Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Perspectivas da Semana : 27 janeiro a 01 fevereiro

Publicado 27.01.2020, 08:21
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Na última semana tivemos os mercados perdendo força, após um movimento consistente de alta, que fora observado nas semanas anteriores.

Os índices americanos abriram e fecharam a semana em leve queda, excetuando-se Nasdaq que manteve-se estável. O índice Japonês recuou -1,8% e o #DAX (Alemanha) apreciou-se +0,5%.

No Brasil, nosso índice futuro manteve-se no mesmo patamar do início da semana, na região de 118.600 pontos, apesar de ter feito nova máxima, na região de 120.000 pontos.

Principais índices das bolsas

Petróleo e #inério de ferro desvalorizaram-se, com destaque para o Petróleo: -8,6%. O quadro abaixo sumariza as variações percentuais observadas nestes ativos, na última semana.

Graficamente o DXY, que é um índice que mede o valor do dólar dos Estados Unidos em relação a uma cesta de moedas estrangeiras, parece ter o caminho livre para retestar a região de 98.200-98.800 pontos, que poderia representar uma variação percentual entre +0.4% e 1,0%. Geralmente, uma apreciação do dólar pode ser prenúncio de aversão ao risco e é bastante comum ver as bolsas caírem, quando esta trajetória e confirma.

Índice Dólar futuro DXY

Analisando o gráfico do Ouro, podemos observar que na última semana tivemos um movimento importante de apreciação do ativo. O rompimento da região de 1.610 poderia abrir caminho para uma nova pernada de alta, nas próximas semanas. Por outro lado, se na semana que inicia-se, o ativo fechar cotado abaixo de 1.556, seria uma sinalização mais "baixista" para o metal precioso.

Vale comentar que à exemplo do DXY, o Ouro costuma ser um "porto seguro" para os investidores, em épocas de instabilidade nos mercados financeiros. Neste contexto, não ficaríamos surpreendidos se observássemos uma valorização expressiva do ativo, se os índices globais desvalorizarem-se.

Cotação do Ouro Gráfico Diário

Nesta semana teremos divulgações de resultados de diversas empresas americanas, que certamente vão influenciar na direção dos índices do mundo inteiro. Destacamos a expectativa sobre os resultados da 3M, Microsoft, Coca-Cola, Amazon, Tesla, Visa, Facebook, Caterpillar, entre outras.

Balanços nos EUA

Ressaltamos que todo cuidado é pouco, pois a situação da economia global ainda é frágil. Seguem alguns gráficos interessantes relacionados à economia americana:

(a) A linha em azul corresponde ao lucro das empresas nos EUA antes do imposto de renda, e a em vermelho, depois.

Temos o S&P 500 subindo 'a pleno vapor', e os lucros das empresas se comportando de maneira 'relativamente estável'. Aparentemente existe uma divergência entre preço das ações e lucro no mercado americano.

Lucros antes e depois de impostos

No Brasil tivemos na última 6a. feira um movimento de correção, após o mercado fazer nova máxima histórica nos 120.000 pontos.

A perda da região de 118.000 pontos poderia levar o mercado a retestar a região de 116.000 ou até mesmo os 115.000 pontos.

Geralmente a amplitude diária de variação do índice futuro do Brasil, entre máxima e mínima do dia, é de 1.500 pontos. Vamos ficar atentos à região de 115.000 pontos, pois se o mercado chegar até lá e "segurar, pode ser uma bela oportunidade de montar posições compradas, aproveitando a tendência de alta estabelecida.

Mini Ibovespa Gráfico Diário

O dólar futuro continua lateralizado no gráfico de 60 minutos, com suportes mais claros na região de 4160-4140 e resistências na região de 4200-4220. Somente a superação desses níveis, para cima ou para baixo, poderia nos indicar a trajetória da moeda americana, nos próximos dias. Naturalmente, não podemos esquecer que o DXY tende a influenciar a trajetória da moeda americana globalmente.

Dólar

O Petróleo corrigiu intensamente na última semana e parece que irá testar a região de 53-52 dólares/bbl. Segundo a EIA (U.S. Energy Information Administration), o preço do barril WTI deve ficar neste ano um pouco acima da média de 2019, já que a demanda por petróleo deve subir um pouco acima da sua produção.

Cotação do Petróleo

Sumarizamos abaixo o calendário econômico dessa semana trará divulgações que podem gerar bastante volatilidade nos mercados. Teremos também uma semana inteira de feriados na China, por conta das celebrações de ano novo.

Calendário econômico

Forte abraço, e....

Bora pra cima !!!

Sobre o autor: fundador do blog Metanoia Trading, começou a estudar sobre o mercado financeiro em 2004, quando participou da 2a. turma do Curso Intensivo de Análise Técnica da LS (Leandro e Stormer). Foi Diretor de Corporate Finance na PwC (PricewaterhouseCooopers) até 2016. Atualmente, além de atuar como trader autônomo, tem sua própria empresa de consultoria, onde dedica-se à assessorar processos de fusões e aquisições (M&A).

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.