O Tesouro IPCA Principal 2019 Venceu, E Aí?

O Tesouro IPCA Principal 2019 Venceu, E Aí?

Jefferson Figueiredo  | 17.05.2019 18:30

É o maior vencimento da história do Tesouro Direto, que abriu o mercado de dívida pública para o aplicador comum há 17 anos.

O Tesouro IPCA principal 15/05/2019 começou a ser ofertado em 14/01/2013 e esteve à venda no site do Tesouro até fevereiro de 2017.
Existe uma discussão muito rasa no mercado de Renda Fixa para investidores individuais. Sempre se considera que levar o título público até o vencimento é uma garantia de bons retornos.

Será?

Como de praxe aqui no |RFP| segue um primeiro gráfico com os rendimentos brutos acumulados do Tesouro Principal IPCA 2019 (usei os preços base disponibilizados pelo Tesouro Nacional), VNA IPCA (quanto do título foi rendimento do índice de inflação), CDI (aqui você tem o rendimento de um CDB 100% CDI), Ibovespa (Bolsa de Valores) e o Dólar (Câmbio comercial). Também no gráfico a variação nas Taxas de Compra do Tesouro IPCA. Rentabilidade Acumuladas

O gráfico é uma simulação de investimentos com uma aplicação desde a emissão do Tesouro IPCA (14/01/2013). Reparem que o título do Tesouro Direto recebeu menos que um CDB ou LCA a 100% CDI (tudo aqui é bruto!). CDI: 84,55% x Tesouro IPCA 2019: 73,56% (87,00% do CDI). O título público em questão foi emitido inicialmente com uma taxa de 2,88%.

O melhor período considerando a taxa máxima (8,03% em 24/09/2015) e a mínima (-1,58% em 10/05/2019), o investidor obteria um rendimento total bruto de 58,12% (140% CDI).

Outra forma interessante de analisar um investimento financeiro é observando a Máxima Perda Acumulada no período ( Max Drawdown).

Trata-se de uma visão que evidencia a maior perda ocorrida desde um ponto de máximo até um ponto de mínima em uma série histórica. Ou seja, mensura a maior queda de valor de um ativo, em porcentagem, entre um pico que ocorreu no passado e determinada data posterior. Daí já temos uma boa métrica de Risco de Mercado. Perdas Acumuladas

Reparem que o Tesouro IPCA Principal 2019 chegou acumular uma perda de 11,64% (Sim, títulos do Tesouro Direto podem ter rentabilidades negativas) até o final de julho de 2013.

Outra informação importante nesse gráfico é que o papel do Tesouro Direto só entrou no campo das rentabilidades acumuladas positivas no segundo semestre de 2014.

Quem entrou no inicio da oferta amargurou-se mais de um ano…

A largada do Tesouro IPCA Principal 2019 foi muito ruim.

Aproveitando o ensejo gostaria de mostrar um gráfico com os rendimentos diários para analisarmos a Volatilidade do Tesouro IPCA Princ. 2019. Percebam que a Vol vai diminuindo conforme proximidade do vencimento. Quanto menor a duration, menor o impacto no preço dada alteração na taxa. Rentabilidades Diárias Rentabilidades Mensais e Anuais do Tesouro IPCA Principal 2019
Para finalizarmos levo a vocês o histórico de rentabilidades mensais e anuais do Tesouro IPCA Principal 2019 em comparação com CDI.
Tabela mensal

Tabela Anual
Percebam que em 2013 (a partir de 14/01/2013) o ativo perde -8,48%, mas o CDI rendeu 6,42. Com isso, a diferença entre eles foi 16,28% que são os oito que o Tesouro IPCA perdeu naquele ano mais os seis que deixou de ganhar (custo de oportunidade).

Analisem com carinho essas rentabilidades e estatísticas!

Qualquer dúvida sobre a interpretação dessas Estatísticas acesse meu artigo com mais esclarecimentos sobre.

Forte abraço

Jefferson Figueiredo

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Jefferson Figueiredo
Jefferson Figueiredo

Olá Gabriel. . As analises são brutas e considerando todo o período.. Não tem CDB no texto.. . Abraço  ... (Leia Mais)

20.08.2019 12:23 GMT· Responder
Jefferson Figueiredo
Jefferson Figueiredo

Olá Gabriel. . Toda análise é bruta: sem impostos, taxas e outras despesas.  ... (Leia Mais)

20.05.2019 15:34 GMT· Responder
Gabriel Camargo
Gabriel Camargo

Boa noite, gostaria de saber se foi considerado o CDB separados a cada 2 anos e pagamento dos 15% de imposto em cada ciclo??  ... (Leia Mais)

19.05.2019 03:50 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+