Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

O Tempo Não Para

Publicado 20.05.2020, 11:06
Atualizado 09.07.2023, 07:32

 My story isn't pleasant, it's not sweet and harmonious like the invented stories; it tastes of folly and bewilderment, of madness and dream, like the life of all people who no longer want to lie to themselves.”

Minha história não é agradável, não é doce nem harmoniosa como as histórias inventadas; ela tem gosto de insensatez e desorientação, de loucura e sonho — como a vida de todas as pessoas que não aguentam mais mentir para si mesmas.”

Hermann Hesse

Eu já fiz front running com as ações da Marfrig (SA:MRFG3). Curiosamente até, fui suspeito de denunciação caluniosa — o termo não estava na moda à época. 

Tive um sócio oculto por muito tempo, que apenas fingiu ter saído da nossa companhia vários anos antes.

Depois, virei terrorista, atentando contra as eleições presidenciais e estimulando a evasão de divisas. Num grande esquema montado junto ao Google (NASDAQ:GOOGL) e ao PSDB, vendi minhas opiniões em troca do dinheiro do então candidato a presidente Aécio Neves, no que me rendeu processo movido pela ex-presidente da República — essa última parte é verdade. No final, colecionei dois processos de ex-presidentes no meu currículo. A tese resultou num livro, eleito por votação popular na Livraria da Folha o melhor do ano em 2014 —, mas também essa votação foi um grande esquemão, uma marmelada organizada num conchavo com a família Frias.

Escrevi outra obra literária de importante sucesso de crítica, batizada “Manual do Cocaleiro”, em que eu ensinava as pessoas a cheirar cocaína.

Também me engajei em adjetivos como marqueteiro, agressivo, chato, repetitivo — falados por pessoas altamente capacitadas e que me conhecem super de perto, que viram aquele personagem no YouTube e, em 15 segundos, foram capazes de formar, de maneira muito bem embasada, sua opinião sobre a minha personalidade. Até comparações com o nazismo vieram de um apresentador de esquerda, contra os financistas da Faria Lima, porcos capitalistas, exploradores. 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Num famoso episódio, defendi enfática e publicamente uma menina muito competente, inteligente e trabalhadora, só porque eu tinha a intenção de transar com ela. 

Mais recentemente, recomendei a venda do Ibovespa a 62 mil pontos (embora os registros oficiais, devidamente publicados e documentados, indiquem que a única movimentação feita nesses níveis foi de sugerir a compra de BOVA11 (SA:BOVA11), recompondo parte da posição previamente vendida dias antes, como forma exclusiva de proteger uma parcela de nossa carteira comprada; acho que o João Piccioni fez a mínima nesta crise).

E, para coroar minha ficha criminal, agora estou envolvido num esquema mais amplo e sofisticado, que contempla a intenção de derrubar um presidente e a publicação de notícias contrárias à Bolsa brasileira num importante veículo de imprensa local, por sinal acompanhado de perto pelo próprio Jair Bolsonaro. 

Eu vendo as ações na frente e, na sequência, consigo empurrar a publicação, imediatamente. Mais curioso ainda: a arquitetura da coisa é tão sofisticada que nem importa se a notícia é originalmente escrita pelo Antagonista. Se o site está apenas replicando uma notícia do Estadão ou da Folha, numa espécie de clipping, também foi algo plantado, por mim, claro. Cada país tem o Rupert Murdoch que merece! Não sei como isso se encaixa com a exposição líquida comprada (não vendida) que temos em Bolsa, mas segue o jogo.

“Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro.” Uma pena que assim não se ganha mais dinheiro. 

Não adianta culpar a imprensa por publicar notícias que desagradem suas posições em Bolsa. Vale (SA:VALE3) o lembrete: num país em profunda recessão, em crise política e com a medalha de bronze em casos de Covid-19, o mais natural seria mesmo esperar a predominância de notícias negativas na imprensa. Lembrete 2: entre as funções essenciais da imprensa, está uma postura mais crítica, não de aplausos e apoio ao establishment. O viés investigativo e contrário é da natureza da profissão. O jornalismo não é um palco de teatro. 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Às vezes, acho que não posso muito com esse mundo das redes sociais. Ele gosta do Gustavo Lima e da Marília Mendonça, que eu mal sei quem é — fui consultar os universitários. Para alguém cujos ídolos eram Ayrton Senna, Gustavo Kuerten, Gustavo Borges, Fernando Scherer, Mike Tyson, Michael Jordan, Carl Lewis Neto, Romário e Ronaldo, confesso alguma decepção. 

Bicho, eu gosto do Belchior e, aconteça o que acontecer, no fundo eu vou ser sempre um rapaz latino-americano, sem amigos importantes. “Nunca mais meu pai falou: She's leaving home. E meteu o pé na estrada, like a rolling stone” — onde é que há gente nesse mundo? Onde é que estão os homens de verdade, cujo silêncio assusta mais do que o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética.

Uma pessoa que, como eu, vive de opiniões só as tem a oferecer — por definição, ela vai cobrar por isso. Nada mais. E essa opinião precisa ser dita ainda que venha a desagradar grupos de interesse, torcedores fanáticos e fundamentalistas religiosos, incapazes de perceber que a cloroquina não é deus nem o diabo na terra do sol.

Conseguimos conceber que as coisas não são tão maniqueístas assim? Existe a possibilidade de uma avaliação um pouco mais sofisticada e profunda, fora do completo otimismo ou inteiro pessimismo? Quando vão perceber que um mundo cheio de dúvidas, riscos e pouca visibilidade impede a calça de veludo e também a bunda de fora? Compra tudo, vende tudo? Diversificação, inclusive internacional, gestão de riscos, proteções, dilatação do horizonte temporal, redução do nível de risco do portfólio, melhora do Sharpe — onde foram parar esses conceitos? 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

(Deveria ser óbvio, mas melhor esclarecer, vai que… os fatos narrados nos primeiros parágrafos deste texto não correspondem à verdade, em nenhuma instância.)

Últimos comentários

Felipe a maior piada do BR
subida em w , bolsa 150 k ,300k para q tá feio.
Depois que passa tenta se justificar.... 1) bolsa a 150mil, alta propaganda do Felipe... 2) Bolsa derreteu, logo depois como ele não sabia de nada, veio com cautela e canja de galinha, dizendo que bolsa ia voltar a cair.... e bolsa subindo. Fez um forte marketing do fim do mundo, doou  milhões p/ J.Doria.  Nada melhor do que confessar na sua cara tudo que faz. A sorte é que brasileiro não tem memória.
Felipe vc não criou o coronavirus não fez as denúncias por conseguinte ser analista num lugar chamado Brasil só sendo um pouco louco mesmo ou como se diz "De médico e louco todos temos um pouco" Minha assinatura da Empiricus continua ativa e confio na sua análise e visão dessa merda chamada Brasil.
sigo oque ele recomenda e sempre da certo... ninguém vai acertar 80% ou mais em nada.. ainda mais em nosso país que varia muito e com essa crise única.. bom sem comentários p quem não critica negativamente... pq são uma minoria bem pequena ainda..
Felipe é uma piada. Dizia p os clientes comprarem muita bolsa a 110mil pontos, depois q bateu nos 62mil, e foi a 68mil, iniciou o marketing do tome cuidado, recomendando vender...E agora, dizer o que?? Comprar, vender, ficar em cima do muro ou ouvir as FAKE NEWS DO ANTAgonista???
Marketeiro...vendeu Bancoes? kkkkkk
Genio.
Parabéns, Felipe! Belo texto. 👏👏👏👏👏
nao vou comprar seu curso nem assinar nada seu.
Boa analogia.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.