Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Os Dividendos dos Bancos Caíram Quase 50% em 2020! E Agora?

Publicado 23.02.2021, 14:29
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Em estudo divulgado pela Economática sobre os resultados dos bancos, um dos fatores que mais chamaram a atenção foi a redução de quase 50% nos dividendos pagos em 2020 pelos principais bancos: Banco do Brasil (SA:BBAS3), Santander Brasil (SA:SANB11), Bradesco (SA:BBDC4) e Itaú (SA:ITUB4).

Isto acendeu o alerta de muitos investidores de valor.

Estariam os bancos saindo da lista de excelentes opções de investimento com foco em dividendos?

A resposta, na nossa visão, é NÃO!

Os impactos de cada caso eu expliquei nos artigos publicados anteriormente: resumidamente, PDD maior e menor receita com os produtos e serviços ofertados.

Causa raiz: Covid-19.

Em consequência, dividendos menores.

2021 ainda reserva dificuldades, mas a pandemia e seus impactos não serão para sempre.

Vemos os bancos recuperarem os seus índices de lucratividade mais à frente: um 2021 ainda com dificuldades, mas já melhor do que 2020 e a partir de 2022 uma volta à normalidade.

Um aumento de juros seria a cereja no bolo.

Entretanto, mesmo com a perspectiva bem positiva para longo prazo, deixo aqui um alerta, exemplificando com o gráfico do Bradesco:

bradesco

Boa parte da recuperação pós fundo causado pela Covid-19 foi seguida de um GAP no gráfico semanal. A euforia causou inconsistência na maioria dos ativos.

Em algum momento no curto/médio prazo, deve haver uma retração.

Nunca subestime o poder de um gap!

Duvida?

Olhe o gap na região dos 27 que foi deixado no sell-off do início da pandemia. Veja como foi fechado posteriormente na recuperação, e depois o movimento de alta começou a perder força.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Banco do Brasil e Itaú também têm gaps em aberto para baixo no semanal. Santander deve corrigir seguindo o famoso “efeito manada”.

Dessa maneira, tenha paciência. Haverá oportunidades para compra destes ativos a preços mais descontados em algum momento.

Entenda que renda variável, de fato, varia! E que o mercado premia aqueles que têm paciência e convicção em suas posições.

Bons investimentos!

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.