Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Perspectivas da semana 31 Agosto - 04 Setembro

Publicado 30.08.2020, 15:45
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Quando terminarmos esta semana faltarão apenas dois meses para as eleições nos EUA. Será que o mês de setembro será muito volátil ou ligarão a montanha russa somente em Outubro?

vote
O VIX parece dar sinais de vida. Também como conhecido como índice do medo, costuma reagir fortemente quando os mercados caem.
vix

Na última semana, o presidente do FED (equivalente ao Banco Central) dos EUA, Jerolme Powell, sinalizou que o país está disposto a manter as taxas de juros baixas, mesmo que isso resulte em algum nível de inflação no país.

A partir disso os mercados reagiram positivamente e o dólar teve uma depreciação frente à diversas moedas do mundo. Nasdaq já encontra-se na faixa de 12.000 pontos e o SP 500, índice que reúne as 500 maiores empresas dos EUA, fez novo topo histórico.

Vamos olhar graficamente, o que podemos ter de desdobramentos em cada um dos ativos comentados a seguir...
Índice futuro no Brasil

O gráfico diário do índice futuro do Brasil fez dois movimentos importantes, nesta última semana. O canal de alta estabelecido deste o fundo produzido no mês de março foi rompido para baixo. Apesar disso, o mercado não corrigiu com vigor. Tivemos uma breve visita abaixo dos 100.000 pontos, mas na última 6a feira o mercado recuperou-se e foi capaz de fechar acima do canal de baixa que estava formado (destaque em rosa abaixo), indicado que poderemos voltar à região de 104-105.000 pontos na próxima semana.

O mercado somente retomará uma alta mais convincente se conseguir fechar acima dos 107.200 pontos.

win
Contexto global​
No dia 03 de Novembro teremos as eleições nos EUA. Nesta época é comum observar muita volatilidade aos mercados.

Neste link pode-se ter uma idéia da temperatura da corrida presidencial nos EUA.

Contratos de dólar e DXY
O contrato de dólar futuro após fazer um movimento muito forte para cima, até a região de 5,67XX corrigiu fortemente e fechou a semana novamente por volta dos 5,40XX. A intensidade da correção da última 6a. feira indica que possivelmente a moeda americana deve retornar à região de 5,20XX, que seria a base da última congestão observada no gráfico diário a seguir.
Vale (SA:VALE3) comentar também que o índice DXY vem caindo de forma bem acentuada. A perda da mínima da última semana no DXY deve gerar uma nova pernada de baixa no ativo.

Se você não conhece o funcionamento deste índice, recomendamos que você leia este artigo que preparamos.
dol

dxy

SP500

O principal índice americano, que reúne as ações das 500 maiores empresas daquele mercado confirmou o movimento que previmos há 2 semanas atrás, aqui na nossa análise semanal. Confira aquio que escrevemos.

Mercado fez novas máximas e segue sua trajetória inabalável de alta. A pergunta de 1 milhão de dólares é: até quando o inabalável se manterá vigente?

A tendência de alta só seria "enfraquecida" se na próxima semana o mercado fizer um candle de força para baixo, que sinalize a retomada do controle pelos vendedores. Geralmente o mercado fica mais sujeito a este tipo de movimento, quando apresenta candles pequenos, na trajetória de alta. Esse é o cenário que pode ser observado nitidamente no gráfico abaixo.
spx
DAX

O principal índice da Europa atingiu na última semana uma região de oferta muito importante. O retângulo roxo mostra que por volta dos 13.000 pontos é exatamente onde o mercado ficou congestionado entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, até que fosse produzida a queda espetacular observada no início deste ano.

A superação desta região seria uma sinalização de força dos mercados, que rumaria na direção do topo de fevereiro de 2019, por volta dos 13.800 pontos.
dax
Commodities e metais

Depois de uma recuperação importante nos preços do barril de petróleo, o mesmo demonstra dificuldades para continuar subindo com a velocidade anterior, provavelmente pela sinalização de que os principais países produtores começarão a flexibilizar um pouco mais os cortes de produção que foram realizados no início da pandemia.

Chama muito a atenção o estreitamento das Bandas de Bollinger, no gráfico diário. Geralmente isso precede um movimento amplo de expansão dos preços.
Seria mais ou menos o mesmo que sacudir uma garrafa de refrigerante com a tampa fechada e depois abri-la. Vai espirrar refrigerante para todo lado. Aqui no Petróleo a analogia seria parecida e poderemos presenciar um movimento muito forte em breve.
oil
O minério de ferro revisitou a região de USD 125 região de topo que fora visitada em julho de 2019 e corrigiu. Como o mercado atingiu uma zona de oferta pode encontrar dificuldades de superar esses patamares de preço, no curtíssimo prazo.
minerio

O ouro manteve-se consolidado na última semana e é possível observar que temos um triângulo bastante nítido no gráfico abaixo. Até que o mercado defina para qual lado irá romper esse triângulo, devemos aguardar.

Considerando a alta dos últimos 6 meses, pode-se afirmar que o metal capturou uma parcela do movimento defensivo que naturalmente era direcionado ao dólar. Contudo, como vínhamos ressaltando, não há muita novidade nessa possível preferência, dado que a intensificação de impressão de dinheiro pelos bancos centrais ao redor do mundo pode de fato trazer uma instabilidade em termos de confiança no poder aquisitivo do papel moeda.
ouro
Calendário econômico

A semana será repleta de eventos e divulgações que deixarão os mercados mais agitados. Sumarizamos abaixo o calendário aqui da Investing.com destacando apenas os eventos que normalmente trazem mais volatilidade aos mercados...
calendar

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.

Forte abraço, e....

Bora pra cima !!!

Sobre o autor: fundador do blog Metanoia Trading, começou a estudar sobre o mercado financeiro em 2004, quando participou da 2a. turma do Curso Intensivo de Análise Técnica da LS (Leandro e Stormer). Foi Diretor de Corporate Finance na PwC (PricewaterhouseCooopers) até 2016. Atualmente, além de atuar como trader, é empresário nas área educacional e de assessoramento de processos de fusões e aquisições (M&A).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Parabéns pela análise completa e direta a respeito dos diferentes mercados mundiais. Muito bom Estevao!
Valeu meu caro! Grande abraço!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.