O Que é MELHOR: Operar o Índice da Bolsa ou Investir em Cada Ação Separada?

O Que é MELHOR: Operar o Índice da Bolsa ou Investir em Cada Ação Separada?

Rodrigo Rebecchi  | 22.05.2020 11:13

Esta é uma pergunta que pode intrigar grande parte dos investidores.

Qual o melhor custo/benefício: alocar o seu dinheiro no principal Índice da Bolsa de Valores BOVA11, que engloba os papéis mais relevantes da Bovespa, ou fazer um estudo minucioso de cada ação para selecionar em qual empresa investir de forma separada?

Olha, pela minha experiência, não quero ser o dono da verdade aqui, mas, por tudo que estudo, todos os cursos que fiz, livros que li e operacional desde 2011, acredito que ainda pode valer a pena você dedicar seu tempo para avaliar cada empresa e ter o seu PODER DE ESCOLHA.

Uma frase que levo comigo é que “ninguém vai cuidar melhor do seu dinheiro do que você mesmo”! Você ter o poder de avaliar o desempenho das empresas e escolher por si mesmo em qual vai alocar o seu dinheiro pode ser uma atitude libertadora.

Outra coisa que você precisa levar em consideração é que, eventualmente, comprando o Índice, você poderá comprar também muito “lixo” junto. Poderá compor uma “carteira tóxica”. Poderá investir por tabela em um monte de empresas que não fazem sentido.

Avaliar individualmente cada companhia pode ser interessante para justificar determinado investimento em cada setor, dependendo de cada ciclo econômico de tempos em tempos.

Em épocas de coronavírus, por exemplo, as empresas exportadoras de commodities estão se dando bem, como a Vale (SA:VALE3), principalmente pela alta do dólar. As companhias do setor elétrico, por estarem em um setor defensivo, também chamam a atenção. As pessoas estão em casa e não deixaram de consumir eletricidade por causa da pandemia.

Os bancos pagam bons dividendos. As empresas do varejo que possuem um bom e-commerce também merecem destaque nos seus faturamentos. E não se esqueça do setor de saúde e de seguros.

Agora, tome cuidado com o setor imobiliário, shoppings, turismo e varejo em geral.

Você entende como analisando de forma separada cada setor e empresa você pode montar uma carteira mais inteligente? Interessante, não é?

Por fim, uma coisa muito importante: os DIVIDENDOS. Vivemos um cenário novo no Brasil. O cenário de juros baixos. A Renda Fixa praticamente não rende mais nada!!! Dependendo do produto que você escolher, o seu rendimento (juros reais) ao final do período poderá ser negativo.

Dessa maneira, podemos estar evoluindo nossa maneira de investir. Você já ouviu falar que a poupança do americano é a bolsa? Pois é! Com o “crash” do coronavírus, tivemos uma melhora no valuation de muitas companhias listadas.

Se você tiver o interesse em pesquisar sobre os dividends yields, vai notar que várias ações podem pagar de 3 a 4 vezes mais do que o CDI. Isso pode ser MUITO INTERESSANTE…

Você só vai receber dividendos se investir de forma separada na bolsa. Comprando cada ação individualmente. Se você comprar o Índice geral (BOVA11), você não vai ganhar DIVIDENDOS.

Enfim, essa é a minha opinião. Acredito que o trabalho de “minerar” as melhores ações na bolsa ainda faz sentido sim.

Grande abraço!

Rodrigo Rebecchi

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Zé Carlos taxista Santos
Zé Carlos taxista Santos

muito bom! Boas colocações, quando escolhi algo pra mim, e quando errei, aprendi com o erro, palpite é só de bancos....  ... (Leia Mais)

25.05.2020 11:47 GMT· Responder
Ricardo Cunha Mattos Portella
Ricardo Cunha Mattos Portella

Tem a questão tributária também. Operações com o BOVA11 ou BOVV11 são tributadas em 15% sem levar em consideração o limi6de isenção de 20 mil por mês.   ... (Leia Mais)

22.05.2020 18:58 GMT· Responder
Robson Araújo
Robson Araújo

Sou eu que escolho as ações e as famosas FII´s, ou seja, assim tenho mais chances de "faturar" um pouco mais.  ... (Leia Mais)

22.05.2020 18:55 GMT· Responder
Reis007
Reis007

Eu aplico em ações e faço meu gerenciamento de risco em diversos seguimentos.  ... (Leia Mais)

22.05.2020 18:53 GMT· Responder
Cicero Trader
Cicero Trader

Melhor é saber operar!  ... (Leia Mais)

22.05.2020 18:52 GMT· Responder
Alexandre Andrade
Alexandre Andrade

Eu invisto direto no IVV, e pago 0,04% de taxa, contra os 0,24% do IVVB11, além de receber os dividendos. Obrigado.   ... (Leia Mais)

22.05.2020 17:46 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.