Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Por Que Eu Não Recomendo ‘Shortear’ Ações

Publicado 21.11.2019, 12:00
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Nós, da Suno, recomendamos uma série de ativos financeiros: empresas pagadoras de dividendos, com potencial de ganho de capital, small caps, internacionais, FIIs, fundos de investimento e ETFs. Além disso, existem planos para futuramente indicar outras classes de investimentos. No entanto, algo que você nunca me viu indicar e muito dificilmente verá é vender uma empresa a descoberto.

Mas o que é vender a descoberto - ou shortear - uma empresa?

Suponha que você identificou ações que estão supervalorizadas, ou seja, negociadas muito acima do que você acredita ser o valor intrínseco da mesma. Você deseja vender na alta e comprar na baixa. Mas como vender uma ação que você não possui? ‘Shorteando’.

Para vender a descoberto alguma ação, você deve pegar emprestado do portfólio de outro investidor, por meio do aluguel de ações, vende-las e esperar que o preço da ação caía para que você compre depois por menos do que vendeu, devolver para o investidor e lucrar com a diferença.

Mas se é tão simples assim, por que eu não recomendo? Porque, na prática, não é tão simples assim. E, se os preços das ações subirem, você terá de recomprá-las por mais do que você vendeu. Sendo assim, você possui um ‘upside’ limitado (uma ação só pode cair 100%) e um ‘downside’ infinito (teoricamente falando, a ação não tem limites para subir).

Além disso, existem custos e taxas a serem pagos. O investidor que tomar as ações emprestadas terá de arcar com juros de empréstimos para as corretoras (o outro investidor, que emprestou a ação, recebe por isso) e reembolsar todos os dividendos.

Dessa forma, empresas boas pagadoras de dividendos ou empresas muito demandadas por vendedores a descoberto são mais caras.

Outro fator que faz com que eu não recomende ‘shortear’ empresas é o fato de que, no curto prazo, as oscilações de preços serem totalmente aleatórias. No entanto, isso não impede o mercado e as ações supervalorizadas de permanecerem irracionais por muito tempo, e até se valorizarem mais, especialmente em um bull market.

Sendo assim, o investidor terá que acertar o marketing timing, o que, devido as milhares de variáveis que englobam o preço da ação no curto prazo, não é algo fácil de se fazer – para não dizer impossível.

O terceiro motivo chama-se custo de capital. O ‘short seller’ não possui dinheiro infinito. Se ele está vendendo uma ação a descoberto, significa que não pode investir aquele dinheiro em outro ativo. E sabemos que, historicamente, o investimento em ações com foco no longo prazo se mostrou ser a melhor opção de investimento, e, portanto, deveria ser o destino de grande parte de seu dinheiro.

Mas se você não acredita em mim, aqui vai um exemplo para você, onde os riscos de vender a descoberto foram dramaticamente ilustrados.

O ano era 2008 e, dada as diversas dificuldades que a indústria automobilística vinha enfrentando, muitos investidores decidiram entrar short nas ações da Volkswagen, com a expectativa de recomprá-las depois por um preço menor.

Pouco tempo depois, em um anúncio que surpreendeu a todos, a Porsche revelou que tinha adquirido 74% das ações da VW. Como outros 20% da companhia pertenciam ao estado da Baixa Saxônia, não havia ações suficientes negociadas em bolsa para os ‘short sellers’ recomprarem.

Enquanto se esforçavam para fechar suas posições, por conta da velha lei da oferta e demanda, o preço da VW subiu em apenas dois dias de € 209 euros para € 1005, patamar em que colocava a VW como a empresa mais valiosa do mundo.

Mesmo que o preço das ações tenha caído rapidamente, os vendedores a descoberto que foram apanhados pelo ‘short squeeze’ sofreram grandes perdas.

Resumindo, não estou dizendo que vender a descoberto não traz ganhos. Diversos fundos de investimentos realizam essas estratégias e são bem-sucedidos. Além do mais, os short sellers possuem um papel importante no mercado financeiro, pois ajudam a identificar fraudes e oferecem uma forma adicional de rentabilizarmos as ações de nosso portfólio.

As fraudes da Enron e da Valeant, dois famosos escândalos americanos sobre os quais recomendo que você pesquise, foram descobertos por vendedores a descoberto.

O que quero dizer é que, para o investidor pessoa física, não vejo isso como uma boa prática por conta: a) dos custos e riscos; b) conhecimento técnico extremamente necessário; c) possibilidade de investir seu dinheiro em ações visando o longo prazo, com maior upside e menor risco. Foque seu tempo e energia nas poucas coisas que te darão grandes resultados.

Últimos comentários

hoje já existe o proft charte que não precisa você loca as ações, é altomatico só precisa você te a mesma quantidade em carteira.
o pior é que a B3 está em fase final da implantação do novo sistema de venda a descoberto, sistema que visa facilitar o aluguel de qualquer ação, sendo feito tudo por sistema, rápido e fácil. imagino que o número de suicídios vai aumentar.
Hoje existe o "futuro de ações" para algumas ações, baixo custo, não precisa alugar. Entendi sua mensagem no contexto mas o "futuro de ações " está chegando justamente para simplificar a vida de quem quer operar "vendido" Inclusive fica a sugestao para o amigo cimentar rm um próximo artigo, os quais são sempre muito bons.
O mercado futuro só tem um problema: Ele é uma alavancagem tóxica; se o mercado for contra você, poderá perder de forma ilimitada. O Pit Money quebrou no "Joesley day" com futuros. A única forma controlável de operar vendido é através da compra a seco de uma PUT (Opção de Venda). Com uma única operação, você terá um risco conhecido com possibilidades de ganhos gigantescos. Se você percebe uma oportunidade de operar vendido, é só determinar quanto está disposta a arriscar do seu capital (1% por exemplo), comprar uma PUT do ativo alvo e esperar a queda acontecer. Com uma queda de 10% poderá ter ganhos de uns 500% na operação.
so recomendo day trade ou shortear se tiver tempo para acompanhar o mercado todos os dias. vejam o caso do btg pactual apos noticia de BA da PF e 30 dias depois subiu denovo.
Em breve veremos o maior Short Squeeze da Historia na BM&F...OIBR3 derrubaram o papel, valor abaixo do patrimonial e do que as espectativas de crescimento precificam, manipularam desde agosto, porem esta no limite, nao conseguiram segurar por muito mais tempo, sera um foguete !!
pra quem ficou curioso com o caso da Eron pesquise por James Chanos: How To Spot A Fraud
pra quem ficou curioso com o caso da Eron pesquise por James Chanos: How To Spot A Fraud
A VENDA A DESCOBERTO é a coisa mais idiota que um operador pode fazer (alugando uma ação e vendendo em seguida); eu mesmo já perdi 13% numa operação e simplesmente porque não sabia como fazer isso da forma correta que É SIMPLESMENTE COMPRANDO A SECO UMA PUT (opção de compra) da ação alvo da operação. Simplesmente porque a perca já é conhecida e definida (imagine 0,20 por PUT -2% de perda máxima para uma ação de 10,00) e o ganho é gigantesco se a ação cair forte, pois uma PUT que custou 0,20 pode valer 2,00 reais equivalente a +1000% de ganho de numa queda de 20% de uma ação que custa 10,00. Então quando dizerem que VENDA A DESCOBERTO é uma burrice, ensine como fazer corretamente.
A VENDA A DESCOBERTO é a coisa mais idiota que um operador pode fazer (alugando uma ação e vendendo em seguida); eu mesmo já perdi 13% numa operação e simplesmente porque não sabia como fazer isso da forma correta que É SIMPLESMENTE COMPRANDO A SECO UMA PUT (opção de compra) da ação alvo da operação. Simplesmente porque a perca já é conhecida e definida (imagine 0,20 por PUT -2% de perda máxima para uma ação de 10,00) e o ganho é gigantesco se a ação cair forte, pois uma PUT que custou 0,20 pode valer 2,00 reais equivalente a +1000% de ganho de numa queda de 20% de uma ação que custa 10,00. Então quando dizerem que VENDA A DESCOBERTO é uma burrice, ensine como fazer corretamente.
Entendi o seu ponto de vista. Parabéns pelas dicas
A médio e longo prazo concordo, porém no day trade com o stop bem ajustado acho super válido, especialmente em dia de alguma notícia ou divulgacao de resultados ruim.
Deixa quieto kkkkk o problema atual para o Day trader , tá sendo a prostituição nos valores das ações dos novos Day trader que estão entrando na b3, não estão dando um UP no valor.
Não foi a Suno que tentou derrubar vvar?
Kkkkk . Muito provavel
VVAR é valiosíssima. Basta comparar com a MGLU3
vilarejo fechou com prejuízo no último trimestre pelo q sei.
É, eu concordo que existe o stop, mas tem uma questao ai importante. Alguns investidores optam por nao usar o stop porque montam suas carteiras de uma forma nao convencional. Algumas estao no day trade, outras no swing e outras no position. Nessa opcao, os papeis mudam de categoria conforme o seu desempenho, medido por varios fatores. Nesses casos, operar vendido é realmente uma temeridade porque as perdas podem ser impagaveis. Bom, tem um termo que usam por ai que é seguir a manada ou nao. Particularmente prefiro imaginar que cada um tenha sua estrategia baseada em conhecimento e parar de falar em manada porque parece coisa soberba e de verdade absoluta. Alguns usam stop e outros nao. Uns fazem scalpe outros position e por ai vai. Na crise de 2008 houve alguns pouquissimos que ganharam operando vendido, mas tinham folego para aguentar as garantias e nem todos tem. Ao final, o contribuinte pagou a conta com sangue e suor e os CEOs dos grandes bancos ficaram milionarios.
Já inventaram o stop.
Tem muita gente que vai perder dinheiro alugando ações da oibr3 qualquer noticia ela pode triplicar em minutos
Aquele trader que se matou estava fazendo short de Magalu....
Operar e recomendar operações "vendido" não é para qualquer um, só pra qurm entende. Um exemplo no extremo contra milhões a favor... Não fosse boa estratégia os Hedge Funds teriam quebrado, quem não opera vendido fica mais limitado
No texto vc inverteu Upside e Downside
No texto vc inverteu Upside e Downside
Concordo, fazer uns short de vez em quando é bom também, mas o LP sempre irá prevalecer.Bora comprar!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.