Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Os 4 Melhores Tipos de Renda Fixa

Publicado 07.12.2018, 22:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Após avaliarmos a relação risco vs retorno que melhor se encaixa em nossos objetivos, temos que saber quais são os tipos de renda fixa disponíveis para fazermos o planejamento ideal de nossos investimentos.
Nos últimos anos a gama de produtos para o investidor individual aumentou. Contudo, o conhecimento destes pelo público é ainda superficial. O normal é a maioria seguir o que o gerente do banco oferece ou o que reportagens na televisão e jornais sugerem. O histórico de juros altos é outro fator que favorece a passividade do brasileiro em relação às finanças.

Embora a poupança seja um tipo de renda fixa, não trataremos dela aqui. Iremos diretamente para o segundo nível. Queremos tratar de investimentos que nos garantam vencer ao menos a inflação.

Trataremos de quatro tipos de renda fixa cujo o investimento julgamos que vale a pena para o investidor. O entendimento destes pavimenta a base do conhecimento para todos os outros produtos de renda fixa que existem ou venham a ser criados.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)


Este é o mais comum e conhecido, pois o gerente de sua conta pessoal sempre o oferece. Ele tem metas a cumprir, claro, mas você tem as suas. O CDB é uma boa alternativa para guardar a reserva de emergência, ou seja, aquele dinheiro que você deveria ter para qualquer eventualidade.

Ademais, o risco envolvido neste investimento está vinculado unicamente à instituição que o dinheiro é emprestado. Em outras palavras, quanto menor o risco da instituição falir, menor o percentual do CDI (de modo simplista a taxa de juros) é paga ao investidor.

Por exemplo, em um grande banco comercial são oferecidos entre 75 a 90% do CDI a depender do prazo e da quantia de dinheiro aplicada. Já utilizando corretoras as taxas oferecidas são mais atraentes. Elas chega, a 123% do CDI, porém o dinheiro só pode ser retirado no vencimento do título. Deste modo, não serviria para guardar a reserva de emergência.

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são também produtos comuns em bancos. Quando se adquire um título de LCI ou LCA estamos emprestando dinheiro para o banco com a finalidade dele prover créditos para os respectivos mercados.Uma desvantagem são os valores mínimos aplicados. Eles normalmente são mais altos do que os do CDB ficando entre R$10.000,00 - R$50.000,00. Por outro lado, a vantagem deste tipo de renda fixa é a isenção de imposto de renda.

Isto aumenta a rentabilidade destes títulos consideravelmente e os tornam uma ótima opção de investimento para quem é mais conservador.

Debêntures


Basicamente, nesta classe de título, o investidor empresta dinheiro para uma empresa. Assim, se a empresa fechar, perde-se todo o dinheiro aplicado. Quanto maior e mais sólida a empresa menor será a taxa paga por ela para tomar o dinheiro emprestado.

Para ajudar o investidor a saber qual é a situação da empresa, existem as agências de risco que usam ratings para definir o grau de risco de cada título como, por exemplo, a Fitch. O valor mínimo de investimento em debêntures varia e alguns títulos tem uma rentabilidade bem atraente. Principalmente, porque alguns são vinculados à inflação e isentos de imposto de renda, informações que normalmente são dadas pela corretora.Estas características colocam os debêntures como uma ótima opção de investimento.

Tesouro Direto


Tesouro direto talvez seja o tipo de renda fixa que mais se populariza hoje. Quem adquire um título deste está emprestando dinheiro para o governo, no caso do investidor brasileiro, nosso sócio.
Cabe destacar que o valor de face do título pode variar ao longo do tempo. Todavia, a rentabilidade do título ao final do período será a acordada no momento do aplicação. Sobre isto vale um artigo inteiro. Ficaremos, por enquanto, com o básico.

Aqui o risco implícito é o do governo. Ou seja, este risco é muito baixo, pois o governo tem a máquina de imprimir dinheiro, logo, é improvável que não se receba o dinheiro na hora do resgate. É claro que o dinheiro pode não valer mais nada, porém, o investidor irá recebê-lo.

Pela segurança, prazo e rentabilidade este é um dos melhores tipos de renda fixa existentes.

Por fim, aqui estão alguns tipos de renda fixa. Estes são os que consideramos que valem a pena para o pequeno investidor. Primordialmente, para aquele que está começando. É os conhecendo bem que podemos garantir que nosso dinheiro renda de uma forma segura e siga o nosso planejamento.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.