Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Os Corvos do Mercado

Publicado 28.05.2020, 10:50
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Só há uma coisa pior do que ser culpado por um motivo errado: ser elogiado por um motivo errado.

O elogio sem propósito também gera indignação, e faz as pessoas de bem morrerem de vergonha.

Pessoas de bem declaram prontamente, sem falsa modéstia, que não merecem aquele reconhecimento, que ele cabe a outrem ou simplesmente ao acaso.

Ainda assim, eu poderia descrever uma lista de indivíduos avessos ao bom senso — ou mesmo propensos ao mau senso — que toleram com placidez o recebimento de um elogio espúrio, ou até mesmo se regozijam com méritos falsamente atribuídos a si.

Na minha particularidade léxica, os chamo de corvos.

Ou, sob um contexto mais específico, os chamo de corvos do mercado.

O corvo do mercado compra BBAS3 pois prestou atenção na reunião ministerial.

E então ele lucra 10% em um dia por ter comprado uma porra estatal.

O corvo do mercado compra minis de IBOV alavancado pois Rodrigo Maia fez as pazes com Jair Bolsonaro.

A alavanca permite que ele levante uma pedra com um décimo da força que nunca terá.

O corvo do mercado opera vendido em dólar pois a vacina da esperança está chegando dentro de 3, 2, 1…

E lá vai o corvo, enriquecendo de novo, devido às mais irracionais das razões.

De repente, torna-se um corvo brilhante, brilha até mesmo no escuro.

Passa a acreditar nas mentiras que conta para si mesmo, o que acaba engordando seu ego de corvo.

Eventualmente, após tamanha engorda, percebe que, ao bater asas, não consegue mais voar.

Quando chega a esse estágio deplorável, termina por se alimentar apenas dos restos deixados ao chão pelos demais corvos.

Como sei disso tudo sem ser eu mesmo um corvo?

Como investidor, eu já ganhei e perdi dinheiro sem merecer. Acontece o tempo todo.

Mas nem por isso saio por aí bicando sacos de lixo.

Últimos comentários

Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.
Mt 24:28
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.