Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Petróleo Sobe com Fantasia da Vacina, Mas Realidade do Mercado É Instável

Publicado 12.11.2020, 11:09
Atualizado 09.07.2023, 07:31

Publicado originalmente em inglês em 12/11/2020

A notícia divulgada na segunda-feira de que a vacina da Pfizer (NYSE:PFE) seria 90% eficiente contra o coronavírus impulsionou as ações na maioria dos mercados. As empresas do setor de viagens registraram os maiores ganhos, e as petrolíferas também viram suas ações se valorizar.

Os papéis da ExxonMobil (NYSE:XOM) e da Chevron (NYSE:CVX), por exemplo, tiveram alta de US$ 4,70 e US$ 12,14, respectivamente. Nos mercados de commodities, tanto o WTI quanto o Brent registraram ganhos expressivos desde o anúncio, quase recuperando as perdas sofridas desde o fim da temporada de viagens automotivas nos EUA.

Petróleo diário

Esses movimentos parecem ter sido motivados pelas manchetes sobre a vacina, bem como por especulação e maiores negociações.

Na realidade, o cenário de oferta e demanda do petróleo no quarto trimestre de 2020 e primeiro trimestre de 2021 não é nada positivo. Vamos analisar mais a fundo esses aspectos:

Demanda

Os bloqueios de um mês recém-implementados na Europa estão afetando substancialmente a demanda, como esta coluna discutiu na semana passada. Agora, estados e grandes áreas metropolitanas nos Estados Unidos parecem estar seguindo o mesmo caminho. Massachusetts, Nova Jersey e Nova York emitiram ordens para permanecer em casa à noite, além de toques de recolher e outras restrições a reuniões públicas em residências pessoais nesta semana.

Tudo leva a crer que as viagens diminuirão drasticamente no próximo feriado de Ação de Graças, depois dos recordes de deslocamentos viários e aéreos registrados no ano passado. Essa não é uma boa notícia para a temporada de festas de Natal, seja nos Estados Unidos ou na Europa, já que os bloqueios, toques de recolher e restrições de viagens farão com que seja praticamente impossível viajar, mesmo para quem esteja disposto a fazê-lo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As principais instituições de previsão reduziram suas expectativas de demanda, novamente. Com quase metade do trimestre para trás, a Opep realizou uma forte redução da sua projeção de demanda no 4º tri de 2020, uma queda de 960.000 barris por dia (bpd). Isso pode ser interpretado como uma tentativa da organização de pressionar os países membros a diminuir a oferta, sob a liderança da Arábia Saudita, mas não é o único grupo a revisar suas previsões de demanda para baixo nesta semana.

A EIA, agência de informações energéticas dos EUA, cortou suas previsões para o crescimento da demanda em 2021 em 360.000 bpd e revisou para baixo sua projeção de demanda de gasolina em 300.000 bpd no 4º tri de 2020. A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgará suas projeções revisadas nesta quinta-feira, depois que escrevermos esta coluna, mas as declarações de uma autoridade do órgão nesta semana indica que considera que os bloqueios na Europa são uma ameaça ao consumo de petróleo.

Oferta

Pelo lado da oferta, a expectativa é que a Opep+ concorde em recuar com os aumentos planejados de produção. É possível que o grupo consiga atingir um consenso sobre os cortes adicionais, a serem implementados em janeiro. Entretanto, essa iniciativa deve ser ofuscada pelo retorno da Líbia ao mercado petrolífero. A produção líbia está prestes a atingir 1,3 milhão de bpd em um mês, e a empresa estatal do país afirma que não respeitará as cotas da Opep até estabilizar sua produção em 1,7 milhões de bpd.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Estão surgindo algumas notícias otimistas nos Estados Unidos, já que os dados do API e da EIA indicaram que os estoques de petróleo do país devem continuar registrando retiradas significativas. De acordo com a EUA, a produção americana está em 10,5 milhões de bpd. É um volume muito menor do que o recorde de 13 milhões de bpd registrado no início de 2020, mas os números de produção são melhores do que alguns esperavam no auge da histeria causada pelo coronavírus na primavera e no verão locais.

Os produtores continuam utilizando poços perfurados mas não concluídos (DUC) para extrair petróleo barato para venda, e a contagem de sondas já voltou aos níveis de maio. O número de 226 sondas ainda é significativamente mais baixo do que as 683 plataformas ativas em março, mas o declínio parece ter se revertido. O número de sondas subiu firmemente durante a maior parte de outubro e novembro.

Tudo indica que a produção nos EUA possa registrar uma queda, pois as novas perfurações não estão acompanhando as taxas de esgotamento, mas a dinâmica é muito complicada. Cada empresa possui seu próprio perfil de ativos, fluxo de caixa, custos de perfuração, estoque de poços DUC e nível de preço necessário para aumentar a produção. Os investidores precisarão analisar mais dados antes de apostar em qualquer cenário.

Conclusão

A reação dos preços do petróleo nesta semana refletiu uma fantasia baseada na promessa de que uma vacina, e não os fundamentos concretos, é o que importa na negociação dos contratos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Entretanto, às vezes o sentimento do mercado tem tanta importância quanto a oferta e a demanda. O contínuo drama em torno da eleição presidencial nos EUA teve pouco impacto no movimento desta semana, e um mercado que se move com base nas promessas divulgadas de um imunizante complexo pode ser um mercado com pouca previsibilidade ou estabilidade.

E se a produção ou distribuição da vacina enfrentar problemas ou se mostrar menos eficiente do que se esperava? De outro lado, e se a vacina se revelar um medicamento milagroso?

Tudo isso depende das futuras notícias que não estão adstritas aos fundamentos do petróleo.

Últimos comentários

O papel aceita tudo, vamos ver daqui 20 dias com esses monte de casos reaparecendo, e aí vem um e fala que vacina do fevereiro março, aí nós ficamos sabendo do domingo para segunda, com o mercado menos 10!
Complementando: "...aprovada e anunciada a distribuição..."
Realmente a instabilidade dos preços do petróleo é devida à multiplicidade de variáveis influenciadoras as quais, por sua vez, são também instáveis por seus específicos fatores de imprecisão. Resta, porém, uma certeza: aprovada alguma ou várias vacinas, o consumo vai aumentar muito por conta de novas viagens aéreas, marítimas, rodoviárias e/ou ferroviárias. O turismo hoje reprimido deve despertar em avalanche.
Parabens pela matéria
Tudo é espectativa e especulação? OU Eh politização do Brent cair 50% em 20 dias. Vamos enxergar o mundo como ele eh?
faz um texto de uma oração só, de preferência com a conclusão!
Promessa de vacina fez o preço do petróleo subir ? Não são os estoques e consumo ?
Excelente análise Ellen, acompanho este mercado a anos, o fato é que a vacina possa trazer a cura para as pessoas, a cura para este mercado vai levar um pouco mais de tempo..
Amigos, a menina é  "estoriadora" , ta mais pra militante marxista do que pra analista.
Tem gente que só enxerga fantasma!!! 😳
Fantasia? colocam uma pessoa politizando a vacina? que analista heim?
Tudo é espectativa e especulação? OU Eh politização do Brent cair 50% em 20 dias.
Porque fantasia se os testes mostram mais de 90% de eficiência? Maior que muitas vacinas existentes.
pq tem a ver com a distribuição e a forma como as redes nacionais de imunização vão agir. A vacina tem 90% de eficácia, isso é fato, mas a logística pra fazer ela ir de um lugar para o outro é muito difícil. Se acontecer algum acidente, o mercado vai sentir e muito, por isso que ela diz que é fantasia, pois não é uma coisa segura a se prender.
Ela sempre contra aumento
Texas vs. futuro fantoche em queda de braço
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.