Os Pilares da Criação de Valor

Os Pilares da Criação de Valor

Tiago Reis  | 15.08.2019 12:21

A criação de valor é uma função de três variáveis que devem sempre andar em conjunto: qualidade, preço e crescimento. Atualmente, a grande maioria das pessoas se esquece disso e baseia sua decisão de investimento em apenas uma das variáveis. E, como consequência, acaba não atingido a rentabilidade esperada.

Em épocas de mercado em alta, como a que vivemos hoje, a maior parcela dos investidores opta pelas ações de crescimento. As ações de crescimento são aquelas que fazem os olhos dos especuladores brilharem por permitirem ganhos expressivos de forma rápida, sem qualquer relação com o valor da empresa. São negociadas a múltiplos muito altos. Seus donos afirmam que a empresa irá crescer extraordinariamente no futuro e, por isso, estão pagando mais caro por ela hoje.

Acontece que, muitas vezes, esse crescimento não ocorre, e o que antes era uma forma fácil e rápida de se ganhar dinheiro muda para um destruidor massivo de riqueza tão rápido quanto. Exemplo de empresas hoje negociadas a múltiplos extremamente altos são a Beyond Meat (NASDAQ:BYND) (gráfico abaixo), Tesla (NASDAQ:TSLA) e Netflix (NASDAQ:NFLX).

Cotação desde maio de 2019

Outro tipo de pessoa se esquece de analisar o preço e o potencial de crescimento da empresa, e justifica sua decisão de investimento apenas pela qualidade da mesma. A Coca-Cola por exemplo, é uma ótima empresa, com um elevado retorno sobre capital. Mas, nos últimos anos, não gerou um bom retorno para seus acionistas. Por conta dos generosos dividendos que paga, é uma espécie de título de renda fixa luxuoso que protege o investidor da inflação. No entanto, pela falta de oportunidades de investimentos a uma taxa tão alta de retorno quanto a sua, não apresenta ganho de capital. É um bom investimento para aqueles que buscam preservação do capital, mas não criação de riqueza.

Cotação ação Coca Cola desde 98.

Por fim, existem aquelas pessoas que buscam apenas ações extremamente baratas, independentemente da qualidade e potencial de crescimento das mesmas. O problema dessa abordagem, além da falta de escalabilidade e oportunidades, é que muitas vezes os investidores acabam comprando um negócio medíocre por acreditarem estar barato.

Entretanto, muitas vezes, o barato não é uma barganha, e a diferença entre valor e preço não é tão alta quanto parece. O horizonte temporal dessas pessoas acaba sendo menor (1 ou 2 anos) e o investidor deve constantemente se desgastar e acompanhar sua ação para acertar o tempo de se desfazer dela. Estudos mostram que o giro alto de carteira é maléfico para o investidor e que a probabilidade de se desfazer da ação no melhor momento possível é mínima.

Sendo assim, investidores devem se tornar sócios de negócios de alta qualidade, sólido financeiramente, estável, bem gerido, com boas oportunidades de crescimento e vantagens competitivas sustentáveis e negociado abaixo do valor intrínseco. Tais empresas são o segredo para se obter sucesso no mundo dos investimentos, pois sua qualidade, junto com crescimento, possibilitará conseguir altos retornos durante anos. Além disso, seu preço baixo elimina a necessidade de estar certo quanto a hora de vender e minimiza o risco de um erro de análise ou conclusão de premissa incorreta.

Tiago Reis

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Felipe Ribeiro
Felipe Ribeiro

Os graficos nao apareceram   ... (Leia Mais)

19.08.2019 09:34 GMT· Responder
Robson Santana
Robson Santana

parabéns Tiago seus artigos são sempre simples e claros obrigado por essas boas orientações  ... (Leia Mais)

16.08.2019 10:47 GMT· Responder
Robson Santana
Robson Santana

parabéns Tiago seus artigos são sempre simples e claros obrigado por essas boas orientações  ... (Leia Mais)

16.08.2019 10:47 GMT· Responder
Lucas Kiwamen
Lucas Kiwamen

a dificuldade é justamente encontrar empresas com essas características.todos conseguimos identificar empresas de qualidade e que oferecem crescimento porém geralmente já estão precificadas  ... (Leia Mais)

15.08.2019 17:01 GMT· Responder
Lucas Kiwamen
Lucas Kiwamen

a dificuldade é justamente encontrar empresas com essas características.todos conseguimos identificar empresas de qualidade e que oferecem crescimento porém geralmente já estão precificadas  ... (Leia Mais)

15.08.2019 17:01 GMT· Responder
Júlio Lopes
Júlio Lopes

ótimo texto Tiago, parabéns   ... (Leia Mais)

15.08.2019 15:30 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+