Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Os Ursos Dominam os Mercados Neste Início de 2015. Shanghai Dispara.

Publicado 05.01.2015, 07:41
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: Em um pregão agitado, as bolsas asiáticas fecharam sem direção definida neste primeiro pregão da semana, após uma série de pesquisas PMIs decepcionantes lançadas na Europa e na Ásia durante a semana passada, enquanto os benchmarks americanos recuaram na sexta-feira, no primeiro pregão de 2015, seguindo relatórios econômicos que mostraram uma desaceleração fabril em dezembro nos EUA, mas ainda em expansão.

O Nikkei do Japão recuou 0,24%, na volta das comemorações de final de ano, depois de iniciar a sessão em território positivo no início da sessão da tarde, com a moeda ganhando frente ao dólar e pesando sobre os exportadores. A recuperação dos peso-pesados ​​do índice ajudou a limitar as perdas.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng recuou 0,58%, com destaque para a operadora de Casino Melco Crown, cujos papeis recuaram 3,6% após solicitar o fechamento de capital e saída da bolsa de Kong Kong, citando oportunidades para captação de recursos limitados.

Liderando os mercados asiáticos, o Shanghai Composite da China, subiu 3,61%, em seu primeiro pregão do ano, atingindo seu nível mais alto desde dezembro de 2009, liderada pelos setores da energia e imobiliário. Poly Real Estate Group saltou 9,98%, Metro Land subiu 5,5% e Gemdale avançou 3,4%, após o governo de Pequim aumentar os créditos para habitação. Entre outros destaques positivos, os fabricantes de trem CSR e China CNR subiram 10% cada, a máxima valorização diária permitida, beneficiando-se de confirmação de uma fusão de US$ 26 bilhões, divulgada na semana passada. As companhias aéreas chinesas também subiram após corte na taxa de combustível anunciado pela Administração de Aviação Civil da China, em 31 de dezembro. Air China subiu 10%, enquanto China Eastern Airlines e China Southern Airlines avançaram 7,1 e 8,5% cada.

O referencial S & P ASX 200 da Austrália terminou o segundo dia de negociação do ano com alta de 0,26%, com os ganhos para o setor de energia. Os produtores de energia Search Oil e Santos avançaram 1,4 e 0,9% cada e Woodside Petroleum, maior empresa do setor subiu 0,5%, enquanto um aumento de 0,3% no comércio asiático do ouro ajudou Alacer Gold e Kingsgate a terminar com alta de mais de 8%.

As mineradoras reagiram às flutuações do preço à vista do minério de ferro; BC Iron e Fortescue Metals reverteram os ganhos e caíram 3,2 e 0,4%, respectivamente e a gigante BHP Billiton caiu 0,2%, para 29,48 dólares. A principal rival Rio Tinto subiu 0,3%, para 58,48 dólares, após The Australian Financial Review informar que ela poderia anunciar uma recompra de ações 5000 milhões dólares no próximo mês.

Enquanto isso, o índice de manufatura (PMI) da Austrália caiu em dezembro, com as empresas relatarndo uma queda acentuada nas novas encomendas.

EUROPA: As principais bolsas europeias abriram em queda, com preocupações sobre a saúde da zona euro ressurgindo entre os investidores no retorno do período festivo e com a incerteza política na Grécia após rumo das eleições parlamentares no final deste mês. Um relatório do jornal alemão Der Spiegel no fim de semana, citando fontes do governo não identificadas, disse que os legisladores alemães acreditam agora que eles estão em uma posição melhor para lidar com a saída da Grécia da zona euro.

Destaque para as ações de energia, que estavam sob pressão novamente com a baixa do preço do petróleo Brent e o Crude dos EUA estendendo as perdas pelo terceiro dia. Montadores de automóveis também recuam. A montadora alemã BMW cai 2,2% após relatos de que este se comprometeu a pagar 820 milhões dólares em subsídios aos distribuidores chineses para ajudar a recuperar as perdas do ano passado.

Enquanto isso, o euro atingiu nível mais baixo em quase nove anos em relação ao dólar, caindo abaixo de US $ 1,20, com o aumento das expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) em breve deve expandir seus programas de estímulos destinadas a evitar a deflação, a fim de impulsionar a economia da zona do euro. Os mercados aguardam o resultado da reunião do comitê de política monetária do banco em 22 de janeiro.

A Alemanha tem se mostrado resistente a qualquer proposta de que o banco central poderia começar a comprar títulos do governo, conhecido como quantitative easing (QE) como parte de um programa de estímulo.

O FTSE 100 do Reino Unido recua. As ações de viagens sobem após os preços do petróleo continuarem a cair. A operadora de navios de cruzeiro Carnival sobe 2,73% e British Airways avança 2,4%, assim como a rival EasyJet. A Ryanair, companhia de baixo custo, sobe 2,65% após dizer que o tráfego em dezembro subiu 20%. Em sentido contrário, as ações da petrolífera britânica BP cai 1%, após um relatório do Financial Times dizer que a empresa está preparada para perder centenas de milhões de dólares em lucros e dividendos devido a sua participação na companhia petrolífera russa Rosneft, por causa da queda dos preços do petróleo e recuo do rublo.

Ainda em Londres, as mineradoras recuam. A Anglo American cai 1,10%, a BHP Billiton perde 1,38% e a Rio Tinto recua 1,92%.

AGENDA ECONÔMICA:
EUA: Não está previsto a divulgação de nenhum indicador importante

ÍNDICES MUNDIAIS (7h30):

ÁSIA
Nikkei: -0,24%
Austrália: +0,26%
Hong Kong: -0,58%
Shanghai Composite: +3,61%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -0,06%
London - FTSE: -0,47%
Paris CAC -0,12%
IBEX 35: -0,41%
FTSE MIB: -0,59%

COMMODITIES
BRENT: -0,97%
WTI: -1,12%
OURO: +0,66%
COBRE: -0,34%
NIQUEL: +0,08%
SOJA: -0,65%
ALGODÃO: +0,92%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: -0,12%
SP500: -0,14%
NASDAQ: -0,10%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.