

 | 16.11.2022 10:41

O dado de inflação aos consumidor dos EUA disponibilizado no dia 10/11/2022 trouxe esperança para os investidores, devido a uma desaceleração da inflação, fazendo com que o SP500 atingisse novamente a região de 4.000 pontos, uma alta de mais de 14% após atingir suas mínimas até o dia 12/10/2022. 

Porém, os gastos com habitação, que equivalem a aproximadamente ⅓ do CPI, seguem elevados. A ponderação do dado mostra que gastos com abrigo representam 33%, que é o maior de qualquer categoria, e apresentou um aumento de 6,9% no último ano.

Os custos com habitação são basicamente subdivididos em aluguel, hospedagem, seguro, sendo residencial ou de inquilino, e residência dos proprietários, onde o aluguel e os custos para residência de proprietários são os mais significativos. Tivemos um aumento significativo de 0,8% no mês de outubro no custo com habitação, que representa o mais alto ganho mensal histórico das últimas três décadas.

Os valores dos ajustes de aluguel, que ocorrem a cada 12 meses, tendem a subir. Esse atraso no reflexo inflacionário ocorre justamente por conta do período de reajuste. Dessa forma, a dinâmica de mercado atual não se repete para o próximo exercício. Sendo assim, os gastos com moradia continuarão pressionando a inflação para cima.

Outros aspectos importantes para o mercado de real estate é que o preço dos aluguéis subiram 0,31% no mês de outubro e a demanda por hipoteca caiu, conforme as taxas cresceram. A listagem de casas novas também diminuiu em aproximadamente 17% em comparação ao mesmo período do ano anterior, podendo mostrar uma desalavancagem no setor.

Sendo assim, de acordo com a importância que os custos com habitação, bem como aluguel, impactam nos orçamentos das famílias norte-americanas, acredito que a inflação atrelada à moradia, que reflete diretamente na inflação ao consumidor, siga em alta pelo menos no primeiro semestre de 2023.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações