Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

O que Esperar das Ações das Empresas Petrolíferas no Segundo Semestre?

Publicado 13.08.2020, 08:27
Atualizado 09.07.2023, 07:31

Publicado originalmente em inglês em 13/08/2020

O segundo trimestre foi ruim para as empresas petrolíferas. Gigantes da indústria, como Exxon Mobil (NYSE:XOM) e Chevron (NYSE:CVX) registraram prejuízos de bilhões de dólares. Até mesmo a Saudi Aramco (SE:2222), empresa petrolífera mais rentável do mundo, registrou um declínio de 73% no lucro em comparação com o mesmo período do ano passado.

Tudo isso já era esperado, na medida em que a política de superprodução da Arábia Saudita em abril fez disparar a oferta de petróleo, ao mesmo tempo em que provocou a queda dos preços. O mais sintomático é que isso aconteceu durante a adoção de medidas de confinamento para conter a disseminação da pandemia de coronavírus, que devastou a demanda petrolífera.

Em razão desses acontecimentos, é preciso levar em consideração duas importantes questões:

  1. Quanto os preços do petróleo podem se recuperar agora que a Arábia Saudita voltou aos seus níveis normais de produção e os países estão reabrindo suas economias?
  2. Será que as empresas petrolíferas terão um desempenho melhor no segundo semestre de 2020?

O problema com a perspectiva da Saudi Aramco

A Saudi Aramco apresentou uma visão bastante positiva para o segundo semestre do ano durante sua teleconferência na segunda-feira. De acordo com o CEO da empresa, Amin Nasser, a gigante do setor de energia acredita que o crescimento do consumo de petróleo na Ásia ajudará a recuperar os lucros na segunda metade do ano. Aparentemente, essa parece ser uma boa estratégia. A Ásia, em especial a China, registrou a maior queda na demanda de petróleo no início de 2020 e já estava começando a ver um repique em março e abril, quando o consumo petrolífero na Europa e na América do Norte atingia seu ponto mais baixo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Entre 70% e 75% das vendas de petróleo da Saudi Aramco têm como destino a Ásia, portanto a empresa deve se beneficiar mais com a retomada da demanda no continente. Entretanto, existe um problema sério com essa perspectiva.

O petróleo é uma commodity global, e a demanda asiática não é o fator preponderante na definição da cotação do produto no mundo. Mesmo com o crescimento da demanda na China nos últimos meses, os preços do produto permaneceram estáveis, oscilando levemente dentro da faixa de US$ 40-45 nos últimos dois meses e meio.

Os Estados Unidos são os maiores consumidores de petróleo e a maior potência econômica do planeta; portanto, o noticiário econômico e os dados de consumo petrolífero no país tendem a exercer mais influência sobre a cotação mundial do petróleo do que essas mesmas informações na China. Se os preços do mercado não subirem, a Aramco enfrentará dificuldades em elevar seus preços oficiais.

Petróleo WTI Futuro - Semanal

Além disso, a Aramco está de mãos atadas diante do compromisso da Arábia Saudita com os cortes de produção da Opep+. O custo de produção da estatal saudita é tão baixo que até mesmo quando o preço do petróleo está deprimido, a Aramco consegue aumentar seu lucro vendendo mais petróleo para a Ásia. A China, em particular, mostra-se especialmente disposta a adquirir mais petróleo para armazenamento quando o preço cai. Entretanto, como a Arábia Saudita está comprometida em manter a produção petrolífera em 9 milhões de bpd, sua empresa estatal não consegue aumentar suas vendas para o país asiático, a menos que reduza seus próprios estoques.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Desafios de demanda petrolífera

A perspectiva de demanda do petróleo nos Estados Unidos e Europa continua indefinida, com algumas indicações de que está melhorando, mas o crescimento ainda é modesto. A utilização de refinarias nos Estados Unidos melhorou na semana passada para 80% (embora esse número possa ser atribuído parcialmente a uma mudança no conjunto de refinarias incluídas) e os estoques de petróleo registraram queda de 4,5 milhões de barris. Entretanto, o armazenamento total de gasolina automotiva aumentou em 700.000 barris na semana passada. Os estoques de petróleo bruto, gasolina e diesel continuam bem acima da média para esta época do ano.

Na Europa, o Reino Unido divulgou que entrou na pior recessão entre todas as economias mundiais. Mesmo com os governos deixando de restringir a atividade econômica, a recessão causada por essas políticas continuará impactando negativamente a demanda petrolífera e deve manter os preços deprimidos apesar da atividade na Ásia.

Resumo

O freio na produção não foi suficiente para elevar os preços acima da faixa de US$ 40-45. Exceto por uma catástrofe na oferta, precisaremos de notícias excepcionais envolvendo a demanda para vermos um salto significativo nos preços. Entretanto, os principais consumidores de petróleo ainda estão começando a enfrentar devidamente suas condições econômicas e precisam superar o medo do vírus, portanto é difícil imaginar um crescimento da demanda no futuro imediato.

As empresas de petróleo se sairão melhor no segundo semestre, pois os meses de março e abril foram excepcionalmente ruins. No entanto, sem uma demanda capaz de consumir um volume maior de petróleo e elevar os preços, os investidores não devem alimentar expectativas de grandes notícias.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Não precisa nem ser nenhum analista ,especialista da área econômica para saber que no 2 semestre com as economia e voltando a reabrir por causa do covid e as vacinas a tendência é ser MELHOR que esse semestre totalmente impactado pelo covid! Mas o mercado financeiro é totalmente previsível e manipulado pelos grandes e a lei de Lavoisier permanece rs, quem não aproveitou o circuit breaker de março para ir ás compras vacilou, PQ com a economia globalizada e o interesse de todos pela não quebra do mercado, predominaria, só se todos morressem, o uma guerra química com destruição do MUNDO, para achar que o mercado não iria recuperar daquelas baixas. O crash da bolsa de 1929 jamais se repetiria, vivemos em um mundo globalizado, onde esse isso não interessa mais à ninguém!!!!
com as #economias
serena opinião!porém acredito q o mercado e maníaco _depressivo e está na fase de depressao
Esse gráfico semanal do petróleo deve ta dando um baita medo nos comprados na commodity e uma euforia grande nos vendidos.. kkkkkk
Obrigado é Bom dia!
Bom dia muito ! Excelente análise... podemos esperar algum impacto na estatal brasileira?
Isso aí
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.