Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Ações: O Que Fazer Com Banco Pan?

Publicado 24.05.2019, 15:16
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Essa ação é minha queridinha há muito tempo.

Tudo começou em março de 2016, quando eu descobri que o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) tinha risco de crédito e sua disponibilidade era apenas 2,3 por cento daquilo que ele garantia.

Pensando nisso, era preciso analisar banco a banco antes de se investir em um CDB, LCI ou LCA.

Decidi fazer uma lista de uns 30 bancos para os meus clientes, mostrando se eles eram ou não confiáveis para investimento.

Numa dessas, conheci o Banco Pan (SA:BPAN4).

O primeiro balanço do banco que vi foi este:

Balanço Banco Pan 2T16

O prejuízo acumulado crescia a cada trimestre!

Era um banco que ninguém gostava. Acho que muito em função do histórico de escândalos. Nos eventos da APIMEC, só ia eu, meia dúzia de gato pingado e o Carlos Herrera (que eu arrastava comigo para algumas reuniões).

Um filho com pais ricos

Depois de muito estudo, em setembro de 2016, eu escrevi um relatório recomendando investimentos de até 6 meses no banco, mas avisando que era uma aposta muito arriscada!

O racional do meu voto de confiança foi baseado em 2 pilares que são extremamente importantes para se entender o caso do banco:

1) Com a compra do Banco Pan pela Caixa e pelo Pactual em 2011 e 2010, o banco conseguiu um funding artificialmente barato –que ele não teria se esses dois gigantes não estivessem lá dentro. Isso viabilizou uma série de operações, como o crédito consignado.

O crédito consignado tem um spread bem mais baixo do que os outros empréstimos, pois é considerado de menor risco. O banco desconta as parcelas da dívida diretamente do salário do funcionário público ou aposentado, sendo que o pagamento tem risco governo (menor do mercado).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Por conta disso, todo banco quer dar esse tipo de crédito, mas nem todo banco consegue, pois o ganho é muito baixo. Se você é um banco arriscado (que precisa pagar juros mais altos para captar dinheiro), você não consegue rentabilizar seu balanço investindo esse dinheiro caro em produtos que rendem pouco.

Mas, com o funding barato (papai Pactual e mamãe Caixa), o Banco Pan conseguiu rentabilizar esse tipo de operação, que hoje é a maior parcela de crédito do banco.

Fonte: balanço 1T2019

Guarde isso na sua cabeça, vamos voltar para esse ponto mais tarde…

2) O Banco Pan tinha um acordo com a Caixa no qual ele poderia vender o excesso de carteiras de crédito originadas (desde que com certos padrões, que foram totalmente incorporados pela equipe de captação).

Isso é importante, pois permitia três consequências super relevantes...

Primeiramente, ele poderia trabalhar no limite da sua Basileia (alavancagem), uma vez que toda a originação em excesso que fizesse, seria imediatamente repassada para a Caixa.

Segundo, essa venda de carteira para a caixa gerava um lucro, dando a ele uma alavancagem operacional enorme e garantindo uma saída mais rápida do prejuízo no balanço.

Terceiro, ele podia vender os créditos que não queria, ficando com os melhores ratings de crédito no balanço, consumindo novamente menos Basileia.

Basileia (capital guardado para perdas) menor, significa ROE maior!

Se você consegue alavancar mais o seu patrimônio, consegue gerar um retorno maior para os seus ativos.

Por fim, o Banco Pan tinha um crédito fiscal de mais de 2 bilhões de reais, dos prejuízos dos anos anteriores. Assim que começasse a dar lucro, o tal crédito seria suficiente para abater o imposto de vários e vários anos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Uma aposta que valia a pena

O lado ruim era uma dívida feita na época do escândalo, que era caríssima e só ia começar a sair do balanço lá entre 2021 e 2023. Ela pesava muito sobre as despesas financeiras.

Eu achei o case animal!

Do jeito que estava, me parecia uma "opção de graça". Claro que tudo dependeria do Pactual e da Caixa continuarem injetando dinheiro. O contrato com a Caixa tinha vencimento: dezembro de 2018. Então eu tinha que ficar de olho nesse risco, que poderia quebrar todo o ciclo de rentabilidade.

Nessa época, o banco negociava a 0,40 vezes book. Ou seja, as ações valiam o equivalente a apenas 40 por cento de todo o seu patrimônio.

Eu gostava tanto dessa ação que comecei a contagiar meus pares. Eu era apenas uma analista de renda fixa, mas achava que tinha fogo nessa fumaça.

No final de 2016 fizemos uma aposta entre todos o analistas da casa onde eu trabalhava na época: qual seria a melhor ação para 2017?

Todo analista deu o seu palpite, e mais um dinheiro, fazendo um grande bolão. O vencedor levava tudo. O perdedor pagava em dobro.

Eu escolhi Banco Pan! O preço era 1,24 reais.

E o resultado do balanço ainda era de muito prejuízo.

Eu não ganhei a aposta de final de ano, afinal, em 2017 a ação se valorizou apenas 46 por cento.

A recomendação de Ação feita pela analista de Renda Fixa

Em janeiro deste ano, começamos com a tese da MORTE DA RENDA FIXA. Em resumo, eu expliquei aos leitores que a renda fixa estava com um risco retorno ruim, pois as taxas estavam em mínimo histórico e com pouco upside para o futuro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Por outro lado, naquele momento, as ações eram uma excelente alternativa de investimento. Ainda haviam alguns papéis muito baratos.

Então, se estávamos reduzindo a exposição em renda fixa, era natural dizer onde alocar parte desse dinheiro.

Foi aí que nossa equipe interna me pediu para escrever um relatório com AS 4 AÇÕES RECOMENDADAS POR UMA ANALISTA DE RENDA FIXA.

Ahhhh, essa era a minha hora!

O relatório ficou pronto no dia 18 de janeiro.

Adivinha quem foi uma das 4 ações recomendadas??? Que estava negociada a 2,04 reais, mas cujo balanço já estava com lucros crescentes e ROE acima de 6 por cento?

Pois é...

Desde então, a ação fez isso:

Gráfico Ações Banco Pan

Como é natural, depois de tudo esse crescimento, todo mundo que me acompanha não para de perguntar: Marília, e agora? O que faço com Banco Pan?

A nova onda das ".com"

Fui olhar os múltiplos, para ver se a ação seguia barata.

Quase caí para trás!

A ação negocia hoje a 1,5 vezes o book.

Veja como é esse múltiplo em outros bancos:

Banrisul (SA:BRSR6) negocia a 1,27 vezes book.

Banco do Brasil (SA:BBAS3) negocia a 1,32 vezes book.

Banco ABC (SA:ABCB4) negocia a 1,03 vezes book.

Daycoval negociava a 0,7 vezes book, até fechar o capital.

Sofisa (SA:SFSA4) negociava a 0,8 vezes book antes de fechar o capital.

Por que o Banco Pan seria tão melhor que esses outros?

Ainda mais tendo uma estratégia de rentabilização sendo 100 por cento dependente do financiamento barato dos controladores?

Se o Banco Pan não tivesse os controladores que tem, dando linha de liquidez barata, a quanto ele captaria no mercado? E isso seria suficiente para rentabilizar um balanço de crédito consignado?

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Essa estratégia se sustenta no longo prazo?

E mais do que isso: o próprio controlador diz querer vender a empresa assim que conseguirem.

À primeira vista, aquele múltiplo não me fez sentido nenhum.

Mas, se olhando mais a fundo, vi que o mercado paga muito mais caro se um banco adicionar certos adjetivos ao seu site: "100% digital"; "disruptivo", "orgânico", "fintech", "vegano".

Piadas a parte, o Banco Inter (SA:BIDI4) é um excelente exemplo.

Ele negocia a incríveis 6,82 vezes patrimônio.

O banco aumenta agressivamente o número de clientes a cada trimestre, investindo forte em propaganda e tecnologia, e os investidores pagam altíssimos múltiplos pela esperança de que eles consigam monetizar isso de alguma forma.

Nesses meus anos de conversa com o Banco Pan, não me recordo nenhuma vez de ter ouvido que a intenção deles fosse ser um banco digital, disruptivo, com taxas zero e várias soluções inovadoras para os clientes.

Eles me pareciam muito mais preocupados em rentabilizar o balanço e seguir fazendo consignado e veículos, do que aumentar muito o capex com investimento em marketing e tecnologia, como faz, por exemplo, o Banco Inter.

Por tudo isso, e pela dependência de sua estratégia na continuidade dos controladores (um deles quer sair), eu não vejo um potencial grande de valorização da ação daqui para frente.

Acho um pouco de wishful thinking (fé) achar que o Banco Pan pode vir a ser um banco digital disruptivo.

Pode acontecer? Claro que pode.

Mesmo não acontecendo, a ação pode continuar subindo? Claro que pode.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Mas, diante dos fatos, acho que temos alternativas muito mais baratas e com mais potencial do que Banco Pan no momento. Foi excelente, mas é preciso desapegar.

Sendo assim, minha recomendação para os investidores é:

Aproveitar o otimismo recente e colocar o dinheiro no bolso, pois imagino que será isso que os controladores vão tentar fazer.

Espero que você seja um dos que tenha aproveitado a oportunidade. Recebi muitos feedbacks positivos e agradecidos na última semana, que me deixaram muito feliz e orgulhosa.

Acompanhe muito mais no Twitter: @mariliadf2, no FB: Marilia.fontes.7927, Youtube: MariliaFontesRendaFixa e LinkedIn: Marilia-Fontes-88744518

Publicação Original

Últimos comentários

Ela não está fazendo crítica, vocês não gostam de enxergar riscos e quem não enxerga risco sempre tende a esta um passo atrás de quem enxerga. Ela apenas disse que o banco é dependente de seus "pais" para seu crescimento continuo, por isso a empresa tem chances de cair em algum momento. Quer dizer que vai? NÃO! Lembre, um boxeador entra no ringue disposto a socar mas muito preparado pra tomar!
A questao é que o pai BTG não vai largar o filho. Eles ja falaram que querem ser o sexto banco de varejo e o Pan é o banco pra pegar as classes C D E, ou seja, s maior parte dos clientes. A Caixa quer sair mas exerceu o direito de comprar mais ações uns dias atrás.
kkk sempre entro aqui pra ler as zueiras... quase vendi lendo esse artigo.
Quem vendeu semana passada perdeu ganhos de 58%. O que não é pouco. O Pan agora fica sob comando da área digital com o ex ceo da telefonica. Não sei até onde vai mas com 160% fica tranquilo por um stop em 100% por exemplo. As ações teriam que cair 25%. Sigo posicionado com media de compra de $3
BPAN, braço do BTG. Quem comprou a 1,82 tá rindo até agora. No momento está sendo negociada a R$ 8,08 (31/05 11:16) e vai subir mais. Atenderá as classes C e D, enquanto o BTG Pactual pega as A e B.
Se for comparar com um inter talvez ela tenha espaço pra chegar em uns $20.
Comprei a 3,19, deveria ter comprado antes
Comprei a 3,19, vamos que vamos
Até a Marília Fontes tá comprando Ações do Banco Pan agora kkkk
pelo que entendi ela mandou desapegar
Até a Marília Fontes tá comprando Ações do Banco Pan agora kkkk
Kkk
O futuro ninguém sabe , mas da para imaginar neh?. Não vou vender não, comprei a 1,82!
1,82? Caramba. To com 5,27 aqui feliz já kkk
Entao esta rico! Kkkkkkk
Comprei 4x em media $3
Eu não assino nenhuma(NORD , empiricus, etc....)  e não vejo necessidade de vender no momento. Comprei a 1,82. Posso estar errado ? LOGICO!  E eles também podem estar errados!
deixa de baixo dos Pan o rsrsrsrs
Parabéns
Marília Fontes SENSACIONAL
Parabéns Marilia! Excelente análise e visão de mercado! Show!
Parabéns Marília, você viu uma rentabilidade antes que mercado percebece.
Marília, belo texto e visão. Uma questão que me incomoda no mundo das ações é a falta de transparência dos ativos negociados e seus valores. O que quero dizer com isso? Procuro por Penny Stocks e análogas mas parece uma informação escondida a sete chaves. Poderiam fazer um artigo sobre isto? Existe algum artigo para consulta?
Esse Pan era um banco mequetrefe até uns 2 anos atrás. Realmente nunca falou de banco digital. Mas será que continua assim? Ele tem o dobro de clientes do Inter, rentabilizados. Imagina onde não chega se entrar na onda da conta digital gratuita... O que os entendidos acham?
O banco ja esta entrando na onda digital. A analista está um pouco desinformada. A estrategia é do BTG.
muito legal a matéria! e qual são as outras ações que vc citou e recomenda no momento?
muito legal a matéria! e qual são as outras ações que vc citou e recomenda no momento?
BPAN4 começou a me chamar a atenção ano passado. Mas ainda era negativo. Ficou um pouco fora da memória e eu poderia ter comprado quando ainda estava na casa dos 2 reais. Mas comprei em 3, e foi bom. É tentador vender, mas não creio que cairá a de volta a onde estava. O banco agora está mais sólido, gerando lucro. Como chamou a atenção de muita gente, tem muito capital investido, de gente que não sai tão fácil assim.
Caro Andre Felipe. Eu assino relatórios da Nord. Não da Marília (ex Empiricus) mas do Bruce e do Ricardo. Só que...assino alguns relatórios da antiga casa de Marília. Dito isto, saliento que efetuo análises FUNDAMENTALISTAS para uso pessoal, já há uns 6 meses. NÃO BATE. E aí sua colocação, se faz necessária analisar: "MATÉRIA TENDENCIOSA, para fazer a SARDINHADA (investidor mediano) vender." Eu não acho correlação e nem fundamento em sua afirmação. E não estou aqui, defendendo Marília. O que quero entender e a parte do MATÉRIA TENDENCIOSA. A única tendência que ela poderia seguir...seria a PESSOAL. O que seria medíocre da parte da mamãe Marília. A menos que ela desejasse fazer BIRRA, ela iria escrever o que escreveu. O que nos leva a outra reflexão: SERÁ? Não faz sentido. Ser consultarmos o relatório do 4T do Banco Pan, e suas estratégias de um ano para cá...refutaríamos com força o que ela disse. O Banco Pan (MaOehhhh) não é mais o Banco do Silvio Santos. E também não será da CAIXA.
Ciro, aqui é espaço para comentários, não pra debates hehehe. Eu li e dei minha opinião, ponto final. Abraço ae
Matéria tendenciosa pra fazer a sardinhada vender kkkkk
Sinceramente? O que escrevi acima, diz isso nas entrelinhas. Por ego não... mas por uns 30% de vaidade pessoal... eu curto a NORD, (assino como disse acima) mas o MORTE DA RENDA FIXA, e a MORTE DO TESOURO DIRETO...me lembraram muito o FIM DO BRASIL do Felipe. Como disse, curto a NORD...mas não curti isso.
Sinceramente? O que escrevi acima, diz isso nas entrelinhas. Por ego não... mas por uns 30% de vaidade pessoal... eu curto a NORD, (assino como disse acima) mas o MORTE DA RENDA FIXA, e a MORTE DO TESOURO DIRETO...me lembraram muito o FIM DO BRASIL do Felipe. Como disse, curto a NORD...mas não curti isso.
Eu tb assino as 2 mas nao estou feliz com essa coisa de fazer o oposto da outra. Nao é a 1.a vez. Estou pra cancelar.
parabéns Miss M
parabéns Miss M
202% pra mim já está bom. vendi tudo.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.