Paraíbas “Picaretas” e a Expectativa de Corte na Selic

Paraíbas “Picaretas” e a Expectativa de Corte na Selic

Liora Vanessa Dopacio  | 20.07.2019 15:03


Panorama de Mercado

Encerramos a semana com o Mercado colocando o “pé no chão” após o forte entusiasmo com a aprovação da Reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara de Deputados, isso porque um outro problema vem à tona, o baixo crescimento econômico, fazendo nosso mais importante índice acionário perder o fôlego. Para que a economia de fato entre no ritmo novamente e volte a crescer, a Reforma é apenas um dos pré-requisitos, sendo também necessária uma reforma tributária, bem como dar sequência nas privatizações. Além disso, a atenção dos investidores está voltada para estímulos à economia como um novo corte na taxa básica de juros, a Selic, e a liberação de uma parte do FGTS e do PIS/Pasep aos trabalhadores. Essas medidas visam dar uma reaquecida no consumo para que o PIB, num curto prazo, seja beneficiado, sem esquecer que isso não resolve a origem estrutural do problema. Diante desse cenário, nosso mais importante índice de ações, fechou a semana praticamente no zero a zero, ou seja, uma queda de sequer 0,5%. O Ibovespa fechou a semana em 103451.93 pontos. Já seu derivativo, o índice futuro, fechou a semana em 103890 pontos.

No cenário nacional, estamos no aguardo da próxima reunião e decisão do COPOM, sobre o corte ou não, da taxa Selic. Investidores e analistas temem uma decisão do COPOM de manter a taxa como está e isso repercutir numa espécie de “decepção” no Mercado. Como de costume, uma das trending topics do Twitter no Brasil essa semana foi #orgulhodonordeste, após uma declaração em tom pejorativo do atual Presidente Jair Bolsonaro, chamando os governadores do Nordeste de “paraíbas”. O detalhe é que essa declaração foi feita em “off”, isso porque ocorreu durante a preparação para uma conversa com jornalistas, onde Bolsonaro aparentemente não sabia que o microfone que usaria na conversa já estava captando áudio. No áudio foi possível ouvir Bolsonaro dizendo ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “Daqueles governadores de 'Paraíba', o pior é do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”. Depois de um trecho onde não é possível compreender o que foi dito, Bolsonaro ainda usou a expressão “picaretas”. Vale lembrar que a região Nordeste foi a região onde o atual presidente teve menos votos.

No mercado internacional, segue forte a expectativa de um novo corte na taxa de juros americanos. Donald Trump, atual presidente dos EUA, manteve a pressão sobre o Fed em relação ao assunto, além de criticá-los no Twitter dizendo que estão tendo um “processo falho de pensamento". O que anda trazendo volatilidade a moeda americana é a expectativa do tamanho do corte. Esse tema, tem total ligação com a guerra comercial entre EUA e China, pois um corte na taxa de juros daria um fôlego para China se movimentar. A guerra entre as potências tem se tornado longa e custosa, mas a China diz ter cartas na manga, ou seja, ações mais agressivas, caso a guerra se intensifique. A prioridade da China é que a economia não desacelere de forma intensa e contínua, pois isso acarretaria dívidas maiores e riscos de liquidez.

A seguir, temos o fechamento de alguns ativos e índices:

Índice Bovespa – 103451.93 pontos;
Índice Futuro de IBOVESPA - 103890 pontos
Petrobras PN (SA:PETR4) – 27,44 reais
Vale do Rio Doce (F:VALE3) ON – 52,72 reais
Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 36,40 reais
Banco Bradesco PN – 37,60 reais
Ambev ON – 18,09 reais
Dólar Futuro – 3749,50 reais
Índice Dow Jones – 27154.20 pontos
Índice S&P 500 – 2976.61 pontos

O que esperar para próxima semana...

Iniciamos a semana com a abertura da temporada de divulgação dos resultados do segundo trimestre, e devido ao baixo crescimento econômico é de se esperar, como consequência, resultados fracos. Na terça-feira (23/07) teremos divulgação dos resultados da Cielo SA (SA:CIEL3). Na quarta-feira (24/07) teremos divulgação dos resultados da Edp Energias do Brasil SA (SA:ENBR3), Engie Brasil Energia (SA:EGIE3) SA, Pão de Açúcar (SA:PCAR4) Cia Brasileira de Distribuição, Banco Santander Brasil SA (SA:SANB11) (ON, PN e UNIT), Telefônica Brasil (SA:VIVT4) SA (ON e PN) e WEG SA (SA:WEGE3). Na quinta-feira (25/07) teremos divulgação dos resultados da Ambev SA (SA:ABEV3), Banco Bradesco SA (SA:BBDC4) (ON e PN), Ecorodovias Infraestrutura e Logística (SA:ECOR3) SA e Fleury SA (SA:FLRY3). E por fim, porém não menos importante, na sexta-feira (26/07) teremos divulgação da Hypera (SA:HYPE3) SA e Usiminas (SA:USIM5) Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais SA (ON, PNA e PNB). Lembrando que todas os papéis acima citados fazem parte da composição da atual carteira teórica do Ibovespa.

Fique atento para esses eventos (três touros):

  • Terça-feira -Vendas de Casas Usadas (Jun) às11h;
  • Quarta-feira -Venda de Casas Novas (Jun) às 11h; Estoques de Petróleo Bruto às11h30;
  • Quinta-feira -Núcleo de Pedidos de Bens Duráveis (Mensal) (Jun) às 09h30;
  • Sexta-feira - PIB (Trimestral) (Q2) às09h30;

Tenham uma excelente semana.

Liora Vanessa

Este conteúdo visa ambientar/informar os investidores de uma forma simples sobre como o mercado tem se comportado, jamais devendo ser considerado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo.

Liora Vanessa Dopacio

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Roger Gruber
Roger Gruber

Qual ação vai andar no segundo semestre? Palpite Even3  ... (Leia Mais)

22.07.2019 11:58 GMT· 1 · Responder
Roger Gruber
Roger Gruber

Qual ação vai andar no segundo semestre? Palpite Even3  ... (Leia Mais)

22.07.2019 11:58 GMT· Responder
Giovanni Dos Santos
Giovanni Dos Santos

Lembrando que o país ainda não "andou" devido às amarras da velha política, da corrupção e de alguns coronéis do parlamento, que insistem no nosso subdesenvolvimento. As medidas já foram tomadas e explanadas pelo presidente e seus ministros. Falta só expurgar pelo menos 60% do Congresso pro país andar pra frente de verdade.  ... (Leia Mais)

22.07.2019 11:48 GMT· 2 · Responder
Bruno César Boff
Bruno César Boff

Tenho a impressão que somos tapados. Que temos temos políticos de estimação. O povo simples do Nordeste foi e é usurpado por políticos coronéis e seus herdeiros eternos. Porque a verdade doi?   ... (Leia Mais)

22.07.2019 11:16 GMT· 1 · Responder
Aurélio Couto Arruda
Aurélio Couto Arruda

Achei meio desproposital a citação sobre o q o presidente disse... totalmente desconectada do contexto do texto... Não fez gancho nenhum com o as reformas citadas anteriormente, nem com as reuniões de copom, etc... Anyway, virou o titulo da matéria... um verdadeiro caça clicks  ... (Leia Mais)

22.07.2019 11:05 GMT· 1 · Responder
Tiago Delgha
Tiago Delgha

É Óbvio que o Bolsonaro se referiu a governadores petistas, que são picaretas, interpretar de outra forma é pura sacanagem intelectual. Quere atrelar esse fato ao sobe desce do mercado é outra sacanagem intelectual   ... (Leia Mais)

22.07.2019 10:58 GMT· 1 · Responder
Wanderson Scroll
Wanderson Scroll

Governadores de paraibas mesmo, esses caras vivem no luxo enquanto o povo do NE vivem na pobreza, esse povo tem os governantes que merecem.  ... (Leia Mais)

22.07.2019 10:41 GMT· 1 · Responder
André Berggrav
André Berggrav

Podiam excluir a opção comentários, e incluir somente curtir ou descritor.  ... (Leia Mais)

22.07.2019 03:10 GMT· 2 · Responder
André Berggrav
André Berggrav

Que amador esse comentário em relação ao Presidente Bolsonaro , lamentável, aqui no investing. Havendo total distorção ao relatar o ocorrido.   ... (Leia Mais)

22.07.2019 03:09 GMT· 1 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Portugal) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App