Os 4 Melhores Tipos de Renda Fixa

Os 4 Melhores Tipos de Renda Fixa

Leonardo B Piveta  | 07.12.2018 22:05

Após avaliarmos a relação risco vs retorno que melhor se encaixa em nossos objetivos, temos que saber quais são os tipos de renda fixa disponíveis para fazermos o planejamento ideal de nossos investimentos.
Nos últimos anos a gama de produtos para o investidor individual aumentou. Contudo, o conhecimento destes pelo público é ainda superficial. O normal é a maioria seguir o que o gerente do banco oferece ou o que reportagens na televisão e jornais sugerem. O histórico de juros altos é outro fator que favorece a passividade do brasileiro em relação às finanças.

Embora a poupança seja um tipo de renda fixa, não trataremos dela aqui. Iremos diretamente para o segundo nível. Queremos tratar de investimentos que nos garantam vencer ao menos a inflação.

Trataremos de quatro tipos de renda fixa cujo o investimento julgamos que vale a pena para o investidor. O entendimento destes pavimenta a base do conhecimento para todos os outros produtos de renda fixa que existem ou venham a ser criados.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)


Este é o mais comum e conhecido, pois o gerente de sua conta pessoal sempre o oferece. Ele tem metas a cumprir, claro, mas você tem as suas. O CDB é uma boa alternativa para guardar a reserva de emergência, ou seja, aquele dinheiro que você deveria ter para qualquer eventualidade.

Ademais, o risco envolvido neste investimento está vinculado unicamente à instituição que o dinheiro é emprestado. Em outras palavras, quanto menor o risco da instituição falir, menor o percentual do CDI (de modo simplista a taxa de juros) é paga ao investidor.

Por exemplo, em um grande banco comercial são oferecidos entre 75 a 90% do CDI a depender do prazo e da quantia de dinheiro aplicada. Já utilizando corretoras as taxas oferecidas são mais atraentes. Elas chega, a 123% do CDI, porém o dinheiro só pode ser retirado no vencimento do título. Deste modo, não serviria para guardar a reserva de emergência.

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são também produtos comuns em bancos. Quando se adquire um título de LCI ou LCA estamos emprestando dinheiro para o banco com a finalidade dele prover créditos para os respectivos mercados.Uma desvantagem são os valores mínimos aplicados. Eles normalmente são mais altos do que os do CDB ficando entre R$10.000,00 - R$50.000,00. Por outro lado, a vantagem deste tipo de renda fixa é a isenção de imposto de renda.

Isto aumenta a rentabilidade destes títulos consideravelmente e os tornam uma ótima opção de investimento para quem é mais conservador.

Debêntures


Basicamente, nesta classe de título, o investidor empresta dinheiro para uma empresa. Assim, se a empresa fechar, perde-se todo o dinheiro aplicado. Quanto maior e mais sólida a empresa menor será a taxa paga por ela para tomar o dinheiro emprestado.

Para ajudar o investidor a saber qual é a situação da empresa, existem as agências de risco que usam ratings para definir o grau de risco de cada título como, por exemplo, a Fitch. O valor mínimo de investimento em debêntures varia e alguns títulos tem uma rentabilidade bem atraente. Principalmente, porque alguns são vinculados à inflação e isentos de imposto de renda, informações que normalmente são dadas pela corretora.Estas características colocam os debêntures como uma ótima opção de investimento.

Tesouro Direto


Tesouro direto talvez seja o tipo de renda fixa que mais se populariza hoje. Quem adquire um título deste está emprestando dinheiro para o governo, no caso do investidor brasileiro, nosso sócio.
Cabe destacar que o valor de face do título pode variar ao longo do tempo. Todavia, a rentabilidade do título ao final do período será a acordada no momento do aplicação. Sobre isto vale um artigo inteiro. Ficaremos, por enquanto, com o básico.

Aqui o risco implícito é o do governo. Ou seja, este risco é muito baixo, pois o governo tem a máquina de imprimir dinheiro, logo, é improvável que não se receba o dinheiro na hora do resgate. É claro que o dinheiro pode não valer mais nada, porém, o investidor irá recebê-lo.

Pela segurança, prazo e rentabilidade este é um dos melhores tipos de renda fixa existentes.

Por fim, aqui estão alguns tipos de renda fixa. Estes são os que consideramos que valem a pena para o pequeno investidor. Primordialmente, para aquele que está começando. É os conhecendo bem que podemos garantir que nosso dinheiro renda de uma forma segura e siga o nosso planejamento.

Leonardo B Piveta

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+