Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Saiba o que Esperar dos EUA, Arábia Saudita e Rússia na Reunião da Opep+

Publicado 08.04.2020, 09:07
Atualizado 09.07.2023, 07:31

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus parceiros da Opep+ planejam realizar uma reunião virtual na quinta-feira (9), a fim de discutir a realização de cortes de produção, em face da derrocada dos preços e do excesso de oferta cada vez maior. Há cerca de um mês, tudo levava a crer que o grupo Opep+ tinha entrado em colapso, mas a queda repentina da demanda mundial de petróleo por causa dos fechamentos provocados pelo coronavírus, em conjunto com a oportuna pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, parece ter incentivado a Arábia Saudita e a Rússia a tentar ressuscitar sua parceria.

O mercado inicialmente se mostrou otimista com a perspectiva de um corte de 10 a 15 milhões de barris por dia (bpd) na produção de petróleo que o presidente americano mencionou em seus tuítes na última sexta-feira (3). No entanto, o processo não é tão nítido como o tuíte de Trump o descreveu.

Embora a reunião da Opep+ ainda esteja para acontecer, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos já indicaram que qualquer corte de produção por parte da aliança Opep+ também exigirá a participação de outros produtores mundiais. Outros 12 países foram convidados para essa reunião da Opep+ como observadores, mas não se sabe ainda quais participarão, se é que algum participará. Os EUA já recusaram o convite.

Alguns analistas têm insistido que a Opep+ está adotando uma postura inteligente ao pressionar produtores fora da aliança a participar dos cortes. Se isso é inteligente ou não, pouco importa para os investidores. É fundamental entender que se trata de uma manobra sem precedentes. A Opep costumava agir por si só, com raras solicitações de engajamento de países externos. Em 2014, a Arábia Saudita excedeu sua produção quando não conseguiu equilibrar o mercado, mas não fez uma tentativa séria de pressionar quaisquer produtores, exceto seus parceiros de cartel. Em seguida, o grupo ampliou a participação na forma da Opep+. Agora, tudo indica que essa aliança quer que todos os outros produtores façam parte dos acordos, o que não se coaduna com o comportamento passado do grupo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Como tem ocorrido em praticamente todas as reuniões da Opep+, a Arábia Saudita e a Rússia são os membros principais. Fugindo da sua posição tradicional em relação à Opep, os EUA aparentemente exercerão um papel importante. Saiba o que observar quanto às posições de cada um desses países:

Arábia Saudita

A Arábia Saudita provou uma queda de 30% nos preços do petróleo em um único dia no mês de março, em reação à contrariedade da Rússia com os cortes, comprometendo-se a elevar a produção e reduzir os preços para alguns dos seus clientes. Isso aconteceu há um mês.

WTI Futures Weekly Chart

Agora, a monarquia saudita está preocupada com sua receita governamental, principalmente em vista dos seus ambiciosos planos de despesas e do seu tradicional papel de provedor do povo. Outra preocupação da monarquia é com o impacto dos preços baixos do petróleo no longo prazo sobre as ações da sua petrolífera estatal Saudi Aramco (SE:2222), as quais estão sendo publicamente negociadas. Vinte por cento dos cidadãos sauditas adquiriram papéis da Aramco durante sua oferta inicial de ações, sendo que alguns chegaram até a se endividar, com base na promessa apresentada pelo governo. A redução do preço das ações da Aramco pode azedar o sentimento político.

Apesar de a monarquia saudita precisar de valores mais altos para o petróleo, a Aramco está produzindo atualmente um recorde de 12 milhões de bpd. Acredita-se que sua oferta some 12,3 milhões de bpd, incluindo 0,3 milhão do estoque. Com uma demanda tão baixa, a grande questão é se a Aramco conseguirá encontrar compradores para o seu petróleo a partir de abril. Se não conseguir, os preços devem cair ainda mais, e a Arábia Saudita transparecerá fraqueza. Além disso, essa alta taxa de produção faz com que os sauditas fiquem sem sua capacidade ociosa estratégica pela primeira vez em décadas. O reino anunciou planos para aumentar a capacidade para 13 milhões de bpd, mas isso levará algum tempo. Por enquanto, o reino continua vulnerável sem essa capacidade ociosa. Tudo isso indica que a Arábia Saudita deseja selar um acordo de corte de produção.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Por outro lado, alguns especulam que a política saudita esteja em parte sendo conduzida de forma a mostrar força contra a Rússia. Nesse caso, o país árabe pode continuar com sua postura rígida, a despeito dos seus melhores interesses.

Rússia

A Rússia quer preços mais altos para o petróleo, assim como qualquer outro produtor. Recentemente, o país declarou que o barril cotado a US$ 40 seria suficiente para o seu orçamento, mas os preços agora estão significativamente mais baixos do que isso. Isso indicaria que os atuais preços não são tão bons assim para o orçamento russo, mas será que os produtores concordarão em realizar um corte maior, a fim de fazer o barril superar a marca de US$ 40?

A Rússia não quer dever favores a ninguém. Antes da sua rixa com a Arábia Saudita no início de março, o presidente Vladimir Putin deixou claro que não via problema no fato de seu ministro de energia, Alexander Novak, rechaçar quaisquer propostas de cortes futuros. A Rússia não fará parte de nenhum pacto de produção que não consiga controlar.

Não sabemos ao certo quão ansiosa a Rússia está por elevar os preços, mas mesmo que o país consinta com um acordo de corte de produção, ainda haverá ceticismo entre os outros parceiros no que tange ao cumprimento dos seus compromissos em vista das experiências passadas.

Estados Unidos

Os Estados Unidos não possuem qualquer mecanismo de regulação da produção de petróleo no país. Na segunda-feira (6), o secretário de energia Dan Brouillette declarou que “nos EUA, nós temos um livre mercado, e a indústria se ajustará por conta própria”.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Alguns estados, como o Texas e Oklahoma, possuem órgãos reguladores que podem estabelecer restrições à produção petrolífera dentro de suas fronteiras, mas o processo é complicado e envolve questões estaduais, e não federais. Existem outras formas pelas quais o governo federal pode tentar restringir a oferta de petróleo no país, como o uso de questões ambientais, mas qualquer tentativa de utilizar as normas de proteção ambiental para regular o comércio seria questionada na justiça.

Por fim, os EUA parecem estar oferecendo apenas uma coisa: uma previsão de declínio orgânico da produção, baseada no mercado. A Agência de Informações Energéticas dos EUA (EIA, na sigla em inglês) emitiu uma nova previsão na terça-feira (7) na qual espera que os EUA produzam em média 11,8 milhões de bpd em 2020. Trata-se de um declínio de 500.000 bpd em relação à produção de 2019. A EIA prevê que a produção americana cairá paulatinamente desde a máxima de março de 12,72 milhões de bpd nos próximos meses, atingindo 10,96 milhões de bpd em outubro, antes de apresentar uma recuperação.

Provavelmente a Opep terá suas próprias previsões para a produção americana, mas os observadores do mercado não devem espera que os EUA ofereçam qualquer “corte de produção” ao cartel além da previsão da EIA de que haverá uma queda motivada pelo mercado.

Se não houver acordo, é bastante provável que seja por causa da frustração dos membros da Opep+ por não conseguirem fazer com que os outros produtores (como os EUA) tomem uma ação.

Últimos comentários

Chegar nos 60 dólares ? Vai chegar. Passar e seguir até a casa dos 100 dolares acho q não mais . Isso demanda tempo e daqui a 10 anos a demanda por combustível não será a mesma e a produção tende a aumentar. Daqui 10 anos 70% dos veículos veículos novos serão de energia renovável e cada vez mais isso irá acontecer jogando o preço do barril p baixo.
Dra Ellen sou seu fā de carteirinha. Sabe muito. Meus parabens!
uma analise esclarecedora
esses caras são manipuladores povo vai atrás de notícias depois cai novamente
Vai ter acordo nao. Pelo menos agora ba 1a reuniao. Isto vai se alongar ate o final do mes. EUA nao vai dar o braço a torcer.
Até aqui deu um bom lucro realizado PETR4. Vamos vê hoje
👌😘
Gatinha. Você foi a mais correta até agora, falou, falou e nao saiu do moro. Isso é bom porque ninguém poderá criticá-la nem na alta e muito menos na baixa kkkkkk
Prio3 muito volatil.
Se der errado e a petro4 voltar proximo dos 10 reais eu compro muitas. Comprei petro em janeiro com valor altíssimo. Caso haja uma briga feia entre Russia e Arabia saudita o preço despenca hora que ficar insustentável o acordo é feito por falta de opções e a recuperação é mais rápida.
o que me dizem da PRIO3??
Agora só rezando para os produtores tomarem uma atitude que ajude. Eu acabei ficando muito comprado em petr4, tinha prometido nunca mais comprar petr4 acabei quebrando minha promessa agora esperar.
Dependendo do que resolver nesta reunião a petr4 vai a 25, mas por outro lado tenho medooo
Excelente
Reunião às 3 da manhã , horário de Brasília
hahahahhahaha são 6h de diferença de fuso, ou seja, às 9h da manhã esses putos ainda estão dormindo. Perai que vou falar com o Trump pra saber isso direitinho.
Alguem sabe o horário da reuniao ?
Ótimo Artigo!
A pergunta é: Quando o mundo retomará seu consumo anterior? Mesmo baixando a produção quem consumirá? China com estoques atuais no máximo? Europa falida no verão de quarentena?...diz aí Ellen
Qual o horário da reunião amanhã?
O ministro anunciou que na próxima segunda-feira, 13/4, alguns estados voltarão a funcionar normalmente. Somado isto, ao fato que amanhã devem fechar algum acordo na reunião da Arábia Saudita e Rússia, as ações da Petro vão disparar.
Gostei das informações. Muito bom!
Nunca li um artigo tão longo e tão sem conteúdo
Invejoso
Mto boa a reportagem!
Comprando put para se proteger 😎
Muito informativa e completa a reportagem, olhando sob vários ângulos, parabéns!
EUA, como sempre, só quer obter vantagens sem contribuir com nada. hahaha.
E sempre deu certo. Trump Mito
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.