Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

O que Sabemos Sobre o Preço do Bitcoin e Como Você Deve se Posicionar no Mercado

Publicado 04.02.2019, 11:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Se você não é um criptoanarquista, não é um especialista em política monetária ou em segurança de dados, provavelmente três coisas te chamaram a atenção quando você ouviu falar de Bitcoin pela primeira vez: preço, preço e preço. E não é para menos, o Bitcoin definitivamente foi o melhor investimento da década, com larga folga.

Com tanto interesse em preço, é natural que isso se reflita em uma miríade de especialistas e artigos profetizando um futuro preço para o Bitcoin. O problema, é claro, é que a esmagadora maioria dessas previsões fracassa e, infelizmente, já não queimamos mais falsos profetas. E o fracasso de previsões não é exclusividade dos amadores:

 Previsões de players importantes.

Fonte: Arz Digital

O péssimo track record de previsões para o preço do Bitcoin, é claro, não impede que essas previsões se proliferem. Os jornais precisam vender e novos “intelectuais” precisam ser erigidos. Não sou melhor do que ninguém, mas vou deixar aqui meus dois pitacos sobre a precificação do Bitcoin. “Se se trata de escrever, escrevamos. Enganemo-nos a nós mesmos”, como diz o filósofo Emil Cioran.

Antes de analisarmos as peculiaridades dos problemas na precificação do Bitcoin, precisamos explicitar os problemas intrínsecos a toda e qualquer precificação no mercado. Ao tentar precificar ativos olhamos para preços e tendências passadas, tentando através de dados passados, antever o futuro.

A precificação de ativos é um dos principais focos de estudo da economia, mas a realidade é que detrás do problema econômico, subjaz um problema filosófico secular: o problema da indução.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Diferentemente do pensamento dedutivo, em que o argumento é deduzido das premissas anteriores, a indução não é necessariamente encadeada com premissas anteriores e, por isso, pode não ser uma forma de raciocínio válida. O problema da indução pode ser sumarizado da seguinte maneira: daquilo que se é não se pode deduzir o que deveria ser.

O problema foi imortalizado pelo filósofo britânico David Hume em meados do século XVIII, em seu tratado filosófico Investigação sobre o entendimento humano. De acordo com Hume, "que o Sol não nascerá amanhã não é uma proposição menos contraditória do que afirmar que amanhã ele nascerá". Hume não quer aqui desbancar o óbvio: todos os dias o Sol nasce, sua intenção é demonstrar que simplesmente porque fenômenos sempre se repetiram, não há nada de natural ou lógico em esperar que eles devam se repetir indefinidamente.

Não é necessário ter grandes conhecimentos em epistemologia ou teoria do conhecimento para rechaçar sugestões de investimento como a seguinte: “Compre a ação X, vai subir!” - “Vai subir por que?” - “Porque sempre subiu!”. Qualquer criança pequena sabe: “porque sim” não é resposta!

Com o problema da indução em mente, é necessário sempre lembrar de que modelos de precificação e valuation são limitados e podem ser invalidados a qualquer momento. O mercado sempre é soberano em sua precificação. Modelos de valuation podem acabar lhe fornecendo um mapa errado para navegar no oceano dos investimentos. Muitos dizem que é melhor não ter mapa algum a ter um mapa errado, mas quantos teriam coragem de içar vela sem algum mapa em mãos? Estou certo de que Colombo não deixou a Europa sem o apoio dos melhores cartógrafos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Só tenha certeza de nunca confundir o mapa com o território: o mercado é soberano, ele de fato sabe os preços, você na melhor das hipóteses tem um palpite forte. Feitas essas ressalvas, falemos de alguns indicadores que podem ser úteis no valuation de criptomoedas.

O MVRV (market value to realized value) é um indicador que é calculado dividindo o valor de mercado pelo valor de aquisição das moedas (utilizando a data das últimas UTXOs, unspent transaction outputs, o saldo das carteiras). Historicamente, quando o MVRV se encontra abaixo de 1, isso indica uma subprecificação do Bitcoin, enquanto que um MVRV acima de 4 costuma indicar sobreprecificação, como podemos observar de acordo com o gráfico abaixo:

 MVRV

Fonte: Coinmetrics

Outro indicador bastante utilizado também é o NVT (network value to transactions), obtido dividindo o valor de mercado do Bitcoin pelo valor que está sendo enviado nas transações da blockchain. Quando o NVT está alto, isso indica que o valor da rede está maior do que o valor que está sendo transmitido por ela em transações. O grande problema é que isso pode tanto significar que a rede está crescendo pois investidores acreditam que o Bitcoin tenha alto rendimento futuro, quanto pode significar que há uma bolha em formação. Dessa forma, a NVT funciona muito bem em retrospecto, mas utilizá-la para tentar antever uma precificação é um tanto quanto complicado.

 NVT

Fonte: Woobull

Outra teoria de precificação que também ganhou fama nos círculos de criptomoedas é a teoria quantitativa da moeda, regida pela equação MV=PQ, em que M é o tamanho da base monetária; V é a velocidade de sua circulação; P é o nível de preços da economia e Q é o produto desta economia.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O uso da teoria quantitativa da moeda para precificação de criptomoedas foi inicialmente proposto por Chris Burniske e tem algumas particularidades. Diferentemente de moedas fiduciárias como o real e o dólar, criptomoedas ainda não têm um produto nem uma economia próprios. Por isso, Burniske sugere substituir os parâmetros PQ pelo valor em dólares das transações na blockchain.

Há dois problemas centrais nesse método de valuation. O primeiro é que o próprio autor admite estimar a velocidade do ativo, calculando-o através da equação V=PQ/M, o que pode causar resultados distorcidos. Outro grave problema é que na teoria quantitativa da moeda os parâmetros são sempre determinados nominalmente em uma mesma moeda. Por exemplo, você não pode tentar traçar um preço-alvo para o dólar aplicando a teoria quantitativa da moeda para o real e a economia brasileira.

Ao tentar fazer isso, acaba-se incorrendo em um raciocínio circular: estima-se o valor de uma blockchain (PQ) pelo seu valor de mercado em fiat, mas para poder usar um token e fazê-lo circular (gerando V) você tem de comprá-lo em fiat, pagando o preço atual. Ou seja, PQ é gerado a partir do preço atual do token em fiat, mas para gerar V você precisaria comprá-lo utilizando… a cotação atual em fiat. Raciocínio circular definitivamente não auxilia muito quando falamos de valuation.

É verdade que ainda estamos nos primórdios do mercado de criptomoedas, que tem apenas dez anos. Por isso é normal que suas teorias de valuation e precificação ainda engatinhem, dando espaço até mesmo para algumas ideias estapafúrdias como precificação através do Google (NASDAQ:GOOGL) Trends.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Apenas para efeitos comparativos, o mercado de ações remete à época da Companhia das Índias Ocidentais e, no entanto, somente em 1934 foi publicado o grande clássico do value investing, Security Analysis, do Benjamin Graham. Da mesma forma, o mercado de opções existe há séculos, entretanto somente nos anos 70 surgiu o modelo de Black-Scholes, utilizado para precificar opções e que rendeu o prêmio Nobel para seus criadores Fischer Black, Myron Scholes e Robert Merton. Se ainda demorarmos 50 anos para descobrirmos um modelo confiável para a precificação de criptomoedas, já teremos feito bastante progresso com o prazo para a elaboração de modelos para precificação de ativos.

E afinal de contas, de que valem as teorias de precificação? Scholes e Merton, prêmios Nobel criadores da teoria de Black-Scholes, quebraram a LTCM, um dos maiores fundos de investimento da história. Além disso, se a hipótese dos mercados eficientes (que garantiu o Nobel de economia a Eugene Fama em 2013) estiver correta, é possível que todas essas informações e indicadores já estejam precificados pelo mercado. Sendo assim, como se posicionar nesse mercado?

Como forma de proteger seu patrimônio, você pode investir em alguma plataforma de arbitragem automatizada de criptomoedas. Conseguimos um rendimento médio de 5,17% ao mês através dessa estratégia. Dessa forma, mesmo que o preço do Bitcoin caia 60% em um ano, seu capital estaria protegido.

Outro método sensato e comum é o de fazer preço médio: comprar um pouco a cada mês, dessa forma você não pegará a melhor cotação (não vai comprar o fundo), mas também não pegará a pior (não vai comprar o topo). O grande problema dessa estratégia é que muitas vezes ela é utilizada para que a pessoa se engane, reforçando um investimento ruim: “só perde quem vende, estou baixando meu preço médio”.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Portanto, sempre que pensar em realizar uma estratégia de preço médio, avalie se realmente vale a pena, se não está fazendo isso somente para não assumir o erro e realizar o prejuízo. Avalie os indicadores disponíveis e se pergunte todo dia na frente do espelho do banheiro, falando baixinho que é para a patroa não ouvir: esse investimento ainda vale a pena? Não estou fazendo isso somente por orgulho? Os fundamentos ainda estão lá? Caso as respostas sejam positivas, compre novamente. Do contrário, aguarde e repita o exercício no dia seguinte.

Por fim, tenha sempre em mente que o mercado é soberano em sua precificação e quão ignorante somos perante ele. Se até os prêmios Nobel, gente muito mais inteligente do que eu e você, quebraram um fundo de investimento, não tente bancar o malandrão. E toda vez que te perguntarem se o preço do Bitcoin vai subir ou cair, seja humilde e repita as palavras do maior filósofo de todos os tempos, o grande Sócrates: só sei que nada sei.

Últimos comentários

Write what you think heThanks For this great content. Really Enjoyed.Keep It up.We are a group of content writing services and running a community in the same niche.If anyone want content writing services then hire content writer and increase conversions for your online store.You have done a extraordinary job! خرید گیفت کارتre
بهترین سایت خرید پرفکت مانی و وب مانی در ایران. خرید پرفکت مانی. بهترین قیمت فروش ووچر پرفکت مانی در زرین اکسچنج
Mesmo que tudo seja virtual o mercado de pagamentos e câmbio já está equipado para isso hoje, as criptos são irrelevantes, não são estritamente necessárias para o sucesso das transações. O melhor a se tirar das criptos é o Blockchain isso sim é revolucionário e veio pra ficar como ferramenta de negociação.
concordo contigo
Tambem concordo quase tudo sera firtual
exatamente
eu penso que tudo tende a ser virtual ou seja em um futuro proximo creio que as criptomoedas serão o meio mais usado como forma de transações e pagamentos , então com a tecnologia cada vez mais se avançando logo o bitcoins assim como eteron entre outras surgiram com força
eu penso que tudo tende a ser virtual ou seja em um futuro proximo creio que as criptomoedas serão o meio mais usado como forma de transações e pagamentos , então com a tecnologia cada vez mais se avançando logo o bitcoins assim como eteron entre outras surgiram com força
O melhor método de precificação que vi até agora para o bitcoin é o de antifragilidade do filósofo Nassim Taleb difundido por Richard Rytenband, que diz se no momento tem mais vantagens ou desvantagens em entrar, não levando em consideração os indícios padrão, é como se fosse um "IFR". E no momento ele diz que o bitcoin está "sobrevendido" e que em breve virá outro bull market, que agora há mais vantagens do que desvantagens em entrar. A ideia por si só é muito boa, já que se baseia em sinais e diminui os ruídos. Se o bitcoin cair pra 3k usd vou comprar, já que nesse nível pode ser a última onda de baixa.
Sinceramente, estou começando a ficar desanimado de criptomoedas, e investir somente em tesouro direto e boas ações pagadoras de dividendos no longo prazo.
Sim amigo, ações é o melhor caminho vc ganha 4 vezes: -valorização futura do papel -juros/dividendos -aluguel de ações -amparo da legislação ao contrário dessas bitcoisas!
Eu amei esse cara ! na moral mesmo ! texto simples, direto e humildade
Eu amei esse cara ! na moral mesmo ! texto simples, direto e humildade
razoavel
muito bem dito.
muito bem dito.
Só teoria, tem pouca utilidade, quem determina tudo é quem tem o money.....
bacana
bacana
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.