Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

O Que Esperar Desta Semana: Encontro da OPEP Deve Dar o Tom Para o Petróleo

Publicado 02.03.2020, 13:55
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Os investidores globais passaram por uma das semanas mais difíceis desde o colapso dos mercados em 2008.

Os investidores americanos e globais preferiram a segurança dos Títulos do Governo americano que voltaram a se valorizar, numa clara sinalização de que é preferível liquidez com baixa retorno do que risco elevado com volatilidade.

Nós da Upside Investor acreditamos que após uma semana de estragos nas bolsas internacionais, uma recuperação é factível, se os dados das principais economias ajudarem. Veja abaixo, os destaques da semana.

Os principais destaques da semana para o Brasil são hoje a Balança Comercial brasileira, que pode já refletir os efeitos do impacto do coronavírus sobre a economia brasileira. Lembrando que a China é o principal destino do minério de ferro produzido por Vale (SA:VALE3) e CSN (SA:CSNA3). O gigante asiático é o maior comprador de petróleo da Petrobras (SA:PETR4). E também é um dos maiores compradores de carne, soja e papel e celulose.

Por sua vez, o Brasil é comprador de importantes insumos eletrônicos da China, que são parte da produção local de linha branca como geladeiras, e equipamentos de telecomunicações como celulares, que podem ser impactados pela interrupção da produção chinesa, com possíveis desdobramentos sobre o varejo brasileiro.

Ainda relacionado ao setor produtivo automotivo, que possui enorme peso na economia nacional, devemos observar os dados da Anfavea e Fenabrave sobre vendas e estoques do setor.

Petróleo é Destaque Nesta Semana

Os investidores globais devem observar com cuidado a reunião da Opep, que reunirá os principais produtores globais de petróleo nesta terça.

A expectativa é de que os principais produtores de petróleo realizem cortes na produção de forma a sustentar o preço do barril que caiu para US$ 50 no Brent e US$ 45 no WTI. Os cortes devem ficar principalmente com Arábia Saudita.

FED é Outro Ponto de Atenção Nesta Semana

Durante a semana, também são aguardados diversos pronunciamentos dos presidentes regionais do FED americano, na terça se pronunciam Cleveland e NY, na quarta temos o Livro Bege e o discurso de Bullard, do FED St Louis. Os investidores tentaram inferir se a economia global está entrando em uma rota de recessão e quais serão as ações do Banco Central Americano.

Por sua vez, uma mudança na taxa de juros dos EUA deve impactar a atratividade da Selic, bem como mexer na taxa de câmbio.

Relatórios de Empregos nos EUA

Os investidores devem observar também com cuidado os dados de emprego nos EUA. As projeções apontam para uma menor criação de vagas: 190 mil empregos, ante 225 mil empregos criados em Janeiro.

Os dados do emprego são a chave para entender se as empresas mudaram suas perspectivas de contratação diante do surto do covid19.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.