Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Onde Está o Maior Potencial de Valorização de Criptomoedas Hoje?

Publicado 17.01.2021, 14:07
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Depois da alta de mais de 100% do Bitcoin nos últimos 30 dias, com um aumento da volatilidade e impulsionando a alta de outros criptoativos, começam a surgir especulações e até recomendações de outros projetos que estariam subvalorizados.

Mas qual será o maior upside? Será que o Bitcoin ainda vai a US$ 200 mil neste ciclo, com um upside de mais 4 vezes? Se for, será que as altcoins acompanharão?

CONFIRA: Cotação das criptomoedas no Investing.com

O mais interessante de tudo que está acontecendo, é que existe mercados para diferentes teses, que comportam desde o investidor mais conservador que busca uma exposição nesta classe sem tanta volatilidade até ao investidor que busca maximizar o resultado, incorrendo em grande volatilidade e por vezes até o risco dos projetos nos quais está investindo.

Apesar de o Bitcoin ter apresentado uma valorização incrível em 2020, de aproximadamente 302% em dólar, o Ethereum, segundo maior criptoativo em capitalização de mercado, valorizou 469% no mesmo período.

CHARGE - 1636 ou 2021: criptomania relembra a tulipa mania da Holanda do século 17

A alta, desta vez motivada pela entrada de investidores institucionais acreditando cada vez mais na tese de que cripto e, especificamente Bitcoin, será um bom candidato a reserva de valor no futuro. Diferente do rali de alta 2017, em um movimento impulsionado pelo varejo à época, desta vez foram os grandes fundos e investidores que começaram a expor uma pequena parcela dos seus portfólios nesta classe.

Se entendermos o Bitcoin como um possível Ouro Digital, ou “Ouro dos Millenials” como citou o hedge fund manager Ray Dalio, poderíamos considerar cripto então como uma commodity digital?

LEIA MAIS: Bitcoin pode subir a US$146 mil conforme é visto como "ouro digital", diz JPMorgan

Em uma definição simplista, commodities são mercadorias e correspondem a produtos de qualidade e características uniformes, que não são diferenciados de acordo com quem os produziu ou de sua origem, sendo seu preço determinado pela oferta e demanda internacional.

De fato, o Bitcoin e outros criptoativos possuem características semelhantes à desta definição, que compreende commodities como metais, minerais, combustíveis, agrícolas etc.

Sob este prisma, tudo indica que estamos diante de um novo rally destas novas “commodities digitais”. E qual fenômeno geralmente acontece quando temos um rally de preço em commodities? A alta das produtoras desta commodity.

Impulsionado pela demanda dos Brics e majoritariamente da China, no boom do minério de ferro entre 2000 e 2012, que chegou a valorizar cerca de 780% na máxima, representou uma alta de cerca de 1.650% nas máximas das ações da Vale (NYSE:VALE) nos EUA (ADR), produtora dessa commodity.

Outro exemplo é do Ouro, que valorizou cerca de 170% entre 2006 e 2011, enquanto a mineradora Agnico Eagle Mines (NYSE:AEM) valorizou cerca de 256% no mesmo período.

Ao olharmos pra outras commodities e suas produtoras, ao longo da história, temos movimentos semelhantes. Isso não quer dizer que sempre que a cotação de uma commodity subir, a ação da empresa também se valorizará. No final das contas, isso depende mais da capacidade de gestão da companhia em capturar esse valor de mercado e ter eficiência para aproveitar o momento.

E será que com cripto aconteceu ou acontecerá a mesma coisa?

Vejamos o caso de algumas empresas de mineração de Bitcoins que possuem ações listadas em bolsa: enquanto o Bitcoin subiu 302% em dólar em 2020, a Marathon Patent Group (NASDAQ:MARA) valorizou 1.186% no mesmo ano. Já a Riot Blockchain (NASDAQ:RIOT) valorizou 2.535% em 2020.

VEJA TAMBÉM: Ações, títulos, criptomoedas e IPOs: os mercados estão em bolhas?

Temos também as produtoras destas “commodities digitais”, que são as mineradoras. Na prática, assim como no caso da Vale (SA:VALE3), essas empresas investem capital de forma intensiva em infraestrutura e supercomputadores para processar transações das redes descentralizadas dos criptoativos e, como recompensa, recebem taxas de transação e o direito de emitir ativos novos e colocar na rede.

Você já deve ter ouvido falar que a oferta máxima de Bitcoins no mercado será de cerca de 21 milhões de unidades e que mais de 18,6 milhões já foram produzidos. O fato é que só chegaremos no valor de 21 milhões de unidades próximo da década de 2140, já que a taxa de emissão é reduzida a cada quatro anos em um evento chamado Halving.

Esse movimento de redução de oferta e aumento de demanda também serve como um grande catalisador de preços, já que menos Bitcoins são gerados diariamente.

O mais curioso nesse caso das mineradoras de Bitcoin que citei é que se você fizer o trabalho de analisar o balanço dessas empresas, verá que elas possuem números e indicadores operacionais péssimos. O mercado de mineração de cripto está passando por uma consolidação e profissionalização importante, semelhante ao que aconteceu com o mercado de provedores de internet nos anos 90 e novas empresas estão surgindo com muito mais eficiência e capacidade de crescimento sustentável.

Como gestora, investimos em operações de mineração de cripto desde 2017 e, mais do que nunca, essa tese tem se mostrado relevante. Em nossa análise, além da capacidade de geração de fluxo de caixa, o potencial de valorização (upside) nesse setor tem um ratio de 3:1 a 7:1 em relação à valorização da commodity em si. Com a consolidação e profissionalização deste mercado, o upside poderá ser ainda maior.

Esse é, na minha opinião, o maior upside deste mercado no próximo ciclo.

Últimos comentários

Qual sua opinião sobre a Cardano?seu potencial de valorização?
Qual sua opinião sobre a Cardano?seu potencial de valorização?
BITCOIN OU GAMESTOP? PERDEU, MANÉ KKKKK
Qual o LASTRO do Bitcoin?Quantas criptomoedas existem e qual a sua rareza?Quem regula o mercado cripto?Só tem criptos quem precisa ocultar-se
Vc sabe as respostas.
Qual moeda vc acredita q possuí o maior potencial de valorização? Bitcoin mesmo, ou alguma outra?
Na minha opinião o Ethereum está subvalorizado, vai subir bem mais q o BTC
E sobre a Cardano ?qual seria o potencial desta Crypton?
Como Devo Proceder Para Investir No Bitcoin ?
Existem as Exanges que são as casas de Câmbio onde o senhor podera compra Bitcoin entre outras criptomoedas. A Exange mais indicada se chama Binance. Também tem a Novadax, Bitfinex entre outras. A binance é recomendada porque tem as menores taxas e também é a que tem mais criptomoedas listadas. O Senhor pode fazer cadastro pelo site da binance ou pode baixar o Aplicativo e realizar o cadastro. Tem varios videos no youtube que te ensina como se cadastrar. Alem disso tem alguns cursos que o senhor pode estar fazendo para aprender sobre esse mercado. Um deles se chama O Segredo do Bitcoin. E o senhor encontra na Hotmart.
Brasil Bircoin, baixa o app, faz conta gratis, deposita e negocia por la! Bem simples e facil
Recomendo a Foxbit simples de usar e segura. estão há 6 anos no mercado sem problemas
Nano é a única que pode ter o mesmo potencial que o BTC, inclusive sem taxas
Pellini, seja sincero. Se fosse oferecido a vc a Vale, ou o mesmo valor dela em criptomoedas, qual vc REALMENTE, aceitaria? kkkkkk
Fiz um comparativo da Vale durante o grande ciclo do minério de ferro, entre 2000 e 2012. Se fosse hoje eu sem dúvidas aceitaria o valor correspondente em cripto, caso ainda não tivesse uma carteira diversificada.
boa
Polkadot!
????
já somos digitais. quando o dinheiro digital tiver verdadeiro valor institucional, melhor, governamental. aí puf. chamem o Exterminador
Show Ruda! Fera!
Muito obrigado!
Cripto como reserva de valor?
não é uma boa idéia. não aconselho.
É uma tese de que, futuramente, pode vir a ser uma reserva de valor sim. Hoje, como disse no artigo, ainda não possui essas características.
Existe album etf de cripto?
Conforme o Varga mencionou, o primeiro ETF foi lançado pela brasileira Hashdex na Bolsa de Bermudas, mas já temos alguns Trusts nos EUA que funcionam de maneira semelhante à ETFs.
Muito bom.
Quais sao essas empresas que estao com crescimento sustentavel?!
No caso das mineradoras de cripto que possuem ações listadas, a que possui melhores fundamentos é a Hut8, listada no Canadá na Bolsa de Toronto.
a pergunta da matéria não foi respondida
Opa, qual pergunta Renato?
vai bater um milhão de reais
resumindo, ninguém sabe para onde as cripto vão.
Quem afirmar que tem certeza de onde vai, estará sendo leviano
Qual corretora vcs usam para investir em bitcoin?
Binance
foxbit
as taxas compensam? dá pra depositar por pix?
Rudá, excelente!!! Além da relevância das informacções, texto muito bem escrito!! Obrigado
Muito obrigado!
vai cair
tomara... estou com uma moeda shitcoin no banco , conhecida por Real, ... então se o Bitcoin cair, vou trocar a shitcoin por Bitcoin.. Valeu!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.